x

Post de Thiago no fórum "Mercado da bola" do Meu Timão

Parabéns, Wesley! Essa unanimidade, em todos os orgãos competentes, é recompensadora e fruto da sua extrema dedicação. Quem te conhece e sabe da sua competência deseja que você tenha muita luz e saúde pra continuar dedicando seu conhecimento às finanças do nosso clube. Saudações Corinthianas do Sul!

em Mercado da bola > Endividamento do SCCP em 2022 - Adicionando informações sobre a...

Em resposta ao tópico:

Olá, Fiel que interage nesse portal!

Aqui é Wesley Melo, Diretor Financeiro do Corinthians.

Também sou leitor do Meu Timão e do Vessoni. E se me permitem, gostaria de adicionar alguns comentários e informações aqui sobre a matéria divulgada nesta quinta-feira.

Nosso clube vem melhorando as condições financeiras de forma contínua. Os resultados que apresentamos ao Conselheiro Deliberativo na noite de 14/12/2022 demonstram isto. Resultados que foram aprovados por unanimidade em todos os poderes do clube: Conselho Fiscal, CORI e CD. E isto não se deve a questões políticas de situação/oposição. Isto é demonstração clara de que temos voto de confiança dos poderes importantes que representam a Fiel dentro do nosso clube.

Pelo segundo ano consecutivo vamos ter superávit, depois de anos de déficts significativos. Em 2021 o superávit foi de R$ 5,7 milhões. E para 2022, estamos prevendo fechar em R$ 12 milhões.

Existe um indicador muito importante que é o Superávit Operacional. Equivalente ao EBITDA, muito usado por empresas de grande porte.

O Superávit Operacional em 2021 foi de R$ 134 milhões, e o previsto para fechar em 2022 é de R$ 180 milhões.

Infelizmente vivemos um período de juros muito elevados no Brasil. A taxa básica de juros (SELIC), que estava em 2% ao ano em 2020, hoje está em quase 14%. Percebam que crescimento agressivo. Isto nos gera uma despesa financeira muito elevada.

Mas mesmo com esses juros exorbitantes, conseguimos manter resultado final em superávit nos dois anos de gestão até o momento. Graças ao crescimento de receitas (R$ 503 milhões em 2021 e projetados R$ 766 milhões para 2022) e controle de custos.

O nosso endividamento está controlado. Sempre foi nosso planejamento 'estancar o crescimento da dívida'. Duilio sempre deixou claro 'que o nosso título nessa gestão seria pagar contas'.

O endividamento do clube em 2019 era de R$ 783 milhões. Em 2020 foi para R$ 949 milhões. Em 2021, R$ 912 milhões. E para este ano, projetamos R$ 949 milhões.

Percebam que não há grandes variações nesses patamares de endividamento desde final de 2020. E isto, mesmo considerando que fizemos investimentos importantes no nosso futebol para ter um time competitivo (que quase foi campeão da Copa do Brasil 2022), trazendo nomes de peso como Yuri Alberto, Fausto Vera, Balbuena e a comissão técnica portuguesa. Também considerando os juros elevadíssimos mencionados acima.

E um outro fator a ser considerado no endividamento, é a compra (assertiva até aqui) do Fausto Vera. Se não tivéssemos contratado o nosso guerreiro argentino do meio campo, esse endividamento seria menor. Mas tenham em mente que o Fausto pode ser vendido por um valor muito superior ao de aquisição. Portanto, além de retorno dentro de campo, também pode nos dar um bom retorno financeiro.

Essa gestão do Duilio será sempre transparente com a Fiel. Por isto afirmo que o nosso endividamento é sim preocupante. Mas, se mantivermos esse ritmo de crescentes superávits operacionais (que nada mais é que gastar sempre menos do que arrecada), muito em breve estaremos em situação muito melhor.

O jornada é longa, mas confiamos que estamos no caminho certo, transformando a mentalidade administrativa e financeira do nosso Coringão!

Espero ter contribuído para o debate dos senhores nesse fórum.

Abraços,

Wesley Melo

Responder ao post do Thiago

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de ROGERIO CAMPOS DE OLIVEIRA

    Essa França de 26...

    Última resposta há 12 segundos por NERY

    50respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de SCCP FIEL

    A França é muito favorita nessa copa

    Última resposta há 28 segundos por NERY

    33respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fernando Fantim

    Danilo lateral da seleção

    Criado há 49 segundos por Fernando Fantim

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Luque WF5

    Com todo respeito mas eu estou do lado do Iker Casillas

    Última resposta há 1 minuto por NERY

    29respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Fernando Zemetek

    Recordistas da história do Corinthians - Clean Sheets

    Última resposta há 2 minutos por Corneta .

    25respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Gumercindo Aguiar

    Halland no banco é um absurdo e esse tipo de atitude mostrou o tamanho da Noruega

    Última resposta há 2 minutos por NERY

    76respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Augusto Sousa Silva

    Arrascaeta hahahahah

    Última resposta há 2 minutos por Lucas Cren

    16respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Haniel Sousa

    Dembelé e Vini Jr

    Última resposta há 3 minutos por NERY

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Joao Bobao

    Líder em pênaltis contra. Zero pênaltis a favor

    Última resposta há 3 minutos por NERY

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Carlos Luis Filho

    O Corinthians precisa de intervenção antes que seja tarde demais

    Última resposta há 3 minutos por Fabio Jun Sakamoto

    4respostas

    acessar o tópico