x

Post de Douglas no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Sei que muitos não vão concordar mas essa é minha escalação para nosso elenco!

Gostaria de apresentar qual seria minha formação para o Corinthians durante a temporada se mantivermos o elenco atual. Sei que muitos não vão concordar com algumas opções, mas acho que as mais controversas tem sua explicação.
Um ponto importante é que o elenco atual tem algumas peças que podem ser melhores ou estar em um momento melhor, mas gostaria de apresentar também a forma que esse time jogaria para justificar a escalação.

O time em si seria um 4-4-2 com Cássio; Fagner, João Victor, Raul Gustavo e Lucas Píton; Xavier, Giuliano, Renato Augusto e Paulinho; Willian e Roger Guedes.

No caso da defesa, minha opção por Raul e Piton se justificam pois a ideia seria um time mais compacto e com a defesa alta o que dificultaria a utilização de F. Santos e Gil. Poderíamos utilizar também Bruno Melo e Bambú, mas Piton é importante por ser mais ofensivo e poder atuar como ala e Raul acredito ser importante para poder atuar cobrindo a subida do lateral.

Já no caso do Xavier acredito que ele se coloque a frente de Du Queiroz e Gabriel pois os dois tem características de sair mais e precisaríamos de um volante que ficasse mais para fazer a recomposição, já Cantillo não seria o ideal pois como será abordado em alguns momentos será necessário ao jogador fazendo as vezes até de zagueiro.

Já Giuliano, Renato Augusto e Paulinho são jogadores fantásticos e sempre que puderem deverão estar em campo, mas pensei em um esquema onde esses jogadores joguem mais próximos e evitando o desgaste para que possam jogar o maior número de vezes.

A frente, um ataque com muita mobilidade com Guedes e Willian podendo pisar na área recebendo passes entre linhas dos meias ou até saindo da área chamando a marcação para a infiltração de Paulinho.

A base principal para essa escalação é a subida dos laterais, de modo que o maior problema pode ser o grande desgaste físico de Piton e Fagner. Outro ponto é que todos devem saber o que fazer em cada etapa do ataque.

Conforme demonstrado na figura existem três principais formas de ataque, pelos lados e pelo centro.

No ataque pela direita, Fagner tem toda liberdade para subir, onde Giuliano e Willian encostaram para possível triangulação, Roger Guedes abriria na ponta esquerda para possível inversão, Paulinho fica livre para infiltrar na área com os dois homens de frente puxando a marcação e Renato ficando um pouco atrás podendo recomeçar a jogada ou até mesmo podendo aproveitar para finalizar de fora se tiver liberdade. Já a recomposição defensiva fica por parte do João Victor que ocupa a lateral evitando que o lado fique desprotegido e Xavier que ocupa o espaço na zaga.

De maneira parecida do lado esquerdo Piton sobe para jogar com Renato e Guedes, Giuliano recompõe o meio e Raul faz a lateral e Xavier a zaga.

O que mais mudaria ao meu ver é o ataque pelo centro, das três opções é a mais trabalhada, onde toda a linha defensiva sobe, chegando os zagueiros a atuar ao lado do Xavier, a bola vai ter as opções de Renato e Giuliano para pensar a jogada lado a lado e Fagner e Piton dariam a amplitude necessário para abrir a defesa adversária facilitando o passe no ponto futuro para os homens de frente e com o Paulinho podendo auxiliar na criação ou chegar mais a frente.

Pela imagem fica fácil de ver que os jogadores do meio não precisariam se deslocar muito para variar de uma forma de ataque para outra, mas se essa formação daria certo só mesmo testando para saber, e seria necessária a valorização da posse de bola, mas seria o caso de ir aperfeiçoando nós treinamentos

em Bate-Papo da Torcida > Sei que muitos não vão concordar mas essa é minha escalação para...

Responder ao post do Douglas

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Érik Januário da Silva

    Vou explicar para quem ainda não entendeu a lógica do PSJ

    Última resposta há 5 segundos por caveira SCCP

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Dounpe x

    Se o Messi fizer uma assistência nesta copa (off)

    Última resposta há 8 segundos por Felipe Felipe Felipe

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Mentalista

    Qual titular você venderia?

    Última resposta há 18 segundos por Peterson Martins

    34respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fábio Corinthiano

    Um jogador com 39 anos, que já conquistou tudo na vida, e ainda tem essa vontade de vencer...

    Última resposta há 37 segundos por Baltazar Oswaldo Silva

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Marco Antônio

    Primeiro clube paulista campeão da Copa do Brasil

    Última resposta há 38 segundos por André Rossi

    35respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Nicolas

    Messi ainda tem a seleção da Jordânia no 3 jogo kkkk

    Última resposta há 53 segundos por Lucas ¨

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Paulo Aquino

    TransferBan - Feminino - Masculino - DÍVIDAS

    Última resposta há 58 segundos por Jefferson nunes

    18respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    ENQUETE: Entre os sete reforços de 2026, qual foi a melhor contratação do Corinthians até agora?

    Última resposta há 1 minuto por Peterson Martins

    81votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Corneta .

    Futebol é números...

    Última resposta há 1 minuto por Mosqueteiro

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Feenando de Oliveira

    Messi imitou ricardinho 2001 kkkkk!

    Última resposta há 4 minutos por JR JR

    5respostas

    acessar o tópico