x

Post de Abner no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Bela análise, amigo. Vai fundo que tu tens talento.

em Análise dos jogos > Analise do Guarani

Em resposta ao tópico:

Como parte de uma estratégia de estudos que criei para esse ano, venho analisando jogos como se estivesse trabalhando no clube e gerando assim, uma 'experiência ' diferente enquanto as oportunidades dentro dos clubes (já que é muito mais difícil entrar no futebol vindo da Faculdade, por melhor que ela seja) não aparecem!

Um dos times que resolvi analisar foi o Guarani, a dificuldade para achar jogos deles foi limitador, por isso me abracei ao jogo justamente contra o Corinthians.
De quinta até hoje assisti o jogo ao menos 1x por dia, a fim de entender o que é esse time e onde podemos atacar já que a primeira impressão do jogo foi a de que não criamos muito.

Primeiro ponto a se analisar é que foi falta no Boselli no lance do gol, logo ele não deveria ser validado. Porém tivemos uma certa dificuldade para sair da pressão deles em determinado momento do jogo de ida porque disputávamos muito no confronto físico (muito porque a grama estava mais alta do que na arena e não foi muito irrigada, deixando a bola lenta) e é algo que não levaremos vantagem contra a maioria dos sulamericanos, nosso time tem como perfil ser mais técnico e menos forte fisicamente. Logo o primeiro passo para conseguir ir bem amanhã é acelerar o passe (diferente de ter pressa) fugir do contato e decidir o que fazer antes do contato chegar.

Outro ponto observado, foi a pressão estabelecida pelos jogadores de meio campo nos nossos jogadores por dentro. Luan é um jogador que se da melhor em jogos reduzidos com apoios perto sempre, para tabela, terceiros homens e outros comportamentos, Janderson e Everaldo são jogadores que são melhores quando tem espaço para driblar e conduzir, algo que o Guarani pouco concedeu no jogo, outra vantagem que a presença dos dois pode causar são as bolas em profundidade do Cantillo. Mas com a pressão esse passe sai mais 'quebrado'. No jogo de amanhã, Luan vai precisar de alguém para se relacionar, e esse cara pode ser o Pedrinho, tirar os dois homens de velocidade pode ser arriscado, mas se o jogo se desenhar como a ida, Mateus Vital pode ser mais interessante do que o Everaldo. Pedrinho ainda tem o diferencial que não estamos tendo, tem bom chute média e longa distância. Janderson deve entrar no segundo tempo, é o mais intenso e se pegar a defesa mais desgastada pode ser fatal. O Guarani venceu o primeiro, mas demonstrou caminhos para que a gente ataque, podiamos ter voltado de lá com um bom resultado e nem fizemos um bom jogo. Se jogar bola amanhã, não há duvidas.

Nessa imagem destaco em vermelho setores que precisaremos melhorar para amanhã ser mais dinamico por dentro com Luan, Pedrinho e Everaldo para o drible e velocidade, ou Vital para ser mais um armador. E explorar melhor a linha de fundo com Fagner e Piton. Muito importante também, os 3 meias e o Boselli se posicionarem bem no entrelinhas para que Cantillo tenha esse número de opções de passes para frente. Quanto mais sobrecarregar o último terço, mais dúvidas vão surgir e mais espaços abrem.

Aqui destaco a importância desses 3 jogadores estarem próximos, já que nenhum deles percorrem distâncias grandes em sprints de alta velocidade e são jogadores muito técnicos, deixar com que fiquem próximos é essencial para o perde-pressiona e também para as tabelas entre eles, essa zona é a essencial de amanhã. Se o entrelinhas por dentro funcionar, vai causar estragos ao Guarani e abrirá espaço para Piton e Fagner pelos lados.

Amanhã é um jogo de xadrez misturado com uma luta de boxe, tem que saber onde atacar, entender as peças que tem que ser protegidas, agredir o último terço como se fossem Jebs de desestabilização e amassar quando tiver nas cordas.

Não adianta só ganhar! Amanhã tem que engolir.

Bom jogo a todos!

Responder ao post do Abner

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Matheus Assumpção

    Postura invejável do Atlético de Madrid

    Última resposta há 59 segundos por Cavalinho du Corinthians

    19respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Memphis Depão

    ENQUETE: Quem será o artilheiro dessa Copa do Mundo?

    Última resposta há 1 minuto por Douglas Nunes

    10votos

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de marselo

    ENQUETE: Quem foi melhor no Corinthians?

    Última resposta há 2 minutos por Carlos Augusto

    136votos

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Dounpe x

    Se o Messi fizer uma assistência nesta copa (off)

    Última resposta há 2 minutos por Cássio mandrake

    19respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Kimbo Badd

    E essa dos Enzos apagando a história kkkkkkkkk

    Última resposta há 3 minutos por Gumercindo Aguiar

    62respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Flávio meu timão

    Diretor informou aos jogadores que salários de maio serão divididos em 6 parcelas

    Última resposta há 4 minutos por Fábio Corinthiano

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Feenando de Oliveira

    Messi imitou ricardinho 2001 kkkkk!

    Última resposta há 5 minutos por Luciano Gomes

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fala Timao

    Saudosismo é doença

    Última resposta há 6 minutos por Sandra Lima

    31respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de André Moretti

    Como do mundo sua linda

    Última resposta há 8 minutos por F. FZZ

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Chato do Forum

    O Pessoal está descobrindo agora que os jogadores do Pep Guardiola são apenas Robôs

    Última resposta há 8 minutos por Sandra Lima

    21respostas

    acessar o tópico