x

Post de Fabricio no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Ele ficou um tempo bom fora dos gramados, é normal ele também demorar a engrenar novamente!

O povo acha que o cara machuca e vai voltar voando igual quando se machucou Oo

em Análise dos jogos > Sobre o Mateus Vital...

Em resposta ao tópico:

Antes de tudo, quero fazer algumas ponderações: não é uma defesa ao Vital, não acho que ele seja craque, não acho que ele esteja jogando muito, nem acho que ele não possa ser criticado. Mesmo falando isso, sei que vão vir me xingar dizendo que eu estou falando uma dessas coisas... Mas enfim...

Nós vimos com o Mancini que o Vital pode ser um jogador útil e importante. Porém, com o Sylvinho, ele não vem demonstrando o mesmo futebol. Por que isso acontece?

Com o Mancini, o Vital tinha o apoio dos laterais, especialmente do Lucas Piton (que é um jogador mais ofensivo que o F. Santos). O Piton abria pela lateral, gerava amplitude, que fazia com que o time adversário se preocupasse e deixasse 1 jogador cuidando apenas do Piton. Dessa forma, o Vital conseguia dominar com certa liberdade na entrada da área pra bater para o gol (como fez alguns muito bonitos) ou tomar outra decisão.

Porém, isso deixava o time exposto defensivamente, especialmente contra equipes com um ataque veloz pelo lado direito do ataque (esquerdo da nossa defesa).

Sylvinho viu a necessidade de fortalecer a defesa. É uma questão de opção (que, pelo atual momento, acho correta). Por isso, colocou F. Santos preso por aquele setor e Gabriel na 'armação' por aquele lado... Sendo assim, todo lance de ataque do Vital, ele fica contra 2 ou 3 adversários. Repito, não acho que ele esteja jogando seu melhor, mas essa situação complica pra qualquer jogador, ainda mais se for um jogador que está longe de ser craque. Ou que não tem como principal característica o 1x1 (que é o caso do Mosquito, que além de ser excelente no 1x1, tem o apoio do Fagner e hoje do Vitinho, jogadores mais capazes ofensivamente).

E como contornar isso? Na minha opinião, valeria analisar cada jogo individualmente. Um jogo em casa contra o Sport não precisaria de F. Santos preso e de Gabriel 'armando' por ali. Já um jogo no Maracanã contra o Flamengo, precisa.

Mas a conclusão é que acho um pouco injusto esse exagero contra o Vital. Ele mostrou que é capaz de render bem mais, mas está sendo prejudicado pelo esquema. Se colocar Araos, vai dar na mesma. Se colocar Adson ou GP, eles vão buscar menos o meio e mais a linha de fundo, mas continuarão tendo dificuldades sem apoio de pelo menos mais 1 jogador, seja um lateral que abre ou um volante com capacidade de criação.

Espero que nosso time se consolide a ponto do Sylvinho ir soltando, aos poucos, esses jogadores. Com um time maduro dá pra explorar mais a parte ofensiva. E que ele explique isso para o torcedor entender porque o lado esquerdo não rende tanto...

E vai Corinthians!

Responder ao post do Fabricio

Réplicas desse post

Foto do perfil de Vinicius

Vinicius 1.784 posts

@vinizl17 em 24/06/2021 às 21:24

Sim, tem isso também. Mas acho que, infelizmente, o que prejudica mais é a forma de jogo do time (o que não significa que tenha que mudar totalmente só por conta dele)

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    Como o Corinthians se sairia na Copa do Mundo?

    Última resposta há 27 segundos por Gilmar Fubá

    41respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gus Ortiz

    Olha os holandeses!

    Última resposta há 28 segundos por ROSANA RSN

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Neves Neto

    Para o ódio de alguns

    Última resposta há 36 segundos por Fabio francisco barbosa dos prazeres das chagas

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Frederico Henriques

    Mbappe sobre bets

    Última resposta há 2 minutos por Paulo Aquino

    18respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de SCCP FIEL

    Diretora da Fifa elogia nossa torcida; veja!

    Última resposta há 2 minutos por Fabio francisco barbosa dos prazeres das chagas

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Magno Amoreira

    Miguel Moscardo

    Última resposta há 2 minutos por Renato Takacs

    25respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Caio Rufino

    Como é bom ver o Vini Jr. Ali todo enfiado no meio

    Última resposta há 3 minutos por CORINTHIANS DA SILVA

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corinthians minha vida

    Corinthians não pode atrasar salários nessa etapa

    Última resposta há 4 minutos por Daniel F L

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Victor P.

    Quero ver contra a França

    Última resposta há 4 minutos por ROSANA RSN

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Cássio mandrake

    Dodóis vs emocionados

    Última resposta há 5 minutos por Maltkvski Pietrovski

    10respostas

    acessar o tópico