x

Post de RAFAEL no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Estava lendo um tópico aqui de um torcedor que colocou um print do que parece ser um balancete de 08/23 do Corinthians e lá nesse tópico que decretava que o Corinthians estava falido e que só SAF 'salvaria' o time!

Jesus amado...que povo emocionado. Garanto que 90% nem sabe entender um balanço ou um demonstrativo de resultado. Esses números frios ai como estão não dizem quase nada e já tem gente que, baseado no caso Rojas, já decretou falência do time.

O Time tá suave e voando como parecia pelos movimentos de mercado que fazíamos? NÃO!

Estamos numa situação complicada e delicada? SIM!

Estamos Falidos? NÃO!

To feliz com a R&T? NÃO! Espero ainda entender o que levou o Andrés a mais do que dobrar nosso divida em 1 mandato.

Estão espetacularizando o caso na mídia? TALVEZ! Entretanto prefiro ser gigante e estar na boca de todos do que dever, não pagar, ter divida maior e nenhum jornalista nem ter interesse de noticiar isso, devido ao time ser um NADA.

Vamos a uma análise simples e menos apocalíptica:

O que preocupa no Corinthians hoje, nem vejo como sendo o endividamento, mas a capacidade de geração de fluxo de caixa.

Sendo um pouco contraditório comigo mesmo entretanto, digo que o que leva uma empresa a falência não é prejuízo ou endividamento (puro e simples) mas sim falta de fluxo de caixa para se manter aberto para comprar matéria-prima, transformá-la, pagar os empregados, até o ponto de vender esse produto e embolsar a receita. Essa 'meiuca' que fecha mais de 90% das empresas.

Porém para nossa graça, futebol não é empresa, e se tivermos um mínimo de gerência nos próximos 3 anos dá para equilibrar isso mesmo montando times competitivos. A divida do Corinthians hoje está em torno de 1,9 na relação divida/geração de receita. Para termos noção o mais endividado hoje em números frios tem 2,6. Alguns times como Botafogo, Vasco e Cruzeiro tem esse índice acima de 7, ou seja, DIVIDA QUE CHEGA A 7 ANOS DE FATURAMENTO! Nossa divida é altíssima mas nossa geração de caixa é tão grande que nem conseguimos chegar perto dos que mais devem nessa relação divida/receita.

O Atlético hoje deve 1,6Bilhões, tendo uma divido de 2,6 da sua geração de caixa. As grandes preocupações que temos que ter hoje é:

1. Fluxo de Caixa para dividas que impactem na formação do elenco; tipo Rojas e outras como do Argentinos Jrs (essa que pode gerar transferban) e pagamento dos jogadores (são nossa matéria-prima e tem que estar focados no futebol);

2. Dívidas de curtíssimo prazo: Pelas matérias recentes temos 400M de dividas nessa modalidade. Nesse caso será PRIMORDIAL, abater o máximo que for viável (sem esquecer do elenco competitivo) e na sequencia rolar esse dívida de 2 maneiras; negociação direta ou contraindo novas dívidas com prazos de pagamentos mais longos e se possível (uhm) de juros não tão altos...lembrando que ano que vem a tendência é de baixa de juros geral.

Estamos nadando em grana? Não! Mas a situação é gerenciável. Esqueçam SAF no momento. Quem vende na baixa vende mal. Além disso, que time com receita de mais de 1Bilhão vai precisar disso? Má gerência não é desculpa para vender o time. Essa questão de SAF é puramente um opinião minha.

em Bate-Papo da Torcida > Balanço contábil: estamos falidos?

Responder ao post do RAFAEL

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de B R C

    Memphis conta a história do Corinthians para os jogadores da Holanda

    Última resposta há 4 segundos por Hilton Lima germano

    35respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rodrigo Borges

    Às vezes o melhor não é nem o Goleador

    Última resposta há 15 segundos por Jhonatan Silva

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Corinthians calou a Bombonera há 14 anos com gol histórico de Romarinho

    Última resposta há 24 segundos por Diego dos Santos Blundi

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de B R C

    A Argentina pode pegar o Brasil na semifinal

    Última resposta há 55 segundos por Jaspion Jiraya

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Canoa furada

    Engraçado, o olise falou a mesma coisa que o rayan e todo mundo tacou pedra nele

    Última resposta há 2 minutos por victor fre

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Augusto Sousa Silva

    Arrascaeta hahahahah

    Última resposta há 3 minutos por Daniel Soares

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Juan Sebastian veron

    Brasil já nas quartas por em enquanto só moleza

    Última resposta há 3 minutos por Corinthiano Desanimado

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de B R C

    Incrível! Homenagem Democracia corinthiana em Atlanta EUA

    Última resposta há 3 minutos por Gabriel Almeida Bastos

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Igor Alves

    Falta pouco

    Última resposta há 3 minutos por Marcos Dambrosio

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Corneta .

    Memphis, Neymar e Arrascaeta

    Última resposta há 7 minutos por Leandro Ferreira da Silva

    7respostas

    acessar o tópico