x

Post de Victor Gustavo Ramos no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Que isso jovem, o cara tem contrato ainda, vai rasgar dinheiro que já não tem, para mandar o cara embora, não jogou 42 jogos, a maioria entrou alguns minutos do fim, pega as últimas 6 partidas dele então, se for fazer análise rasa assim, porque ele tem média de 1 gol por jogo...

em Bate-Papo da Torcida > Vale a pena manter Romero?

Em resposta ao tópico:



Vale a pena manter Ángel Romero nesse processo de reformulação? Para responder essa pergunta é preciso analisar um contexto um tanto mais longo que o recorte dos últimos seis jogos do Corinthians. E lá vamos nós:

O atacante ganha R$ 350 mil por mês, supostamente. Disputou 42 jogos nesta temporada. Marcou 8 gols e deu duas assitências. O primeiro tento veio após 28 partidas no ano. Ficou de janeiro a setembro sem marcar. Passou batido no Paulistão, Libertadores e Sul-Americana (onde deu a primeira das duas assistências que contabilizou no ano). A média é de 0,19 gol por partida. Não há como fugir da realidade de que se trata de uma péssima relação custo/benefício.

Lançando mão de uma análise mais subjetiva temos um cenário no qual o clube passa por uma eleição e a chapa do presidente que o contratou é derrotada de forma acachapante. A reformulação total de elenco a curto prazo, com poucas permanências, é uma realidade. Naturalmente, para um jogador com a corda no pescoço e o contrato por um fio, há duas opções: desiste e deixa o barco à deriva ou se esforça para ganhar sobrevida. Pelo visto, se esteve com esse dilema, Romero escolheu a segunda opção. Cinco gols em seis jogos. Algo fora da curva para ele (na carreira inteira). Ótimo! Ainda assim, com os pés no chão, afirmo sem pestanejar que o custo-benefício não compensa. E isso é um fato, não um argumento.

A título de comparação rasa (e nada além disso), o América Mineiro foi rebaixado na laterna do Brasileirão pagando R$ 200 mil (há quem diga R$ 120 mil) a Gonzalo Mastriani por 21 gols nos mesmos 42 jogos disputados por Romero. O Coelho ainda tem Aloísio (35 anos) por R$ 250 mil/mês, dono de 12 gols e 4 assistências em 36 jogos. E ainda paga R$ 120 mil a Wellington Paulista para ter 7 gols e 3 assistências em 26 oportunidades que teve em campo. Este último, um veterano que aos 40 anos joga dentro de um planejamento para aguentar o tranco. Algo que o Corinthians ensaiou com Renato Augusto e 'esqueceu' de fazer com Fabio Santos. O trio mineiro tem números (e desempenhos) superiores ao do paraguaio, por um investimento mais baixo.

É bom ressaltar que esse exemplo poderia ser de qualquer outro time, como o Bahia de Everaldo, Biel, Vinícius Mingotti, Luciano Juba e Ademir (o menos goleador, porém o mais veloz entre eles). Um time que escapou do rebaixamento na última rodada, contando com cruzamento de resultados e ainda achou fôlego para dar 5 a 1 no Corinthians e 4 a 1 no Atlético Mineiro. Podem puxar os números desses atacantes que a máxima é a mesma: superiores a Romero. Ademir é o único com menos gols (7) em mais jogos, embora tenha mais assistências (4), atuando (melhor) na mesma posição do ponteiro corinthiano.

Dito isso, voltando ao Timão, manter um atacante como Ángel Romero para 2024 é uma decisão que passa ao largo da simpatia e do resultado de momento. Em uma reformulação à brasileira, talvez caiba. Para agradar a uma parcela da torcida, principalmente. A exata estratégia do presidente anterior ao trazê-lo de volta sem qualquer justificativa plausível, levando em consideração o desempenho dele nas últimas temporadas e a forma como saiu na primeira passagem. Falando em reformulação de forma séria, é preciso agradecer a ele pelos serviços prestados e desejar boa sorte no próximo clube. O Corinthians precisa progredir e para isso, é também preciso deixar o passado no passado.

Responder ao post do Victor Gustavo Ramos

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Testomaster da Fiel

    Clubes patrocinados pelo Grupo Fatal

    Última resposta há 18 segundos por Victor Hugo

    32respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Celso Ricardo Cortenove

    Copa

    Última resposta há 20 segundos por Iago Felipe

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcos

    Nigéria e Camarões ficaram fora da copa...

    Última resposta há 36 segundos por Marcos

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de kontratudo

    Outros esportes sem ser futebol

    Criado há 2 minutos por kontratudo

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Corinthians calou a Bombonera há 14 anos com gol histórico de Romarinho

    Última resposta há 3 minutos por CRIATIVOS PERSONALIZADOS

    36respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    Me chamem de louco

    Última resposta há 4 minutos por Iago Felipe

    20respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    Qual a diferença entre Fatal model e fatal fans?

    Última resposta há 6 minutos por Marcos

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Marcio Serrão

    Timão 1962

    Última resposta há 7 minutos por Fernando Zemetek

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Carlos Luis Filho

    O Corinthians precisa de intervenção antes que seja tarde demais

    Última resposta há 11 minutos por Bruno

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fred o mito não será censurado

    Possível uniforme 3 do Corinthians para 2028 em homenagem a comunidade lgbt

    Última resposta há 11 minutos por Morães surfista

    2respostas

    acessar o tópico