x

Post de Lord no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Top!

No fim, coloque escudo atual vs sua versão para vermos se conseguimos identificar as diferenças

em Bate-Papo da Torcida > Andamento do redesign do escudo do Corinthians

Em resposta ao tópico:

Olá, Fiel. Meu nome é Fábio e sou Designer de Marcas.

Ontem vi um tópico relacionado ao redesign do escudo do Corinthians e por acaso eu estou há quatro meses trabalhando nisso. Vou postar aqui o andamento do projeto, mas antes disso vou explicar o porquê eu decidi fazer.

Mas por que os clubes estão fazendo tantos redesigns? Simples, muitos clubes estão virando marcas, não apenas escudos de futebol. E uma marca PRECISA ser versátil e de fácil aplicação.

Bom, uns anos atrás, o Flamengo passou por um redesign (link no final), mas foi tão preciso e sucinto que passa batido por 80% das pessoas que olham o escudo. Nele, foram feitos alguns ajustes ópticos e várias correções técnicas. Já que são escudos que foram feitos em uma época com poucos ou quase nenhum equipamento vetorial preciso.

Então, decidi olhar nosso lindo escudo e me deparei com DIVERSOS erros técnicos: falta de acabamento, falta de consistência visual (que é de suma importância para qualquer trabalho gráfico) e muitos pontos de divergência estrutural. Esses erros técnicos nem sempre são do profissional em si. Nosso último redesign foi em 88/89 e, na época, nos anos 2000 foram adicionadas as bordas e creio que quando foi passado para o digital ele foi redesenhado. E nessa época, os softwares vetoriais eram extremamente precários e imprecisos. Então, retiro total a culpa dos profissionais devido a este fato. Nos dias atuais, não há desculpa para veicular um escudo tão mal acabado.

Entrei em contato com a Agência Corinthians para obter o logo vetorizado oficial do clube e nem responderam meu e-mail. Um amigo programador, através do index do site, conseguiu para mim o escudo oficial do clube.

Abaixo todos os erros que encontrei:

O mapa com uma perspectiva bem esquisita e com um acabamento bisonho.

Essa curvatura desalinhada sempre me incomodou na bandeira.

Com muito trabalho separei os elementos do escudo para começar os ajustes.

Aqui foi o começo do projeto. Redesenhei todos os elementos. Nesse momento estou redesenhando a bandeira Paulista.

Aqui o grid dos remos e do brilho dos objetos.

Nesse momento, o escudo está dessa forma. Ainda preciso redesenhar a bandeira e encontrar pontos de junção entre a âncora, os remos e a corda.

A fonte eu mantive a Helvética. Até então, ela é uma fonte atemporal e tem uma imposição e uma força quando usada sua versão maiúscula.

É isso, como é um projeto sem fins lucrativos não tenho prazo para terminar, mas assim que estiver pronto eu mostro a apresentação aqui pra vocês.

*Não pretendo alterar cores e formas, até então.
**Posso criar uma versão sem a cor vermelha.

Link do projeto do redesign do Flamengo: https://www.behance.net/gallery/61276561/redesign-da-idvisual-do-Clube-de-Regatas-do-Flamengo redesign da id.visual do Clube de Regatas do Flamengo on Behance redesign da id.visual do Clube de Regatas do Flamengo on Behance projeto de redesign da identidade visual do Clube de Regatas do Flamengo behance.net

Meu portfólio: https://www.behance.net/fabionasci Fabio Nasci on Behance Fabio Nasci on Behance Meu nome é Fábio e sou designer gráfico, trabalho há mais de 8 anos na área. Atualmente trabalho em uma grande importadora no país e meu trabalho com a... behance.net / www.haldesign.com.br Hal Design | Home haldesign.com.br

Lembrando que esse redesign do Flamengo teve todo apoio do marketing do clube. Então, o autor teve o que eu não tenho, que é contexto histórico, fotos oficiais, materiais de apoio e verba.

Obrigado, Fiel!

Responder ao post do Lord

Réplicas desse post

Foto do perfil de Fabio

Fabio 43 posts

@fabio.pereira32 em 26/05/2022 às 18:22

O Celso Unzelte é um dos comentaristas dos programas esportivos da ESPN. Parabéns pela iniciativa!

Foto do perfil de Rogerio

Rogerio 691 posts

@rogeriocanada Apoiador em 26/05/2022 às 16:52

Bela iniciativa. Parabéns!

Foto do perfil de Fabio

Fabio 2.941 posts

@fabio.nasci em 26/05/2022 às 12:41

Matheus, muito obrigado vou correr atrás dessa fonte. Seria de extremamente útil. Obrigado

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Corinthians minha vida

    Corinthians não pode atrasar salários nessa etapa

    Última resposta há 1 minuto por Giro Kataguire

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcelo Soares

    Eles vão ter destaque na volta?

    Última resposta há 2 minutos por Zzba Bazz

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Felipe Costa

    A felicidade do craque contagiou

    Última resposta há 2 minutos por Manoel Corinthians

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ídolos da Fiel

    Infelizmente o Brasil terá provavelmente o caminho mais difícil até as finais..

    Última resposta há 2 minutos por Felipe Costa

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Neves Neto

    Para o ódio de alguns

    Última resposta há 4 minutos por Esd

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de João Carlos Correia

    Mané, definitivamente, não é um "parça do Neymar"

    Última resposta há 4 minutos por Corneta .

    62respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Frederico Henriques

    Mbappe sobre bets

    Última resposta há 5 minutos por Paulo Aquino

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kaua

    Cadê o ovni abduzindo o Neymar

    Última resposta há 5 minutos por ROSANA RSN

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Véi Mofado

    Pergunta sincera para os brasileiros que torcem pra argentina

    Última resposta há 5 minutos por Corneta .

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcelo Naka

    Galvão é outro patamar!

    Última resposta há 6 minutos por Alexandro Costa

    3respostas

    acessar o tópico