x

Post de Félix no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Foram tantos erros que é difícil classificar. Mas pra mim o menos pior foram as finalizações de Yuri e Romero: em primeiro coloco a falha estratégica do Lazaroni, e em segundo a falha bizonha do Cássio. Foi um Corinthians não só irreconhecível, como também destoante com a estratégia do António. Com olhos analíticos, vamos analisar cada uma dessas falhas, para direcionarmos nossas críticas nas pessoas certas.

PRIMEIRO TEMPO

O Corinthians jogava num 3-5-2 alternando para um 3-4-3 ou 4-3-3 com os meias fortemente fixos no meio. Os primeiros 10 minutos foram de um Corinthians pressionando muito e atacando muito. Nesse tempo o Corinthians deu 4 chutes a gol, 3 a gol e 1 bloqueado, sendo 2 de fora da área. Juventude procurava usar de contra-ataque, mas com pouca efetividade.

A partir dos 20 minutos, o Juventude começou a aparecer mais, mas ainda com pouca efetividade. Mas Nenê estava muito isolado, os jogadores do Juventude estavam muito afastados entre si. A única saída deles era tentar acelerar os passes, mas isso não era feito. Com isso o Corinthians facilmente interceptava esses passes e retomava o jogo. A melhor chance do Juventude foi um ataque pela direita com toque rasteiro no meio aos 28 minutos, mas os zagueiros facilmente desarmaram o atacante.

O jogador mais incisivo em campo sem dúvida foi Igor Coronado. Extremamente refinado, podemos dizer que ele é uma mistura de Paulinho com Renato Augusto e Douglas: rápido, armador, finalizador e infiltrador. Foram dele que os ataques fluíam com mais perigo, e com forte poderio ofensivo.

O problema da efetividade do Corinthians em ataque se devia ao fato de Garro estar jogando muito atrás pra tentar criar da, sendo que ele é um meia-atacante camisa 10 igual Coronado. Ele não é um Cantillo, que é um volante regista que faz justamente isso - e que por sinal fui muito contra a saída dele por fazer falta um regista no futebol atual - mas Fausto Vera pode fazer a função. Se Lazaroni queria isso como estratégia, deveria ter escalado Fausto e não Garro.

SEGUNDO TEMPO

No segundo tempo, Lazaroni sacrificou Wesley, que realmente foi muito bem no primeiro tempo, para entrar Maycon. Com isso liberou Garro e Coronado para irem ao ataque. E logo nos primeiros minutos houve dois lances perigosos, uma delas na qual Yuri não aproveitou bem.

E então Jean Carlos me faz um golaço de longe. Talvez desse pra defender se o Cássio tivesse bem posicionado, mas foi um chute muito bem realizado.

Após o gol, o Corinthians continuou jogando com alguma intensidade. Lazaroni mexe novamente, colocando Gustavo Silva e Pedro Raul nos lugares de Yuri Alberto - que infelizmente não jogou bem - e Romero.

Mas aí o Cássio me faz uma lambança gigantesca ao tocar curto para Félix Torres, mas sendo interceptado pelo autor do primeiro gol, que tocou para Lucas Barbosa sozinho na área.

Só aos 20 minutos é Lazaroni coloca Fausto Vera no lugar de Ranielle, e aí sim o Corinthians mudou de atitude, uma vez que Vera entraria com mais liberdade pelo centro sendo muito incisivo em ataque. Mas de pouco adiantou porque o time caiu demais de rendimento, e pelo visto Lazaroni colocou Gustavo apenas de figurante porque ele foi pouquíssimo acionado pelo coletivo. Foi só quando Paulinho entrou em campo que deu uma melhorada no time, mas não o suficiente pra bater de frente com o Juventude, que passou até a fazer marcação alta.

O Corinthians chegava ao ataque…mas era cada finalização em direção ao Caxias que até assustava! No final o Corinthians até ensaiou ataques num 4-5-1 dos mais confusos e com pouca efetividade, até o fim do jogo.

Apesar do jogo ruim, é digno de nota que o Corinthians buscou mais passes para a frente. Faz alguns anos que o Corinthians tocava bem mais pra trás e para um lado específico do que pra frente, para privilegiar um jogador específico. Agora a mesma quantidade de passes para a esquerda foi pra direita, e teve muitos passes para a frente. Esse é um ponto positivo que deve continuar.

O que assusta é a quantidade de chutes para fora: 11 vezes, e apenas 2 chutes a gol. 10 chutes foram na área do pênalti.

CONCLUSÃO


Ouso dizer que Lazaroni falhou na estratégia de recuar Garro. Pois apesar das falhas do Yuri e Romero, muito do jogo foi decidido pelo recuo do Garro. Por isso a derrota é mais devido a Lazaroni do que ao resto do time.

No jogo contra o Atlético enfrentamos um adversário de igual pra igual, mas neste jogo enfrentamos um adversário falho tecnicamente cujos gols saíram em lances específicos, uma delas de uma pataquada incrível. Tudo isso somado a uma falta estratégia do treinador sem lógica, do nível de Vanderlei Luxemburgo. Naturalmente que temos que desenvolver as finalizações que estamos devendo, mas não é possível deixar de passar uma falha de posicionamento tão grande como o que foi visto nesse jogo com Garro, gerando um demérito sem necessidade. Certamente António brigará muito com o time…e é bom que o Cássio escute quieto, pois ele está devendo muito mais do que ajudando.

em Bate-Papo da Torcida > Análise tática do jogo Juventude x Corinthians - decepção com...

Responder ao post do Félix

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de LUA TEODOROH

    O Corinthians se tornando uma pros.ti.tu.ta

    Última resposta há 10 segundos por Corneta .

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Magno Amoreira

    Dos crimes cometidos contra o clube, e dos crimes omissivos

    Última resposta há 10 segundos por Jefferson nunes

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de EDUARDO RODRIGO

    Messi é o caralhu

    Última resposta há 14 segundos por Corneta .

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Juriscleison Abdala Cardoso

    Argentina está lembrando muito o Palmeiras nessa copa

    Última resposta há 39 segundos por ROZEVAN FERREIRA SANTOS

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Kimbo Badd

    Não precisa ser vidente mas vivemos para vermos os japoneses falando isso da seleção

    Última resposta há 52 segundos por sabio SCCP

    29respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Evandro Salvatore

    Nesse ritmo, até o fim do ano atingimos a meta

    Última resposta há 2 minutos por sabio SCCP

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Izaac Corleon

    Tive uma ideia GENIAL, vocês precisam ver

    Última resposta há 3 minutos por Reinaldo de Souza

    55respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Luque WF5

    A culpa desse chaveamento desequilibrado é toda da FIFA que não soube organizar essa copa do mundo

    Última resposta há 3 minutos por sabio SCCP

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Edson Zambrin

    Se prostituição fosse algo bom...

    Última resposta há 6 minutos por SAFCorinthians 2021, 22, 23, 24, 25, 26...

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de José Soares

    O Carlos da Safiel tem que criar um candidato para a eleição

    Criado há 2 horas por José Soares

    0respostas

    acessar o tópico