x

Post de Fernando no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Há não muito tempo, muitos discutiam se o Corinthians deveria ou não ser um clube empresa. Apesar das diversas opiniões, ficou claro que alguns torciam para isso. Como sabemos atualmente, grandes empresas estão sendo geridas dentro de preceitos baseados em três letras – ESG.

O E vem de Environmental (Ambiental), o S de Social (Social) e o G de Governance (Governança). Como perceptível, nenhuma empresa que quer ser grande pode atuar longe desta sigla.

Dito isso, acho curioso uma parte da torcida do Corinthians achar que o clube pode contratar profissionais que estejam desalinhados com boas práticas de Governança e, principalmente, Sociais.

Indo um pouco mais além, patrocinadores (quem emprega dinheiro em uma marca esperando retorno) ou consultorias têm como diretriz não exercerem atividades em empresas que estejam fora de seus padrões, isto é, o de respeito aos Direitos Humanos. E isto não é apenas para ESG. Isto serve para financiamento de obras, sejam privadas ou não, como os Padrões de Desempenho sobre Sustentabilidade Socioambiental da International Finance Corporation (IFC).

Apesar de alguns acharem que os “Direitos Humanos” são restritos e que tendem a beneficiar somente pessoas presas, é possível identificar em nosso dia a dia o que a expressão engloba como, por exemplo, casos de trabalho escravo, desrespeito a PcD, fomentação da disparidade entre mulheres e homens e, claro, ódio e preconceito contra todas as possíveis manifestações de sexualidade (GLBTQAI+).

Atualmente, empresas que buscam manter seu Status e seu alinhamento com o tema da moda, o ESG, ou com Padrões de Desempenho ou, ainda, com os Direitos Humanos não podem compactuar com instituições que não estejam fomentando e interligadas aos seus valores.

A KPMG, por exemplo, empresa com contrato com o Corinthians, possui em seu site uma área somente de informações relacionadas ao S (Social), onde é possível identificar temas como:

&Bull; O Dia Internacional da Mulher

&Bull; Equidade de gênero: um debate essencial

&Bull; Financiamento para o empreendedorismo feminino

A mesma KPMG tem em seu site seu conceito de ESG: “A construção de um mundo inclusivo, ético e ambientalmente sustentável, que garanta qualidade de vida para todos, depende da habilidade das empresas em desenvolver e implementar práticas de negócios que alinhem lucro, propósito e transparência”.

Muitos podem dizer que a KPMG não investe no Corinthians, isto é, não patrocina. Contudo, uma questão pode ser levantada: como fica a imagem de empresas associadas à outra que contrata um técnico com passado comprovadamente criminoso?

A contratação do Cuca não é sobre um técnico. Não é só sobre futebol. É sobre como uma empresa se posiciona no mercado. É como podemos jogar a história do clube, a luta de jogadoras como Tamires, Gabi Zanotti, Gabi Portilho e Cris Gambaré... (desculpe não citar todas, não há espaço) na bacia das almas, como se a luta delas não fosse a de nossas avós, mães, esposas e filhas.

Como é possível apoiar um clube que não presa pela própria história e pelos seus/suas funcionários/as? Como posso dizer para minha filha que o Corinthians compactua com uma pessoa acusada de estuprar uma menina de 13 anos?

em Bate-Papo da Torcida > SAF X Técnico

Responder ao post do Fernando

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Álex

    Assistindo o Sub-17 do Corinthians. Mano, o Moscardo já pode subir!

    Última resposta há 2 minutos por Chato do Forum

    31respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lucas ¨

    Primeira intervenção judicial saiu. é para glorificar de pé

    Criado há 6 minutos por Lucas ¨

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de joao henrique

    ENQUETE: Pra você Haaland é craque?

    Última resposta há 8 minutos por MARCOS DE ALCANTARA ALVES

    108votos

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de João Carlos Correia

    Mané, definitivamente, não é um "parça do Neymar"

    Última resposta há 11 minutos por Malles_Tagno

    51respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de QD+ Corinthians

    Alguém explica por favor? Minha ignorância não me deixa entender a entrevista do Paz

    Última resposta há 12 minutos por Lord Rock

    41respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Adilson Amaral

    Primeira fase fraca

    Última resposta há 14 minutos por Lord Rock

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Haniel Sousa

    Estou pensando em comprar uma camisa da Argentina

    Criado há 17 minutos por Haniel Sousa

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Carlos Correia

    Maradona, definitivamente, não era um "parça do Neymar"

    Última resposta há 18 minutos por Haniel Sousa

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Joe Doe

    Corinthians faliu em todos os sentidos

    Última resposta há 23 minutos por Bruno

    45respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Filipe Silva

    2050 corintianos curtindo esse som na madrugada

    Última resposta há 27 minutos por JOKER 1jz

    3respostas

    acessar o tópico