David Jáder
Olá, venho aqui para bater um papo com vocês. Depois que o campeonato brasileiro terminou e o Corinthians começou a planejar o ano de 2022, muito tem se falado em como o time deve jogar, quais jogadores devem ser titulares e, algo que eu venho notando em boa parte da torcida é esse sentimento de que o time precisa ter um camisa 9 de ofício, mas por qual motivo?
Citei o Manchester city no título pois vou dar o exemplo do mesmo para conversarmos... Peguei dois jogos recentes do city, 6 a 3 contra o Leicester e 7 a 0 contra o Leeds, nesses dois jogos o City jogou sem centroavante, com uma tática parecida com um 4-4-2, onde o Fernandinho foi o 'primeiro volante' contra o leicester e o Rodri foi o primeiro homem contra o leeds e, ambos não tem um poder tremendo de marcação, porém sabem sair jogando muito bem a bola, os outros integrantes do meio campo do city variam, mas são todos jogadores avançados, com mais 2 'atacantes' na frente, que foram Mahrez e Sterlling em um jogo, Mahrez e Grealish em outro.
O que aconteceu nesses jogos e que é algo comum nos times de Guardiola é a infiltração de um dos jogadores de meio campo no ataque, virando realmente um 'falso 9' mas não sendo um jogador parado na frente como o Sylvinho colocada o Renato Augusto... Ou seja, com o time defendendo, serão 4 jogadores no meio, com o time atacando, um dos jogadores do meio avança se infiltrando na zaga adversária e, quem melhor para fazer isso do que o Paulinho?
Quem lembra do Paulinho no Corinthians, pensa nele como um segundo volante, mas basta puxar um pouco na memória que vai lembrar de diversos gols dele chegando na área para finalizar. Nesse tempo de Europa/Ásia, o Paulinho começou a jogar cada vez mais avançado, então acho que seria o jogador perfeito para ser esse jogador de infiltração, fazendo o time não precisar de um camisa 9, jogando com 2 atacantes, sendo eles Guedes e William, e um meio campo sem precisar de um jogador de marcação forte, mas marcando por zonas com jogadores técnicos e que saibam sair com a bola da defesa.
Algumas considerações:
Caso o Corinthians realmente conseguisse trazer um Cavani ou Suarez(o que eu acho muito improvável), teria que jogar com Paulinho, Giuliano e Renato no meio, desses eu só vejo o Renato Augusto jogando como o primeiro homem do meio campo pois ele jogou assim diversas vezes na China, será que não é um desperdício grande colocar ele tão recuado e longe da área?
Vale a pena o Corinthians arriscar de ter um meio campo ofensivo, porém de pouca mobilidade, só para ter um centroavante como um Diego Costa? Acho que o time ficaria muito vulnerável.
Caso achem que vale mais a pena um 4-4-2, eu acredito que o ideal seria o meio com Cantillo sendo um 'fernandinho' no meio, fazendo a saída de bola, preferem outro?
Alguém acredita que o Sylvinho teria capacidade de montar o time taticamente para dar certo uma formação assim? (onde dependeria de muita movimentação e chegada dos meias, com trocas de posições constantes para dar cobertura)
Minha opnião:
Por mais que eu acredite que o Corinthians terá um time muito forte para 2022, vejo esse time com prazo de validade, o jogador mais novo do meio pra frente será o Róger Guedes e ele não deve ficar por muito tempo no Corinthians... Vejo esse time competitivo(do jeito que está) apenas para 2022 e 2023, depois disso a idade vai pesar. Logo, acho que realmente o Duilio está cometendo um grande erro em deixar um técnico limitado que não vai conseguir extrair o potencial desse time no tempo que vamos ter para aproveitar esses jogadores... Nos resta torcer para Tite sair da seleção pós copa e a pressão de ter ele no 'mercado' faça o Corinthians repensar nas escolhas.
em Bate-Papo da Torcida > Corinthians jogando como o Manchester city!

