x

Post de Brendon Pereira Reis no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

#forasylvinho não dá mais, vai queimar o Willian colocou o cara pra acompanhar lateral, se não trocar de técnico já para o próximo jogo pode esquece vaga na Libertadores

em Bate-Papo da Torcida > O porquê de o Corinthians sofrer tanto para passar do meio campo

Em resposta ao tópico:

O porquê de o Corinthians sofrer tanto pra passar do meio campo

Olha o posicionamento dos jogadores. O Corinthians joga em um 4-1-4-1 fixo. Porém, o problema não é a formação em si, mas a maneira como ela é executada na hora de atacar.

No Corinthians, o 4-1-4-1 é praticamente um dogma. O time se posiciona com uma primeira linha de 4 fixa, com um volante a frente, outra linha com 4 jogadores mais avançados, e o centroavante mais a avançado. O grande problema é que quando o time fica estático nesse posicionamento, a saída de bola fica muito previsível, além de prejudicar a criação de linhas de passe.

Imaginem que vocês fossem um técnico e enfrentasse um time com um desenho tático fixo pra atacar, e outro time que variasse mais o posicionamento de seus jogadores; qual adversário seria mais fácil de marcar? Óbvio que o primeiro. Bastaria organizar a equipe de uma maneira que não sofresse em desvantagem numérica em algum setor, e elaborasse uma maneira de recuperar a bola a partir disso. Há várias maneiras de você marcar esse Corinthians atual por causa desse problema. Pode-se marcar pressão, induzindo o recuo ao Cássio, ou um chutão, pra brigar pela sobra; pode-se induzir o Corinthians a um dos lados do campo e fechar o espaço da inversão, encurralando os jogadores naquele setor; e tem uma maneira que eu considero a mais irritante de se assistir, que é deixar a linha de 4 defensiva do Corinthians com mais liberdade, e focar a marcação nos meias e atacantes, para contruir superioridade nesses jogadores. Essa estratégia faz com que o Corinthians fique circulando a bola lateralmente na linha defensiva diversas vezes, até tentar verticalizar para os meias e atacantes, que, na grande maior parte das vezes, ou irão perder ela por estarem cercados por vários jogadores, ou então irão recuar novamente. Essa é a estratégia mais usada pelos adversários do Corinthians, principalmente pelas equipes mais fracas, e sempre surte efeito.

Outro problema que vejo em jogar no 4-1-4-1 fixo, é pela própria estrutura do sistema em si, que é apresentada na imagem. Nesse desenho tático, a equipe sempre tenderá a jogar por fora do bloco de marcação do adversário por um simples motivo: haverá sempre 6 jogadores por fora dos marcadores do adversário, dando opções de passes laterais, e mais 1 volante que também joga por fora. Nessa estrutura, haverá somente 3 jogadores mais infiltrados, dando opções de passes verticais e entrelinhas, que é o passe responsável pelo jogo fluir, quebrando a linhas defensiva adversária. Quando há poucas opções mais infiltradas, o adversário quase sempre se encontrará em vantagem numérica nesses setores, e conseguirão marcar com facilidade quem estiver ali. Por isso o Corinthians toca tanto de lado, e quando tenta verticalizar, o jogador, ou perde a bola, ou devolve ela. Se o Corinthians avançasse mais os laterais, e desse liberdade para os extremos centralizarem, o time aumentaria a quantidade de jogadores no setor de ataque, e também aumentaria as possibilidades de movimentações e infiltrações nesse setor. Outra alternativa, poderia ser utilizar os laterais como construtores por dentro, como volantes, deixando os meias mais infiltrados na defesa adversária, algo parecido com o que o Manchester City faz no sistema 2-3-2-3, que varia pra um 2-3-5 quando o time consegue fazer a transição da defesa para o ataque.

É fato que, no futebol atual, as equipes procuram sempre estudar o adversário e encontrar uma maneira de marca-lo. Jogar somente de uma maneira, facilitará essa tarefa tanto para o técnico, com para os jogadores da equipe adversária. Além de que, jogar com muitos jogadores na linha defensiva e abertos, faz a equipe perder o poder de verticalizar o jogo. É por isso que quase todos os grandes técnicos atuais, fazem o uso de uma saída á 3 ou a 2 na primeira linha, no intuito de avançar com bastante jogadores, e aumentar as possibilidades de jogo por dentro e infiltrações que quebrem o sistema defensivo adversário.

E é disso que o Corinthians precisa há anos: um técnico capaz de trazer aquilo que o futebol atual exige.

Responder ao post do Brendon Pereira Reis

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Fernando

    'A BATALHA DE ITAQUERA: a expulsão dos 300 conselheiros virou o 'grito de guerra'

    Última resposta há 2 minutos por Lucas ¨

    32respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Flávio meu timão

    Diretor informou aos jogadores que salários de maio serão divididos em 6 parcelas

    Última resposta há 17 minutos por Rodolfo Ribeiro

    23respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Joe Doe

    Corinthians faliu em todos os sentidos

    Última resposta há 21 minutos por Rodolfo Ribeiro

    46respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Boa madrugada 🙌

    Última resposta há 25 minutos por Manoel Corinthians

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de LEANdrO D OlivEirA

    OFF:Urgente:intervenção judicial no Vasco e Pedrinho afastado!

    Última resposta há 26 minutos por Manoel Corinthians

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Só raiz assistindo Colômbia x congo

    Última resposta há 28 minutos por Manoel Corinthians

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcos

    Parabéns aos jogadores de Portugal

    Última resposta há 30 minutos por Manoel Corinthians

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Luis Flavio Moraes

    LED Zeppelin é f.oda

    Última resposta há 31 minutos por Manoel Corinthians

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Filipe Silva

    2050 corintianos curtindo esse som na madrugada

    Última resposta há 34 minutos por Filipe Silva

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Feenando de Oliveira

    Messi imitou Ricardinho em 2001 kkkkk

    Última resposta há 45 minutos por Willian Decio Vieira

    52respostas

    acessar o tópico