x

Post de fabrício no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Eu sacaria o coronado para deixar o Yuri...

em Bate-Papo da Torcida > A formação titular deveria ser essa

Em resposta ao tópico:

Opção 1

Opção 2

Analisando todas as opções de escalação, acredito que esta formação seja a mais equilibrada do ponto de vista tático, dando uma boa profundidade ofensiva, mas não comprometendo muito a defesa.

Primeiramente, creio que devemos abandonar o sistema com 3 zagueiros e partir para um 4-2-3-1 ou um 4-2-2-2 (aqui o Talles viraria segundo atacante fazendo dupla com o Memphis e o Coronado centralizaria junto com o Garro).

A dupla de zaga formada por André Ramalho e Félix Torres é provavelmente a melhor combinação disponível no momento. Félix voltou muito bem após a data FIFA (jogou muito contra o Fortaleza inclusive) e parece estar pronto para entregar todo o potencial que sempre foi esperado dele. André Ramalho, por sua vez, traz experiência e solidez, formando uma defesa bastante confiável.

Nas laterais, Fagner e Matheus Bidu são peças fundamentais para dar amplitude ao time pelos lados, uma vez que jogaremos com 'falsos pontas'. Ambos têm qualidade ofensiva, principalmente no apoio ao ataque pelos flancos, mas sem comprometer a defesa.

No meio-campo, Charles é absolutamente incontestável. Ele é sólido defensivamente, faz bem a proteção à zaga e ainda contribui com uma saída de bola. José Martínez, como primeiro volante, é um “mordedor” e eficiente na marcação, mas optei por ele devido à sua capacidade de distribuir o jogo melhor que a do Ryan.

Ryan, Bidon e Carrillo são boas opções no banco, podendo entrar para mudar a dinâmica do jogo ou até disputar a titularidade, embora, na minha visão, Charles seja titular absoluto. A variação está mais na dupla ao seu lado (No caso a vaga do Martínez).

Sobre o setor ofensivo, o Igor Coronado vai atuar pela esquerda, mas sem ficar preso por lá. Ele e o Rodrigo Garro devem se movimentar bastante, trocando de posição e confundindo a defesa adversária. A ideia é abrir espaço, especialmente com Charles e Fagner fazendo uma dobradinha pelo lado direito, como já vimos em alguns jogos.

Agora, o Memphis Depay jogando de falso 9 é uma ideia que pode dar muito certo. Ele tem a capacidade de segurar a bola, criar jogadas e ainda atrair a marcação, o que abre muito espaço para as infiltrações de Garro, Coronado e Talles Magno. O importante aqui é que os meias entendam as movimentações do Depay e ocupem os espaços deixados por ele para manter a pressão no ataque.

Talles Magno, pela ponta esquerda, precisa se aproximar do Garro para fazer triangulações e abrir espaços. Além disso, ele precisa entrar mais na área como um segundo atacante, aproveitando os espaços que o Depay vai criar ao puxar a marcação.

O que precisa ficar claro nessa formação é a importância de uma recomposição defensiva rápida, especialmente com os laterais avançando bastante. Charles e Martínez vão ter um papel importante nessa cobertura, permitindo que os jogadores da frente tenham mais liberdade para se movimentar.

Levando em conta que não temos pontas de ofício nessa formação, faz sentido focar na criação de jogadas pelo corredor central e pelos meio-espaços, aproveitando os passes entre as linhas defensivas dos adversários. Isso nos permite explorar zonas onde as defesas tendem a ficar mais vulneráveis, especialmente em momentos de transição ou quando o adversário está em um bloco médio.

Os corredores laterais seriam mais utilizados pelos nossos laterais, como Fagner e Matheus Bidu, que trariam a amplitude necessária para abrir a defesa adversária e gerar mais espaço nas áreas centrais e nos meio-espaços. Assim, o time não perde profundidade e amplitude, mesmo sem a presença de pontas tradicionais.

Quando enfrentamos times mais compactos, atacar esses espaços centrais pode se tornar mais difícil. Nesse cenário, a entrada de um jogador como Yuri ou Héctor Hernández pode ser uma boa solução. Eles funcionariam como uma referência na área, ocupando os zagueiros e dando mais liberdade para que os meias possam trabalhar na criação e finalização na entrada da área.

O que acham dessa formação? Concordam ou tem outra opinião?

Responder ao post do fabrício

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Kauê Teodoro

    Se o Memphis faz aqle gol...

    Última resposta há 8 minutos por Marcello K.

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lucas de Souza Portella

    Nosso chaveamento no mata-mata provavelmente vai terminar sendo assim:

    Última resposta há 17 minutos por Lucas de Souza Portella

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de MRMUSIC

    Vivi pra ver isso

    Última resposta há 18 minutos por André Santos

    16respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Davi santana

    Assistir copa na caze TV só porque não tem outra opção mas é um delay desgraçado pqp

    Última resposta há 20 minutos por Marcello K.

    18respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Luis Henrique da cunha santos

    Ryan Mostra como o Raphinha é Fraco

    Última resposta há 21 minutos por Orozimbo Santos

    30respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Homer Corintiano

    Eu acho que o Novorizontino venceria

    Última resposta há 22 minutos por John Titor

    24respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de John Titor

    Ou seja.. Ganhamos de 2 seleções que não vão nem classificar entre os 32? Confere produção?

    Última resposta há 23 minutos por Marcello K.

    25respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Neves Neto

    Para o ódio de alguns

    Última resposta há 39 minutos por Sandro

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de MAIK RODRIGUES CORREIA

    Limpeza na Neo Química Arena

    Última resposta há 57 minutos por Joseph Schwalk Dias

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Rafael Ferreira

    Seria sensacional ver o Diniz ganhando títulos no Corinthians

    Última resposta há 59 minutos por SAFCorinthians 2021, 22, 23, 24, 25, 26...

    28respostas

    acessar o tópico