x

Post de Pietro no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Não tenho a pretensão de ser um expert em táticas, mas após ler o que alguns analistas táticos escreveram, resumo pra vocês por que o Vítor Pereira não está indo bem em três tópicos.

1. Quase todos os piores jogos do Corinthians em termos de desempenho têm uma semelhança na parte tática: adversário com marcações individuais.

Ou seja: aquela velha marcação de pelada. Fulano encosta no beltrano e não desgruda. Muito utilizada no Brasil, pois aqui NÃO se tem TEMPO para treinar. Dá para acertar uma (boa) marcação individual no vestiário mesmo.

Foram os casos de Palmeiras, São Paulo, Guarani e agora América-MG.

2. Como o Vítor Pereira disse na sua última entrevista, ele não está acostumado com marcações individuais, as quais são bem raras na Europa. Ele mesmo disse na última entrevista que em Portugal NENHUM time faz marcação individual.

Por conta disso, o Vítor Pereira sempre praticou um jogo altamente posicional, onde os jogadores não se movimentam ao redor da bola, mas guardam posição, com o objetivo de alargar campo ou dar profundidade através do esquema tático.

É por essa razão que quando o Willian corta para o meio, o Renato Augusto precisa guardar a posição do Willian e tem que abrir para a lateral esquerda (e praticamente se anula assim). Os triângulos não podem ser desmanchados, se um jogador sai do desenho, alguém tem que guardar a posição.

SÓ QUE: com uma marcação individual bem encaixada, esse jogo posicional europeu SOFRE demais, porque a principal saída para uma marcação individual é justamente a MOVIMENTAÇÃO 'livre' ao redor da bola e o um contra um (dribles).

3. O elenco do Corinthians é majoritariamente ambientado com um jogo não posicional, de movimentações mais livres. Renato Augusto, Róger Guedes, Fagner são alguns exemplos. Não a toa caíram muito de produção com o jogo posicional do Vítor Pereira.

Será infrutífero tentar impor um jogo 100% posicional - sem tempo de treinar - aos jogadores não acostumados com isso.

CONCLUSÃO: o Vítor Pereira terá que fazer alguns ajustes na forma como aplica o futebol em termos táticos, adaptando-se ao elenco que tem e flexibilizando seu jogo posicional, em especial porque o futebol brasileiro é repleto de times que fazem marcação individual.

Ou é isso, ou sofreremos em TODOS os jogos com marcação individual/encaixes, incluindo jogos contra São Paulo e Palmeiras... E logo todos pedirão sua cabeça.

É hora dele ser inteligente, esquecer um pouco a Europa e se adaptar ao futebol BRASILEIRO.

Abraços!

em Análise dos jogos > Explicação: entenda por que o Vítor Pereira não está bem no...

Responder ao post do Pietro

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    Como o Corinthians se sairia na Copa do Mundo?

    Última resposta há 6 minutos por Schimidt

    30respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Kauê Zambelli

    Era o Neymar ou o Maycon em campo?

    Última resposta há 6 minutos por Kauê Zambelli

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Magno Amoreira

    Miguel Moscardo

    Última resposta há 10 minutos por Daniel Cavalcante

    21respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Juan Sebastian veron

    Que várzea essa Escócia hein

    Última resposta há 14 minutos por Marcello K.

    17respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    Milagre, a seleção está jogando bem

    Última resposta há 14 minutos por Marcello K.

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Brasil parece o Arsenal das seleções

    Última resposta há 15 minutos por Elnatã Nascimento

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Jesus Araújo

    Sim tem que cobrar os salários atrasados, más não vem comparar um atraso de pessoa normal

    Última resposta há 26 minutos por O tuga

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Joe Doe

    Corinthians faliu em todos os sentidos

    Última resposta há 49 minutos por Fábio de Gouveia Pereira

    75respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cesar Neves

    CORINTHIANS: Memphis pode entrar para galeria se vencer na Copa do Mundo

    Criado há 54 minutos por Cesar Neves

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Pedro Henrique Amaral Gonçalves

    Era para a Libertadores de 2015 ter sido nossa

    Última resposta há 1 hora por Vinicius

    51respostas

    acessar o tópico