x

Post de Vinicius no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão



Vale a pena manter Ángel Romero nesse processo de reformulação? Para responder essa pergunta é preciso analisar um contexto um tanto mais longo que o recorte dos últimos seis jogos do Corinthians. E lá vamos nós:

O atacante ganha R$ 350 mil por mês, supostamente. Disputou 42 jogos nesta temporada. Marcou 8 gols e deu duas assitências. O primeiro tento veio após 28 partidas no ano. Ficou de janeiro a setembro sem marcar. Passou batido no Paulistão, Libertadores e Sul-Americana (onde deu a primeira das duas assistências que contabilizou no ano). A média é de 0,19 gol por partida. Não há como fugir da realidade de que se trata de uma péssima relação custo/benefício.

Lançando mão de uma análise mais subjetiva temos um cenário no qual o clube passa por uma eleição e a chapa do presidente que o contratou é derrotada de forma acachapante. A reformulação total de elenco a curto prazo, com poucas permanências, é uma realidade. Naturalmente, para um jogador com a corda no pescoço e o contrato por um fio, há duas opções: desiste e deixa o barco à deriva ou se esforça para ganhar sobrevida. Pelo visto, se esteve com esse dilema, Romero escolheu a segunda opção. Cinco gols em seis jogos. Algo fora da curva para ele (na carreira inteira). Ótimo! Ainda assim, com os pés no chão, afirmo sem pestanejar que o custo-benefício não compensa. E isso é um fato, não um argumento.

A título de comparação rasa (e nada além disso), o América Mineiro foi rebaixado na laterna do Brasileirão pagando R$ 200 mil (há quem diga R$ 120 mil) a Gonzalo Mastriani por 21 gols nos mesmos 42 jogos disputados por Romero. O Coelho ainda tem Aloísio (35 anos) por R$ 250 mil/mês, dono de 12 gols e 4 assistências em 36 jogos. E ainda paga R$ 120 mil a Wellington Paulista para ter 7 gols e 3 assistências em 26 oportunidades que teve em campo. Este último, um veterano que aos 40 anos joga dentro de um planejamento para aguentar o tranco. Algo que o Corinthians ensaiou com Renato Augusto e 'esqueceu' de fazer com Fabio Santos. O trio mineiro tem números (e desempenhos) superiores ao do paraguaio, por um investimento mais baixo.

É bom ressaltar que esse exemplo poderia ser de qualquer outro time, como o Bahia de Everaldo, Biel, Vinícius Mingotti, Luciano Juba e Ademir (o menos goleador, porém o mais veloz entre eles). Um time que escapou do rebaixamento na última rodada, contando com cruzamento de resultados e ainda achou fôlego para dar 5 a 1 no Corinthians e 4 a 1 no Atlético Mineiro. Podem puxar os números desses atacantes que a máxima é a mesma: superiores a Romero. Ademir é o único com menos gols (7) em mais jogos, embora tenha mais assistências (4), atuando (melhor) na mesma posição do ponteiro corinthiano.

Dito isso, voltando ao Timão, manter um atacante como Ángel Romero para 2024 é uma decisão que passa ao largo da simpatia e do resultado de momento. Em uma reformulação à brasileira, talvez caiba. Para agradar a uma parcela da torcida, principalmente. A exata estratégia do presidente anterior ao trazê-lo de volta sem qualquer justificativa plausível, levando em consideração o desempenho dele nas últimas temporadas e a forma como saiu na primeira passagem. Falando em reformulação de forma séria, é preciso agradecer a ele pelos serviços prestados e desejar boa sorte no próximo clube. O Corinthians precisa progredir e para isso, é também preciso deixar o passado no passado.

em Bate-Papo da Torcida > Vale a pena manter Romero?

Responder ao post do Vinicius

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Pedro Henrique Amaral Gonçalves

    Era para a Libertadores de 2015 ter sido nossa

    Última resposta há 3 minutos por Vinicius

    51respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Renato Arbusto

    Esse juiz do jogo Brasil x Escócia tá mal-intencionado

    Última resposta há 5 minutos por VIÚVA VP

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Carlos Luis Filho

    Você conseguiria trabalhar bem sabendo que seu salário está atrasado e sem saber quando vai receber?

    Última resposta há 9 minutos por Nelson 77

    69respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Jesus Araújo

    Sim tem que cobrar os salários atrasados, más não vem comparar um atraso de pessoa normal

    Última resposta há 13 minutos por Nelson 77

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de SCCP FIEL

    Diretora da Fifa elogia nossa torcida Veja!

    Última resposta há 18 minutos por Maltkvski Pietrovski

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Joe Doe

    Corinthians faliu em todos os sentidos

    Última resposta há 27 minutos por ANDRE MATOS CARDOSO

    74respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Paulo Henrique Sola

    Imaginem se o marketing tivesse sido competente em trabalhar com a imagem do Memphis!

    Última resposta há 36 minutos por Pedro Henrique

    22respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Frederico Henriques

    Mbappe sobre bets

    Última resposta há 44 minutos por Mosqueteiro

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jesus Araújo

    Casemiro parece que está doente, o homem corre parecendo está todo assado

    Última resposta há 55 minutos por Testomaster da Fiel

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bruno C.

    Neymar mais pesado que sua sogra depois de bater uma feijoada

    Última resposta há 56 minutos por Rafael Márcio

    5respostas

    acessar o tópico