x

Post de Rafael no fórum "Off topic" do Meu Timão

Apoiador

Cara, vamos começar por partes, para o Corinthians abrir capital primeira tem que ser aberta uma empresa com patrimônio, faturamento e ser com fins lucrativos.

1. O SC Corinthians Paulista como clube inicialmente seria dono de 100% desta empresa (Corinthians S/A), precisaria definir que patrimônios e que rendas fariam parte desta empresa (jogadores, estádio, etc.), a empresa teria uma diretoria toda profissional, do presidente (poderia, mas não deveria ser o mesmo do SC Corinthians Paulista) e todos os outros diretores.

2. Depois abriria-se o capital fora da bolsa, poderia-se dar a preferência para o fiel torcedor, porém ao contrário do que você disse, os sócios só podem indicar cargos para o conselho de administração (tem que ter uma porcentagem mínima para isso), mas o presidente e o resto da diretoria tem que ser contratados pelo conselho de administração, logo os sócios não podem votar no presidente do clube e nem do Corinthians S/A

3. Depois abre-se o capital na bolsa, respeitando-se o limite máximo de 49%, para o SC Corinthians Paulista se manter como controlador.

Sinceramente acho isto muito difícil de acontecer, mas confesso que acho a ideia fenomenal, teria-se mais transparência, conseguiríamos maior possibilidade de financiamentos mais baratos, além do que abre-se a possibilidade da aquisição de outros times (como foi o AUDAX), se for bom negócio.

em Off topic > Corinthians S/A - Nosso futuro?

Em resposta ao tópico:

Pessoal,

Há 2 anos atrás, o ex- presidente do Corinthians Waldemar Pires deu a seguinte declaração ao portal Infomoney:

http://www.infomoney.com.br/mercados/noticia/2516231/corinthians-prepara-para-abrir-capital-afirma-presidente-clube

Levando em consideração que clubes como Manchester United, Arsenal, Borussia Dortmund e Juventus possuem capital aberto na bolsa de valores e nenhum clube brasileiro adotou ainda esse modelo de capitalização, esse não poderia ser mais passo rumo a modernização da gestão do nosso futebol?

Alguns pontos importantes:

- O Corinthians deveria abrir no máximo 49% de seu patrimônio na bolsa, assim o controle se manteria com o clube, evitando o que aconteceu com o Chelsea por exemplo.

- 49% do patrimônio do clube, equivale hoje a aproximadamente 490 Milhões de reais. Imagina essa grana entrando em caixa no clube para pagamento de dívidas(pagamento do estádio por exemplo).

- O clube seria obrigado a manter uma gestão ainda mais transparente.

- Antes da colocar essa ações a venda na bolsa, o clube poderia priorizar a venda primeiro para quem já for sócio-torcedor.

- Ao se tornar acionista, além de poder votar na escolha do presidente do clube, vai poder fiscalizar o clube e votar em questões importantes que serão colocadas em pauta nas assembleias Gerais Ordinárias.

Enfim, são muitas questões a serem discutidas, o que os amigos acham?

Responder ao post do Rafael

Réplicas desse post

Foto do perfil de Pedro

Pedro 20 posts

@p.ribeiro em 02/12/2014 às 15:26

Perfeito cara, o intuito do tópico é justamente esse!

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de RC Timão

    Os nerds do fórum criando mitos

    Criado há 5 segundos por RC Timão

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Álex

    Assistindo o Sub-17 do Corinthians. Mano, o Moscardo já pode subir!

    Última resposta há 5 segundos por Daniel Timão

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de QD+ Corinthians

    Alguém explica por favor? Minha ignorância não me deixa entender a entrevista do Paz

    Última resposta há 12 segundos por Roger timão

    35respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de R TIMAO

    Intervenção Judicial - Estamos preparados?

    Última resposta há 25 segundos por Giro Kataguire

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de João Carlos Correia

    Mané, definitivamente, não é um "parça do Neymar"

    Última resposta há 26 segundos por Vai Corinthians!

    36respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Quem é fã do robozao deixa o laike 🤖👍

    Última resposta há 37 segundos por Kimbo Badd

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gumercindo Aguiar

    Para quem estava menosprezando o Cr7 está ai...

    Criado há 1 minuto por Gumercindo Aguiar

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Matheus Assumpção

    Ao invés de discutirem quem é o melhor

    Última resposta há 1 minuto por Lucas Cren

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kaua

    Os 3 Maiores da HISTÓRIA

    Última resposta há 1 minuto por Carbone Artilheiro

    16respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de LUIS C. Vai Corinthians

    Messi, Mbappe, Haland, C Ronaldo e Messi todos sendo historicos nessa Copa!

    Última resposta há 1 minuto por Eduardo Sarri

    10respostas

    acessar o tópico