x

Post de Roger no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Prefiro mudar o mascote do que o escudo

em Bate-Papo da Torcida > Andamento do redesign do escudo do Corinthians

Em resposta ao tópico:

Olá, Fiel. Meu nome é Fábio e sou Designer de Marcas.

Ontem vi um tópico relacionado ao redesign do escudo do Corinthians e por acaso eu estou há quatro meses trabalhando nisso. Vou postar aqui o andamento do projeto, mas antes disso vou explicar o porquê eu decidi fazer.

Mas por que os clubes estão fazendo tantos redesigns? Simples, muitos clubes estão virando marcas, não apenas escudos de futebol. E uma marca PRECISA ser versátil e de fácil aplicação.

Bom, uns anos atrás, o Flamengo passou por um redesign (link no final), mas foi tão preciso e sucinto que passa batido por 80% das pessoas que olham o escudo. Nele, foram feitos alguns ajustes ópticos e várias correções técnicas. Já que são escudos que foram feitos em uma época com poucos ou quase nenhum equipamento vetorial preciso.

Então, decidi olhar nosso lindo escudo e me deparei com DIVERSOS erros técnicos: falta de acabamento, falta de consistência visual (que é de suma importância para qualquer trabalho gráfico) e muitos pontos de divergência estrutural. Esses erros técnicos nem sempre são do profissional em si. Nosso último redesign foi em 88/89 e, na época, nos anos 2000 foram adicionadas as bordas e creio que quando foi passado para o digital ele foi redesenhado. E nessa época, os softwares vetoriais eram extremamente precários e imprecisos. Então, retiro total a culpa dos profissionais devido a este fato. Nos dias atuais, não há desculpa para veicular um escudo tão mal acabado.

Entrei em contato com a Agência Corinthians para obter o logo vetorizado oficial do clube e nem responderam meu e-mail. Um amigo programador, através do index do site, conseguiu para mim o escudo oficial do clube.

Abaixo todos os erros que encontrei:

O mapa com uma perspectiva bem esquisita e com um acabamento bisonho.

Essa curvatura desalinhada sempre me incomodou na bandeira.

Com muito trabalho separei os elementos do escudo para começar os ajustes.

Aqui foi o começo do projeto. Redesenhei todos os elementos. Nesse momento estou redesenhando a bandeira Paulista.

Aqui o grid dos remos e do brilho dos objetos.

Nesse momento, o escudo está dessa forma. Ainda preciso redesenhar a bandeira e encontrar pontos de junção entre a âncora, os remos e a corda.

A fonte eu mantive a Helvética. Até então, ela é uma fonte atemporal e tem uma imposição e uma força quando usada sua versão maiúscula.

É isso, como é um projeto sem fins lucrativos não tenho prazo para terminar, mas assim que estiver pronto eu mostro a apresentação aqui pra vocês.

*Não pretendo alterar cores e formas, até então.
**Posso criar uma versão sem a cor vermelha.

Link do projeto do redesign do Flamengo: https://www.behance.net/gallery/61276561/redesign-da-idvisual-do-Clube-de-Regatas-do-Flamengo redesign da id.visual do Clube de Regatas do Flamengo on Behance redesign da id.visual do Clube de Regatas do Flamengo on Behance projeto de redesign da identidade visual do Clube de Regatas do Flamengo behance.net

Meu portfólio: https://www.behance.net/fabionasci Fabio Nasci on Behance Fabio Nasci on Behance Meu nome é Fábio e sou designer gráfico, trabalho há mais de 8 anos na área. Atualmente trabalho em uma grande importadora no país e meu trabalho com a... behance.net / www.haldesign.com.br Hal Design | Home haldesign.com.br

Lembrando que esse redesign do Flamengo teve todo apoio do marketing do clube. Então, o autor teve o que eu não tenho, que é contexto histórico, fotos oficiais, materiais de apoio e verba.

Obrigado, Fiel!

Responder ao post do Roger

Réplicas desse post

Foto do perfil de Fabio

Fabio 2.941 posts

@fabio.nasci em 26/05/2022 às 12:05

Não vou mudar o escudo. Só vou retirar erros de construção e acabamento. Querendo ou não isso é muito ruim para o escudo.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Testomaster da Fiel

    Clubes patrocinados pelo Grupo Fatal

    Última resposta há 14 segundos por EDGAR RODRIGO DOS SANTOS

    31respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Anão Ramalho

    Portugal, Alemanha e Espanã

    Última resposta há 22 segundos por Nightmare

    27respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    Qual a diferença entre Fatal model e fatal fans?

    Criado há 26 segundos por marselo

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Pedro Araujo

    Gol anulado da colombia

    Última resposta há 29 segundos por Queiroz 10

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Canoa furada

    Engraçado, o olise falou a mesma coisa que o rayan e todo mundo tacou pedra nele

    Última resposta há 43 segundos por CRIATIVOS PERSONALIZADOS

    28respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lucas

    Princípios de um patrocinador..

    Última resposta há 57 segundos por Thiago Augusto

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Cr7 Corinthiano

    Única seleção que venceu e convenceu na copa até o momento

    Última resposta há 2 minutos por

    57respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de marselo

    Dembélé irá ser bola de ouro

    Última resposta há 2 minutos por Carlos Gehlen

    24respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cleison Santos

    O verdadeiro teste de fogo da seleção começa amanhã

    Última resposta há 3 minutos por kontratudo

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Jordan Marques

    Seleção de Portugal

    Última resposta há 3 minutos por Nightmare

    29respostas

    acessar o tópico