Eu topo ajudar se dissolver o conselho e profissionalizar a gestão com transparência total do orçamento, ou seja, uma mudança total no estatuto.
Senão, vai ser como dar um prêmio para todos que levaram as finanças do clube para essa situação, a gente pagando o estádio, e os bandidos continuam desviando dinheiro e outras maneiras.
O Corinthians tem a segunda maior arrecadação do Brasil (já divulgado aqui mesmo no Meu Timão, mais de um bilhão por ano, e não consegue pagar suas contas?
Tem muito desvio...
Não estou a fim de premiar bandido.
Tem que investigar e punir quem deixou chegar nessa situação
Muito se fala do tamanho da torcida do Corinthians, e como seria fácil a torcida quitar a dívida da Neo Química Arena. A gaviões lançou um projeto em que a diretoria não tem como mexer na arrecadação, mas esse não é o pior problema da campanha: a situação econômica do país e a falta de confiança na diretoria do Timão para administrar o clube mesmo sem essa dívida, são. Ao noticiar a campanha aqui no Meu Timão, era clara a divisão de opiniões dos torcedores mesmo dentro de um site focado no Corinthians. Então quais são as possibilidades do financiamento dos torcedores?
100% de adesão dos torcedores: Esse cenário é impossível, mas com 30 milhões de torcedores a conta ficaria muito leve. R$706.000.000,00 ÷ 30.000.000 = R$23,53
50% de adesão: Irreal, principalmente no momento conturbado da diretoria e da economia do país. R$706mi ÷ 15mi = R$47,06
20% de adesão: Ainda distante da realidade. Boa parte da torcida corintiana não tem acesso ao estádio. É pouco provável que tantos torcedores tirariam do próprio bolso pra pagar algo que nunca terão acesso. R$706mi ÷ 6mi = R$117,66
10% de adesão: Me parece mais palpável, apesar de achar que na hora do 'vamo-vê' muitos dos que falaram que ajudariam acabariam sumindo. O parcelamento começa a fazer sentido. R$706mi ÷ 3mi = R$235,33 ou 5x R$50,00
5% de adesão: Pra mim, parece o melhor cenário mais realista. 1,5mi de torcedores contribuindo. Mas o valor já ficaria mais pesado. R$706mi ÷ 1,5mi = R$470,66 ou 10x R$50,00
1% de adesão: Pior cenário, mas realista. 300.000 torcedores colaborando. O problema aqui é o valor. A maioria não colaboraria com o valor necessário. R$706mi ÷ 300k = R$2.353,33 ou 24x R$100,00
Ao meu ver, é possível. Mas a diretoria teria que entrar na jogada pra fazer a participação ficar mais atraente: sorteio de tour, camisetas, bolas, pontuação no FT e outros brindes que custariam pouco ao clube, mas trariam a sensação de recompensa ao torcedor. Um carnê de contribuição também se faz necessário, uma vez que o valor pode ficar alto pra alcançar o objetivo.
E vocês, o que acham? Concordam com os cenários realistas que apontei? Acho que estou pessimista ou otimista? É viável?