Anisio Molim
Olha eu concordo com você, mas, não utilize erroneamente a palavra volante, porque aqui no futebol brasileiro, interpretam isso como um cara fixo na linha de meio campo, por isso é que essa palavra fiucou estigmatizada pejorativamente, e que em algumas épocas começaram chamar de brucutu, porque os técnicos anômalos, queria essa figura somente para giuardião de zaga. Ora! Isso é trabalho para um 3º zagueiro e não volante.
Meio campista, não é para estar fixo e sim para se mover, para construir, para armação de jogadas, para sair com a bola, para dar apoio ao ataque, para ser atacante quando surge a oportunidade, para preencher os espaços vazios, para apresentar-se ao jogo, e não para ficar fixo como são os volantes aqui no Brasil, mesmo o segundo volante, tem funções fixas aqui nesse futebolzinho de merda.
Trago na discussão o exemplo de Biro Biro, que jogava numa partida, em todas as funções do meio campo e ataque, sendo o 1º homem do meio campo, até o último do ataque, ele era um center-alf, como se dizia nas antigas. E foi o carregador de piano por vários anos que esteve no Corinthians.
Pra mim meio campistas como modelo foi o Biro Biro, já era moderno antes da modernidade.
em Bate-Papo da Torcida > Mateus Vital de segundo volante
Em resposta ao tópico:
Estou vendo muita gente criticando o Pedrinho por ele não esta jogando bem pelo meio, pra mim um dos culpados do Pedrinho não esta bem e nossa dupla de volante que não cria nada e tem dificuldade de toca a bola, o Vital tem características pra ser um segundo volante construtivo por ele ter um bom passe e ser um jogador que gosta de joga com a bola nos pés só que ele fica muito travado no lado direito, talvez se ele fosse recuado um pouco podia faze a função que o Maycon fazia, que o Gerson faz no Flamengo hoje basta ser testado, uma certeza eu tenho que pior que esta não fica por que o urso se mostra um jogador horrível grosso sem velocidade que não joga com a bola no pé.