x

Post de Laércio no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Hoje vamos folhear a revista Corinthians – Órgão Oficial do Sport Club Corinthians Paulista nº 2, de dezembro de 1949.

Na capa, o centro-médio Brandão. Capitão do Corinthians por mais de uma década, durante a qual conquistou quatro títulos estaduais, foi homenageado pelo clube, no Pacaembu, antes do Dérbi de 13.11.1949 (que terminou 1x1):

“Foi sempre um exemplo vivo de esportista correto, disciplinado e leal. Nada houve, em toda a sua longa carreira de esportista, que servisse, de leve que fosse, para macular o seu honrado nome. Brandão sempre foi e sempre continuará a ser uma bandeira dentro do nosso futebol.” (p. 5)

Bem, a revista começa com dois artigos lamentando a má sorte do Corinthians no campeonato paulista de 1949. Primeiro, Sergio Motta entende que:

“... Um campeonato não se conquista quando se quer. Os campeonatos se vencem quando a sorte nos ajuda. Eles aparecem por si, assim como a sorte grande.” (p. 2)

Afinal, como diria Nelson Rodrigues, sem sorte não se chupa nem um Chicabon. Depois, o redator Antoninho d’Almeida comenta que:

“É assim. Quando a má sorte persegue um clube não há santo que o salve. Tem que completar a sua ‘via crucis’. (...) Forçosamente, no Parque São Jorge deve ter alguma cabeça de burro enterrada.” (p. 21, continuação da p. 3)

Depois de cinco empates consecutivos, o único resultado a comemorar foi uma vitória de 4x1 sobre a Portuguesa Santista, em 20.11.1949, na Fazendinha, quando o Corinthians atuou com: Cabeção, Norival e Belacosa; Belfare, Newton e Hélio; Cláudio, Luizinho, Baltazar (2 gols), Nenê e Noronha (2 gols). Eis o primeiro gol:

Essa goleada até que animou a torcida, mas em vão. Mais dois empates encerraram em quinto lugar a campanha deste time:

Sem técnico, o Timão era treinado por dois diretores do departamento profissional: Christino Calaf e Manoel dos Santos. Mas tinha ídolos como o ponta-direita Claudio, que fez a seguinte previsão:

“... Em 1950 o Corinthians voltará a ser aquele Corinthians dos seus áureos tempos que, quando entrava em campo, a própria terra tremia.” (p. 13)

Antoninho também previu dias melhores, assim:

“O campeonato de 1949 já se foi. Agora, vamos esperar pelo de 1950, na certeza que será bem melhor do que este, para as nossas cores. E tem que ser, se Deus quiser.” (p. 21)

E, de fato, o Corinthians conquistou o Rio-São Paulo de 1950. Profecia certeira de Claudio e Antoninho, juntos nesta foto:

Mas se, em 1949, os titulares não estavam em boa fase, os aspirantes estavam. Bicampeões estaduais dos segundos quadros, com um time formado nas categorias de base do clube:

Aliás, o quadro juvenil do Corinthians também fez sua parte, conquistando o tricampeonato estadual da categoria (que então era sub-18).

“Isso demonstra, indubitavelmente, que dentro do Corinthians impera a chamada renovação, dando-se o máximo dos carinhos aos jogadores forjados dentro do próprio estaleiro, preparando-se uma garotada de valor que, em dias que não estão muito longe, carregarão a nossa bandeira pela verdadeira senda da glória. E é nesses rapazes que devemos confiar, porque eles jogam pela camisa que envergam no corpo.” (p. 9)

Na categoria infantil (então sub-16), se faltou título, para o chargista Julio Couto parece que não faltou raça:

O futebol feminino do Corinthians ainda não existia. Mas, sete décadas antes do tetracampeonato brasileiro das Brabas, a cronista Luana defendia a prática esportiva das mulheres:

“Eu sei que muitas jovens não praticam o esporte, ou melhor, não se arriscam a vestir um maiô sob alegação de que têm as pernas magras ou que têm um físico muito feio. Aí é que reside o maior erro. A maior ignorância.” (p. 28)

Em resumo, a revista Corinthians , em seu segundo número, já era um sucesso:

Eis sua importância, nas palavras do presidente Alfredo Ignacio Trindade:

“O nosso querido e idolatrado Corinthians Paulista é, sem qualquer sombra de dúvida, uma das maiores expressões desportivas do Brasil! O seu nome representa um símbolo de grandeza e de pujança dentro do cenário esportivo de nossa pátria! Os seus feitos, por demais gloriosos, precisam e devem ser cantados em prosa e verso; devem ser levados aos quatro cantos de nossa terra, irradiados por esse mundo afora, como hino de glórias de uma coletividade que tem no seu passado o reflexo de seu próprio futuro!” (p. 27)

O futuro agradece!

em Bate-Papo da Torcida > Revista Corinthians n° 2, dezembro 1949

Responder ao post do Laércio

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Nicolas

    Var roubando a Gana

    Criado há 21 segundos por Nicolas

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Carlos Luis Filho

    O Corinthians precisa de intervenção antes que seja tarde demais

    Última resposta há 22 segundos por Barbosa

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fernando Costa

    Esse Tuchel é um Mancini europeu! Não sabe montar esse timaço da Inglaterra

    Última resposta há 43 segundos por Detetive da fiel

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Carlos Augusto

    Corinthians fecha com a Fatal Fans, vergonhoso

    Última resposta há 1 minuto por Gilberto Junior

    21respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    Me chamem de louco

    Última resposta há 1 minuto por Jefferson nunes

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Celso Ricardo Cortenove

    Bellingham

    Criado há 5 minutos por Celso Ricardo Cortenove

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Corinthians calou a Bombonera há 14 anos com gol histórico de Romarinho

    Última resposta há 2 minutos por Valdomiro Mantovani

    21respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cr7 Corinthiano

    O homem que não gosta do Harry Kane já está morto por dentro

    Criado há 2 minutos por Cr7 Corinthiano

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Gus Ortiz

    Informação urgente!

    Última resposta há 4 minutos por Jose Renato Ribeiro

    75respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de B R C

    Tévez falando do confronto do Corinthians na Libertadores contra o Rosario Central

    Última resposta há 4 minutos por Valdomiro Mantovani

    24respostas

    acessar o tópico