x

Post de Guilherme no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Infinitamente melhor que muita análise de especialistas das redes de televisão por ai, excelente visão de jogo você tem rapaz. Parabéns

em Análise dos jogos > Uma análise tática do primeiro jogo do ano

Em resposta ao tópico:

Salve, nação!

Acho que o que mais marca a chegada do Tiago Nunes é o fato do estilo de jogo dele contrastar muito com o que a torcida se acostumou a ver na década passada (com exceção de 2015), mas até hoje não tinha aparecido uma oportunidade de realmente ver o trabalho dele. Chegou o dia e, como esperado, ficaram claras as intenções do treinador:

Tratemos, em primeiro lugar, do mais notório: o sistema de marcação. O Tiago, nesse quesito, segue a escola de Jurgen Klopp e aplica algo que o alemão chama de 'gegenpressing'. Mas, afinal, o que é esse tal de 'gegenpressing'?

Em tradução literal, ele significa 'counterpressing' ou 'contra pressão'. É uma tática de defesa que consiste em aplicar pressão máxima com muita agressividade em cima do portador da bola, buscando recuperar a posse desta o mais rápido possível. O primeiro jogo do Corinthians no ano mostrou muito bem esse sistema, com as linhas de pressão sempre estando muito altas. Vamos, então, ver exemplos e comparar esse primeiro jogo com o trabalho do Klopp na Inglaterra.

Corinthians:

Liverpool:

Além da marcação, a tática do novo treinador consertou o grande problema de saída de bola do ano passado. Antes, havia um claro problema de comunicação entre os setores de defesa, meio e ataque pela falta de jogadores que fizessem a 'cola' entre eles. O papel de fazer a saída e entregar a bola pros volantes no ano passado era do Manoel, pra se ter ideia. O que o Tiago Nunes fez? Muito simples, na verdade: ele apresentou ao time um conceito chamado de 'quarto zagueiro'.

O 'quarto zagueiro' é assim chamado porque, até a década de 40, jogava-se com três jogadores de defesa. A necessidade de reforçar o setor, então, fez com que a maioria dos técnicos recuassem um armador pra zaga. O 'quarto zagueiro', portanto, é essencialmente um defensor com maior capacidade de passe. As duas peças que fizeram essa função no jogo de hoje, Pedro Henrique e Avelar, muitas vezes jogaram na mesma linha dos volantes por causa disso. Pode-se ver isso claramente nessa foto, que mostra o Pedro Henrique jogando ao lado do Camacho e se mantendo a frente da linha do meio enquanto o Gil é o único que se mantém fora da jogada:

Algo muito marcante que reitera esse conceito é que, dentre todos os gritos e berros que o Tiago Nunes deu da beira do campo, um dos mais frequentes foi 'pra frente, Avelar!', pedindo justamente pra que ele se aproximasse do meio.

Também serve como 'cola' entre a defesa e o meio o primeiro volante (função exercida por Camacho e Gabriel), que na sua função defensiva é livre pra se movimentar e ajudar a fazer a pressão em qualquer lugar do campo mas principalmente nas laterais, como fica claro nessa foto que mostra o Gabriel indo pra longe da posição dele só pra dar suporte ao Sidcley:

Já a conexão entre o meio e o ataque fica por conta do segundo volante, que age como um maestro ou, usando a mesma expressão que o Cantillo usou pra se definir, um 'doble cinco'. Ele precisa ser extremamente versátil, sendo capaz de ditar o ritmo do jogo por conta própria enquanto também faz infiltrações rápidas e se coloca como opção pra finalizar uma jogada (temos grandes exemplos de jogadores assim na última década no Corinthians, como o Elias em 2015 ou o Maycon em 2017). A grande queda no segundo tempo se deve quase toda ao fato de que o substituto do colombiano tem características totalmente diferentes e não é natural dessa função.

Quando existem esses jogadores conectando os setores, não é nem necessário orientar os jogadores pra que as linhas fiquem próximas porque elas já ficam próximas por conta própria. De qualquer forma, é sempre bom apontar que essa proximidade de linhas foi o grande fator que diferenciava o Corinthians do resto tanto em 2015 quanto em 2017 (como dito pelo Tite e, depois, pelo Carille). Essa proximidade também permite mais formas de movimentação e o maior exemplo disso hoje foi que tanto Boselli quanto Gustagol raramente se mantiveram fixos na área e muitas vezes nem eram os mais avançados do time. Também permite que o jogo seja mais objetivo e dá espaço a passes mais verticais, algo que não acontecia no ano passado porque a defesa ficava a anos-luz de distância do resto (quem não lembra do eterno toca-toca na zaga que nunca dava em nada?)

Outra cobrança do Tiago (novamente, aos berros) foi 'toca baixo, toca baixo', o que já mostra uma diferença do jogo de chutões e 'manda esse tijolo pra frente e reza pra cair no Gustagol' do ano passado. Além disso, como já se esperava pelos treinos, cada jogador procurava dar no máximo dois toques na bola.

É só o primeiro jogo, mas já deu pra ver claramente o estilo do Tiago Nunes e o que ele quer do time. É um estilo de jogo muito intenso, dinâmico, exigente fisicamente e ao mesmo tempo que empolga, também preocupa pela possibilidade de lesões (principalmente levando em conta que, como deu pra ver, muitos dos reservas não empolgaram muito).

Resta ver o que acontece no resto do ano.

Responder ao post do Guilherme

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de João Carlos Correia

    Doutor Sócrates, definitivamente, não era um "parça do Neymar"

    Última resposta há 6 minutos por Marco Antônio

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Haniel Sousa

    Esse negao do Japão

    Última resposta há 9 minutos por Allan Jones

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de John Titor

    Ou seja.. Ganhamos de 2 seleções que não vão nem classificar entre os 32? Confere produção?

    Última resposta há 10 minutos por Marcello K.

    25respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Arthur Kurai

    Sou japonês, mas vou torcer para o Brasil

    Última resposta há 10 minutos por Edison Santiago

    12respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Sandra Lima

    Organizadas do Corinthians marcam presença na Copa do Mundo

    Última resposta há 14 minutos por CRIATIVOS PERSONALIZADOS

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Caramelo Coringão

    O clube mais citado na Copa até aqui

    Última resposta há 18 minutos por Thiago Sccp

    22respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corneta .

    Qual o nome do filme?

    Última resposta há 18 minutos por Azazel Zel

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Bruno Vinicius

    Off Topic - Isso é uma vergonha

    Última resposta há 25 minutos por José Oliveira

    50respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Eduardo da Silva

    CazéTV - Esta ruim a transmissão?

    Última resposta há 25 minutos por T-gerg

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Thiago Sccp

    Brasil nas oitavas. Rumo ao hexa

    Última resposta há 26 minutos por Azazel Zel

    13respostas

    acessar o tópico