x

Post de Michel no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Cara no modelo com dois zagueiros eu gostaria muito de ver a dupla de volante Xavier e Du Queiroz. Na armação Willian e Renato Augusto e no ataque Roger Guedes e Adson.

em Bate-Papo da Torcida > Seria essa a melhor formação?

Em resposta ao tópico:

Uma sugestão que vi em alguns tópicos o Corinthians usando 3 zagueiros, mas sempre tiram o primeiro volante (atualmente Du Queiroz, possivelmente até o Maycon se vier), e talvez não seja a melhor coisa, tendo em vista a fragilidade que fica, por isso pensei nessa formação:

Cássio, Fagner, João Vitor, Gil (Quem sabe Balbuena/Pablo), Raul, Du Queiroz (Talvez Maycon), Paulinho, Renato, Giuliano, Willian e Roger Guedes. Normalmente, assim posicionados no campo:

Sendo que o Renato mais a frente, pode alternar com o Paulinho e trabalhar nisso!

FASE DEFENSIVA:

Já devo imaginar a primeira crítica: 'Mas o Willian ter que marcar ponta?'

E eu mesmo respondo: 'Não! Willian vai estar posicionado no lado esquerdo e dando a amplitude e permitindo a triangulação com o Paulinho, Roger Guedes, como também na armação com o Raul e o Du'.

'Mas e na defesa? Como o Willian se posicionaria?'

Devemos zoar os rivais sim, mas podemos utilizar algo similar, como no seguinte modelo na minha visão defensiva, em duas formações inclusive:

1- Deixando uma linha defensiva mais forte e compacta (4-1-4-1 - Não é porque o Silvinho não conseguiu usar que um técnico competente não consiga):

2- A segunda formação seria no 4-4-1-1 ou (4-4-2), deixando dois homens a frente, nela assim poderiam se posicionar:

Nessa hipótese, Renato é uma opção de ficar em uma linha atrás do Roger, ou junto com o Roger, sem contar também que pode o Paulinho alternar com o Renato, por serem os dois que não teriam como aguentar ficar defendendo a todo tempo.

Voltando ao questionamento do Willian sobre marcar, ele dessa maneira simularia algo parecido com o que o Palmeiras fez em 2021 com o Scarpa, porém, na forma defensiva, não viraria o 5º na linha defensiva, e sim, na segunda linha, deixando o Raul Gustavo fazendo a lateral esquerda.

Neste cenário, o Corinthians além de aumentar em questão de altura a linha defensiva (Raúl pelo Piton), facilita também o aumento de jogadores defendendo (03 zagueiros e um volante, tendo ainda o retorno do Fagner fechando a linha de 04).

FASE OFENSIVA:

Por sua vez, na fase ofensiva, com esses jogadores, assim poderiam se posicionar:

A boa saída de bola com João e Raul, inclusive tendo a velocidade como característica permite não somente um começo de jogada interessante, sendo possível ver também como poderia existir a marcação pressão pelos jogadores.

Neste sentido, Roger e Paulinho podem fazer a pressão nos zagueiros, tendo Renato e Giuliano com a marcação na saída dos volantes. Fagner e Willian fecham as opções dos laterais na criação. Dú Queiroz faz a marcação no 'camisa 10' adversário, segurando-o. E, por fim, com os zagueiros mais ágeis (JV e Raul), os pontas ou alas do time contrário ficarão pressionados, com o Gil fazendo a marcação no centroavante.

Sendo essa apenas uma possibilidade de várias outras tendo em vista o elenco de mais de 30 jogadores, e a sua qual seria?

Responder ao post do Michel

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Luque WF5

    Com todo respeito mas eu estou do lado do Iker Casillas

    Última resposta há 14 segundos por Andrey

    26respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de ROGERIO CAMPOS DE OLIVEIRA

    Essa França de 26...

    Última resposta há 20 segundos por Andrey

    33respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fernando Zemetek

    Recordistas da história do Corinthians - Clean Sheets

    Última resposta há 26 segundos por Eric Nagao

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Véi Mofado

    Pergunta sincera para os brasileiros que torcem pra argentina

    Última resposta há 26 segundos por Fabiano Lima

    45respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de SCCP FIEL

    Diretora da Fifa elogia nossa torcida; veja!

    Última resposta há 2 minutos por Carlos Gehlen

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Marcio Serrão

    Timão 1989

    Última resposta há 2 minutos por NERY

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Corinthians minha vida

    Corinthians não pode atrasar salários nessa etapa

    Última resposta há 2 minutos por Simone Biondi Altafim

    56respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Rafael Ferreira

    Seria sensacional ver o Diniz ganhando títulos no Corinthians

    Última resposta há 2 minutos por Roberto Dias

    44respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Mago da fiel

    E a Globo em? Tomando um pau pra Cazé!

    Última resposta há 3 minutos por NERY

    50respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Sandra Lima

    Organizadas do Corinthians marcam presença na Copa do Mundo

    Última resposta há 3 minutos por Valdomiro Mantovani

    16respostas

    acessar o tópico