x

Post de ~BiLL~ no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Nostalgia boa! Nossa que tempo maravilhoso

em Bate-Papo da Torcida > Corinthians campeão do IV Centenário - 06 de fevereiro de 1955

Em resposta ao tópico:

Mais um pouquinho da história do nosso Coringão (:

São Paulo, estádio do Pacaembu - 06 de Fevereiro, 1955

O Campeonato Estadual de 1954 despertou grande interesse em todos os clubes de São Paulo. Afinal, aquele era o ano do IV Centenário da Cidade de São Paulo. O Paulista só começou em Agosto de 1954 e terminaria em Fevereiro de 1955.

O primeiro jogo do Corinthians ocorreu no dia 14 de agosto: vitória de 1 x 0 sobre o Ypiranga, gol de Luizinho.

Dentre as vitórias do Timão, algumas merecem destaque: 6 x 1 na Ponte Preta; 4 x 0 no São Bento (São Caetano); 5 x 0 no Noroeste; 2 x 1 no São Paulo.

Na briga pelo título, os 4 grandes (Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos) estavam lutando em busca da liderança, pela conquista do título do IV Centenário. Porém, nas rodadas finais, apenas Corinthians e Palmeiras tinham chance de conquistar o título histórico.

No dia 6 de fevereiro, penúltima rodada do Campeonato Paulista de 1954 (disputada em 1955), os dois times entraram no Pacaembu para decidir quem seria o Campeão do Centenário. Desde muito cedo, o movimento na cidade era grande, pois todos queriam acompanhar a grande final.

Para o Corinthians, campeão do Centenário da Independência em 1922, bastava o empate para assegurar o título. Ao Palmeiras, só a vitória interessava. E esse título, assim como o de 1922, valeria por 100 anos.

'Aos 9 minutos Luizinho Cabeceou e Gooooooool! Gol de Luizinho para o Corinthians, fazendo delirar a torcida corintiana que se movimenta em grande número nas dependências do Estádio do Pacaembu. Um para o Corinthians, zero para o Palmeiras'.

A partir daí, o Timão armou uma retranca e o goleiro Gilmar foi quem garantiu o resultado. Mas no segundo tempo, o Palmeiras com gol de Nei consegue o empate, aos 6 minutos.

Segundo depoimentos, o jogo ficou dramático até o juiz uruguaio, Esteban Marino apitar o final do jogo. Festa alvinegra no Pacaembu. O Corinthians era Campeão do IV Centenário. A torcida invadiu o campo para comemorar junto com os jogadores o título Centenário. Que demais esse dia!

O Goleiro Gylmar disse:

'Seria uma decisão como outra qualquer, mas com a diferença de que essa valia o título do Centenário de São Paulo. O Corinthians tinha a vantagem do empate, mas encontrou um adversário difícil. O jogo foi duro e bastante disputado. Logo no início fizemos 1 a 0. Depois, o Palmeiras reagiu e empatou. A partir daí, seguramos o resultado e fomos campeões. Todos queriam esse título, pois quem ganhasse ficaria com a glória para os cem anos seguintes.'

Orientado por um 'amigo' pai de santo, (ele disse que o Palmeiras só seria campeão se usasse uma camisa azul e não verde.) O presidente palmeirense, Byron Giuliano, mandou o time entrar em campo com camisas azuis ao invés de verde para tentar a sonhada vitória e sagrar-se então Campeão. Mas, não adiantou nadica de nada.

Luizinho 'O Pequeno Polegar' em uma entrevista, descreve que o Corinthians entrou primeiro em campo (2 ou 3 minutos antes), disse que o time estava muito agitado, afinal de contas a partida valia o título do IV Centenário. 'Quando nós vimos o Palmeiras entrar em campo, o Palmeiras não entrou com aquele verde que realçava. Ele entrou com uma camisa azul, uma camisa berrante azul. Aquilo parece que esfriou o ânimo de nós, jogadores de bola. Eu não via o Palmeiras com aquela camisa verde, com aquela garra.' O Corinthians começou o dérbi vencendo com gol de Luizinho já aos 10 minutos do primeiro tempo, mas cedeu o empate no segundo tempo, gol esse, muito contestado pelos jogadores do Corinthians, pois houve lance de falta no goleiro Gylmar e o juiz deu continuidade na jogada, validando o gol do Palmeiras.

Na última rodada, disputada no dia 13 de Fevereiro, coube ao São Paulo entregar as faixas de Campeão aos jogadores do Coringão. O Timão retribuiu o favor, lógicooooo! Metemos 3 x 1 como agradecimento. Obrigada, de nada. Hahaha

Com a conquista do título de 1922 e 1954 (1955) o nosso Corinthians se tornou então, o 'Campeão dos Campeões' do Centenário, dizem que foi um título que teve a importância de um Mundial na época, guardadas as devidas proporções.

A conquista do Campeonato Paulista do IV Centenário, foi um dos mais importantes da nossa história, coroando uma das gerações mais vitoriosas do Timão. Em cinco anos fomos campeões de três torneios Rio-São Paulo (1950,1952 e 1953) e três Paulistas (1951,1952 e 1954).

Time que entrou em campo em 1954: Gylmar; Homero, Olavo; Idário, Goiano, Belangero; Luisinho, Rafael; Simão, Claúdio e Baltazar. Técnico: Oswaldo Brandão.

É CAMPEÃO!
67 anos se passaram e a história está aqui, viva e sendo lembrada sempre. (66 anos que conquistamos o Título do IV Centenário e 67 anos do início do Paulista.)

Parabéns Corinthians do nosso coração!

Vai, Corinthians! (:

Responder ao post do ~BiLL~

Réplicas desse post

Foto do perfil de Flávia

Flávia 37.557 posts

@flavia.sccp em 08/02/2021 às 18:20

Tempo bom demais...

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Wildem Oliveira

    Tio, o que é fatal fans?

    Última resposta há 2 minutos por Fábio Franco

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Sidnei Jorge

    Argélia x Áustria

    Última resposta há 3 minutos por Luan Rodrigues

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Celso Ricardo Cortenove

    Kkkk Que goleiro

    Última resposta há 3 minutos por Zebedeus .

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Crazy Gavião

    O patrocínio da Fatal Fans é o principal problema do Corinthians?

    Última resposta há 10 minutos por Jack Luiz

    33respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Mathiers

    Fatal Fans não cabe no Corinthians

    Última resposta há 10 minutos por Luke Skywalker

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de sabio SCCP

    Rivais assinando com ML shopee nubank já nós com job, e mts apoiando ainda

    Última resposta há 11 minutos por Daniel Soares

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    "Quem torce para o Messi é vira lata, vou torcer para o CR7"

    Última resposta há 11 minutos por Vitor Ramos

    22respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Anão Ramalho

    Portugal, Alemanha e Espanã

    Última resposta há 11 minutos por Jordan Marques

    19respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Celso Ricardo Cortenove

    Portugal x Colômbia

    Última resposta há 12 minutos por Pedro Gomes Martinez

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de AMIN IBN CHAHRUR

    Argentina : como pode?

    Última resposta há 13 minutos por Jack Luiz

    10respostas

    acessar o tópico