x

Post de Alex no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Ser fã do Romero é igual assistir a uma corrida de Fórmula 1 no autódromo:

Tem que esperar uma eternidade pra ver acontecer algo bom, e quando vê é por pouquíssimos tempo

em Bate-Papo da Torcida > Romero, o flautista do futebol

Em resposta ao tópico:

Era uma vez um jogador chamado Ángel Romero, cuja trajetória no Corinthians evocava a curiosa história do Flautista de Hamelin. No conto original, o flautista encantava ratos, conduzindo-os para longe com sua melodia. Romero, no entanto, era um flautista de outro tipo. Ao invés de tocar flautas, ele oferecia em campo um espetáculo que cativava um público específico: pessoas que jamais haviam chutado uma bola na vida, muitas vezes alheias aos fundamentos do futebol e, curiosamente, desprovidas de qualquer expectativa de qualidade técnica.

Romero era um atacante cuja lenda crescia não pela arte de marcar gols ou por dribles desconcertantes, mas pela consistência com que frustrava as esperanças dos mais exigentes. Para cada gol perdido, para cada passe errático, seu público especial vibrava com entusiasmo. Alguns diziam que sua habilidade especial era 'não desanimar nunca', algo que também funcionava como uma metáfora para os espectadores: se ele podia tentar sem sucesso infinitas vezes, qualquer um poderia alcançar algo na vida. Era inspirador — ou ao menos reconfortante.

As estatísticas, porém, contavam uma história diferente e brutal. Seus números revelavam um jogador com baixa média de gols, finalizações que frequentemente terminavam nas arquibancadas, e um percentual de acerto de passes que causava calafrios nos analistas. Contudo, enquanto a crítica especializada apontava suas falhas, o público encantado pelas 'performances de Romero' crescia a cada jogo.

Certo dia, o estádio foi tomado por esse exército peculiar de fãs. Eles batiam palmas cada vez que Romero corria atrás da bola, como se suas incansáveis investidas fossem obras de arte. Quando ele tropeçava sozinho, os aplausos eram ensurdecedores. “Que autenticidade!”, diziam. “Isso é futebol raiz!”.

Assim como o Flautista de Hamelin conduziu os ratos, Romero continuava a conduzir esses fiéis torcedores a um mundo onde a técnica era irrelevante, o esforço era tudo, e os memes gerados em suas atuações valiam mais do que qualquer artilharia.

E assim segue a lenda. Romero, o Flautista do Futebol, personificava o paradoxo: enquanto as estatísticas provavam sua ineficácia, seu carisma peculiar e seu 'show de horrores' continuavam a atrair aqueles que, talvez, precisassem de um herói imperfeito para admirar. Afinal, no mundo do futebol, há espaço até para os que encantam mais pelo coração do que pelos pés.

Responder ao post do Alex

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Marco Antônio

    Primeiro clube paulista campeão da Copa do Brasil

    Última resposta há 56 segundos por Jefferson Cunha

    26respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Maicon Christian Martins

    Assistindo à Copa do Mundo, cheguei à seguinte conclusão sobre o Corinthians

    Última resposta há 1 minuto por Oilson Amorim dos Reis

    31respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Leandro Florentino

    Arena - Ampliação

    Última resposta há 2 minutos por Marcello K.

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de renan ferreira da silva

    Esse goleiro Muslera é horrível! Há quanto tempo esse cara é goleiro do Uruguai?

    Última resposta há 2 minutos por ROSANA RSN

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ídolos da Fiel

    Alguém mais com saudades do campeonato brasileiro naquela habitual velocidade x0.25?

    Última resposta há 3 minutos por William Rodrigo

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de SCCP FIEL

    Que fase do Neymar

    Última resposta há 3 minutos por ANTONIO G MATOS

    53respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Davi santana

    Cadê o negócio com a caixa nos naninha right? Mais uma vez balela

    Última resposta há 4 minutos por Fernando Zemetek

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Marcio Serrão

    Timão 1981

    Última resposta há 4 minutos por PHILL JAMES WINCLER

    17respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Chato do Forum

    Safiel - Saf sem dinheiro!

    Última resposta há 4 minutos por Son Goku

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Dida reforça carinho pelo Corinthians e relembra passagem histórica: 'Fomos campeões'

    Última resposta há 4 minutos por Fernando Zemetek

    21respostas

    acessar o tópico