x

Post de Itamar no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

MAS TEM UM PROBLEMA AÍ!

Isso foi em 2015!

Esses conceitos estão previsíveis!

OS ADVERSÁRIOS SABEM DISSO!

E agora fazem a chamada proteção em bloco das laterais do campo!

Eles encostam nesses meias, ou pontas, que se aproximam dos laterais para fazer as triangulação!

Como o meias saíram do meio campo pra encostar nas laterais, o meio fica vazio com buraco.

Com isso o time fica sem jogadas!

POR ISSO MUITAS VEZES VOCÊ VÊ AQUELE TOQUE DE LADO IMPRODUTIVO DO ZAGUEIRO PARA O LATERAL RODANDO A BOLA ATRÁS!

É nesse momento que deveria entrar a variação tática e de sistema de jogo!

Assim quebra essa previsibilidade toda!

Mas o Sylvinho não tem repertório pra isso!

Aí fica difícil!

em Bate-Papo da Torcida > O 4-1-4-1 do Corinthians é montado errado, vejam!

Em resposta ao tópico:

Em 2015, o Tite deu essa entrevista para o GE explicando como montava o time na formação 4-1-4-1. O segredo desse time funcionar tão bem, era a formação do meio-campo.

PONTA ESQUERDA - MEIA ESQUERDA - MEIA DIREITA - PONTA DIREITA

INFILTRADOR - PASSADOR - INFILTRADOR - PASSADOR

Esses caras precisavam sempre ficar um do lado do outro (Um passador e um infiltrador). Pra refrescar a memória de todos aqui, o meio-campo era formado por:

Malcom - Renato Augusto - Elias - Jadson

Renato e Jadson eram os caras que conduziam a bola, enquanto Elias e Malcom apareciam mais na área com velocidade para finalizar. Com esses dois infiltradores se movimentando, a marcação fica menos pesada nos dois passadores que vão fazer a bola chegar. O que deveriam fazer para funcionar hoje, é usar o meio-campo nesse formato, seguindo as características de cada um:

RÓGER GUEDES - Renato Augusto - PAULINHO - WILLIAN

O problema não é a formação, mas sim a forma que ela é gerida e treinada. Vágner Love não era nenhum pivozão e cansou de fazer gols. O Ralf segurava o meio-campo fazendo o feijão com arroz e os dois laterais tinham total liberdade pra subir, desde que, como visto no vídeo, houvessem quatro jogadores para fazer a parte defensiva em uma eventual perda da posse (3 laterais e o primeiro volante no caso).

Como eu disse ali em cima, os laterais precisam subir justamente para triangular com o passador e o infiltrador. Por isso, eles não podem ficar presos e ontem já foi uma grata surpresa eles começarem a subir mais.

Enfim, fica o vídeo pra vocês darem uma olhada e entenderem que a gente não pode crucificar a formação, mas sim cobrar que ela seja usada de maneira efetiva.

Responder ao post do Itamar

Réplicas desse post

Foto do perfil de Lamir

Lamir 1.065 posts

@lamir.vicchietti em 26/01/2022 às 22:43

Você tem total razão. Conforme o tempo passa, vão se estudando formas de impedir isso também.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de marselo

    Petição pra sacrificarem o Roblox neto

    Última resposta há 40 segundos por marselo

    22respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Ghost Corinthiano

    A polícia mandou arquivar e o Stabile disse que não tinha causado danos ao Corinthians

    Última resposta há 57 segundos por Enotsega alves

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de VIÚVA VP

    Uma pena que esse jogo será interrompido

    Última resposta há 59 segundos por Lucas ¨

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fernando Costa

    Tem um Ramalho e um Pedro Raul na zaga e no ataque da Escócia

    Criado há 2 minutos por Fernando Costa

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Anular esse gol é piada

    Última resposta há 2 minutos por Nightmare Shadow

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jesus Araújo

    Matheus Cunha e Ryan jogadores voluntariosos, carregadores de piano que todo time precisa

    Última resposta há 2 minutos por Maltkvski Pietrovski

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Érik Januário da Silva

    Será um sinal? Eu ouvi um amém?

    Última resposta há 2 minutos por Lucas ¨

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Celso Ricardo Cortenove

    Vini

    Última resposta há 2 minutos por Everton Alves

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bruno C.

    Agora sim, vamos ser justos. Seleção tá jogando bem

    Última resposta há 3 minutos por Zebedeus .

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Joe Doe

    Armandinho brechó, de herói da Copa do Brasil a réu

    Criado há 5 horas por Joe Doe

    0respostas

    acessar o tópico