x

Post de Alisson no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

O grande absurdo é terem feito um financiamento com essa taxa de juros.

em Bate-Papo da Torcida > Explicando a dívida da Arena e os juros atuais (tópico longo)

Em resposta ao tópico:

Segundo o GE (link no fim do post) o contrato da Arena Corinthians possui como correção de juros uma taxa de 100% CDI + 2% ao ano.

O que é o CDI?

Sabe a famosa taxa Selic (taxa básica de juros) que toda hora sai na mídia sobre subir ou descer para conter inflação? Pois então, ela é o 'prêmio' que o governo te paga pra você emprestar dinheiro pra ele (tesouro direto). Como isso funciona?

Hoje a selic está em 11.25%

Isso significa que se eu emprestar dinheiro para governo, no final do ano, ele me paga o que eu emprestei + 11.25% (isso em resumo pq a taxa sempre está variando). Quanto mais arriscado fica emprestar dinheiro para o governo, mais ele tem que 'recompensar' para atrair novos investidores. Afinal, porque eu emprestaria dinheiro para o governo Brasileiro se outros países mais seguros oferecem o mesmo 'prêmio'?

E o CDI?

O CDI é a mesma coisa só que para instituições PRIVADAS. Historicamente ela fica 0.10% abaixo da selic (hoje o CDI estaria em 11.15% p.ex).

Dito isso, em uma conta bem simplificada, o Corinthians atualmente paga 11.15 + 2% = 13.15% de Juros ao ano. Aproximadamente 1.07% ao mês.

Considerando uma divida de 710 milhões daria aprox 7 milhões e meio SOMENTE de juros mensal na atualidade. Isso significa que se o Corinthians pagar esse valor mensalmente, a dívida se mantém em 710 milhões. No ano, pagamos aprox 93 milhões somente de JUROS (sem descer 1 real da divida). Dito isso, se pagarmos 94 milhões, no balanço final, a dívida teria diminuído 1 milhão e cairia para 709 milhões (emputecendo a maioria)

Pra vocês terem ideia, 2023, o Corinthians bateu aprox 90 milhões de renda bruta c/ o estádio. Em um cenário otimista c/ 20% de custo por jogo, isso daria aprox 70milhoes líquido. Isso não paga nem os juros do financiamento no ano e ainda faltariam 20 milhões (subiria a dívida). Uma forma de tentar fazer o estádio se pagar na atual situação dos juros é aumentar a arrecadação do próprio estádio (NFL, aluguel para outros times, shows etc.).

Vale ressaltar que estamos num ciclo de selic alta (muito alta por sinal). Já tivemos aberrações no período com a selic a 3% (isso daria 21 milhões de juros ao ano).

Dito isso, o buraco é bem embaixo e dá pra entender o tamanho da importância e o valor histórico que essa vaquinha terá. O efeito de amortizar (quem já financiou casa sabe) é disparado a melhor forma de quitar uma dívida. Se a fiel arrecadar 170 milhões e abater da dívida total sobrariam 540 milhões que gerariam aprox 70 milhões de juros anuais (rquivalente a renda do estádio anual menos os custos) e aí sim, a arena começaria a se pagar.

#VaiCorinthians

Fontes

https://ge.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2024/03/16/divida-do-corinthians-com-a-caixa-bate-r-706-milhoes-veja-quanto-o-clube-preve-pagar-em-2024.ghtml Dívida do Corinthians com a Caixa bate R$ 706 milhões; veja quanto o clube prevê pagar em 2024 |... Dívida do Corinthians com a Caixa bate R$ 706 milhões; veja quanto o clube prevê pagar em 2024 |... Timão arca apenas com juros do financiamento da Arena e começará a quitar principal só no ano que vem ge.globo.com

https://www.meutimao.com.br/noticias-do-corinthians/493155/corinthians-chega-a-quase-r-90-milhoes-de-bilheteria-e-ultrapassa-arrecadacao-de-2023-na-arena Corinthians chega a quase R$ 90 milhões de bilheteria e ultrapassa arrecadação de 2023 na Arena Corinthians chega a quase R$ 90 milhões de bilheteria e ultrapassa arrecadação de 2023 na Arena O Corinthians ultrapassou a arrecadação de 2023 ao superar a marca de R$ 89,5 milhões em bilheteria em jogos na Neo Química Arena em 2024. meutimao.com.br meutimao.com.br

Responder ao post do Alisson

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de João Carlos Correia

    Doutor Sócrates, definitivamente, não era um "parça do Neymar"

    Última resposta há 22 segundos por Matheus Inacio

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Marcio Serrão

    Timão 1957

    Última resposta há 26 segundos por Junior Pícoli

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Luis Henrique da cunha santos

    Ryan Mostra como o Raphinha é Fraco

    Última resposta há 2 minutos por All Colatra

    32respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Ronaldo Junior

    Bateu desespero nos nossos nobres conselheiro!

    Última resposta há 5 minutos por Reginaldo Guedes

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Véi Mofado

    Pergunta sincera para os brasileiros que torcem pra argentina

    Última resposta há 6 minutos por F. FZZ

    36respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Henrique Vieira Grandisoli

    Valência mata o time do Equador

    Última resposta há 6 minutos por Vinicius ortiz

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de MRMUSIC

    Vivi pra ver isso

    Última resposta há 6 minutos por F. FZZ

    40respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Lucas Horns

    Crl povo chato da sic, anti Corinthians e anti Brasil aqui tá cheio

    Última resposta há 7 minutos por Renato Jesus

    25respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcelo Garófalo

    Salvem o SCCP!

    Criado há 7 minutos por Marcelo Garófalo

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de MAIK RODRIGUES CORREIA

    Limpeza na Neo Química Arena

    Última resposta há 7 minutos por Fernando diniz

    9respostas

    acessar o tópico