x

Post de Miguel no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

úParabéns mano chao, gostei do nome e do texto.

Esse lance de ficar pedindo saída do treinador e questionar usando a muleta da filosofia de jogo pra contestar é barbaridade!

Cabe ressaltar aqui que o time desse ano até tem potencial pra jogar da forma como mencionou no final do texto, porém não sei o que se passa com os jogadores que não conseguem se entrosar, parece, estranho pois o time sempre teve muita identificação de grupo.

Seja lá o que for espero que se resolvam e joguem uns pelos outros. Ser cirúrgico no contra-ataque, último passe e finalização requer amizade, prazer de jogar juntos!

em Bate-Papo da Torcida > Retranca vitoriosa desde 2008?

Em resposta ao tópico:

Salve, nação corinthiana! Apesar de acompanhar o fórum desde 2016, esse é o meu primeiro tópico.

Vejo que ultimamente uns dos debates frequentes vem sendo sobre o estilo de jogo do time esse ano, ser o estilo de jogo que levou nosso time ao topo do mundo desde 2008. Eu considero isso uma falácia, irei pontuar sobre os anos e deixar vídeos de jogos que comprovam que esse estilo de jogar por uma bola, recuar todo mundo ao fazer gol e se trancar lá atrás dentro e fora de casa não tem nada a ver com o estilo que estamos praticando desde 2008.

2008 - Depois de anos passando perrengue na defesa, Mano Menezes com a vinda de William e Chicão e mudança no esquema arruma o setor defensivo, além disso já começa ser implantado a ideia do time atacar com apoio chave do segundo volante, sempre saindo rápido em contra-ataque e buscando construir jogadas pelo meio. Com a chegada de Douglas e Elias no segundo semestre, time passou a manter mais a posse de bola no campo ofensivo. Não fazia um gol e recuava como hoje em dia, trocava muitos passes e jogava sempre em busca da vitória:

2009 - Com a chegada de diversos reforços ao invés de se agarrar ao esquema de 2008 (já bem adaptado ao clube), Mano Menezes buscou extrair o melhor do time: 3 atacantes, um meia ofensivo e um segundo volante que vai muito ao ataque, fora do lateral-esquerdo dobrar sempre com o atacante naquela ponta. Na minha opinião melhor time que tivemos (inclusive melhor que em 2015), quando jogou com o time titular valendo ganhou de todos os adversários, costumava iniciar o jogo já pressionando e mantinha pressão alta em determinados momentos, costumava buscar sempre o segundo gol antes de montar o contra-ataque. Nunca vi esse time ficar um jogo sem chutar no gol, ou atrás só esperando sem atacar. Prova viva disso é a final da Copa do Brasil 2009, começou os dois tempos em cima e fez 2x0 contra o bom time do Internacional:

2011 - Aqui começou a formação de um time cascudo, sendo construindo em meio a turbulências e sem o famoso 'grande craque'. Tite aqui buscou manter a defesa estável, e aos poucos foi armando o meio-campo que foi peça chave nessa campanha, desafogando o jogo e decidindo jogos complicadíssimos. Também não era um time que ficava lá atrás sem atacar, quando fazia gol não colocava o mundo atrás da bola e muitas vezes ampliava o placar. Além da memorável goleada no SPFW.

2012 - Como falei time cascudo, acostumado com pressão e decisão, com reforços pontuais Tite apenas aprimorou o que tinha disponível e deu maior rotatividade ao meio-campo/ataque, jogando na reta final da Libertadores sem centroavante de ofício. Era um time que segurava o resultado e tentava contra-atacar fora de casa, mas se impunha do meio pra frente jogando em casa, também não recuava e parava de jogar após fazer o gol, prova disso é a própria final da Libertadores. Um jogo que gosto de relembrar é o que vencemos o Atlético-MG em casa no Brasileirão, estávamos nos preparando para o mundial e foi um dos poucos jogos que jogamos pra valer contra o melhor time do campeonato naquele momento, e vencemos jogando em cima.

(Uma qualidade pouco lembrada desse time era a saída de bola de pé em pé a partir da defesa, muitos poucos chutões)

2015 - Após saída em baixa, Tite se reciclou e montou um Corinthians voando. Mudou o esquema para 4-1-4-1 e fez o time com praticamente os mesmos jogadores de 2014 mudar de patamar, triangulações, saída de bola rápida, poucos cruzamentos e mais passes de construção de jogadas de ataque e além de uma defesa sólida, um contra-ataque mortal. Já contra o Once Caldas o Corinthians passou um rolo compressor, time só desandou no início do Br e Libertadores por problemas de salário, após resolver isso voltou a voar. Fazer um gol e retrancar? Não! Jogar só por uma bola? Também não! Muitos falam do Flamengo 2019, mas esse time do Corinthians foi campeão incontestável, melhor campanha dos pontos corridos até hoje. E era isso que o time fez no jogo mais importante do campeonato:

2017 - Após um ano conturbado, muito questionado Carille assume o clube e não promete muito. Porém, o que ele promete ele cumpre. Sabendo aproveitar o que de melhor tinha de 2016, e com reforços pontuais para o time titular armou um dos melhores times defensivos do século no Brasil. Defensivo não significa abdicar de jogar, e sim ser cirúrgico nas oportunidades que tem sem ficar levando sufoco. Esse time poucos falam, mas foi o que mais trocou passes no Brasileirão, além de ter um aproveitamento incŕivel em finalizações. Grande parte dos gols construídos pelas laterais, poucos cruzamentos, muitas jogadas rasteiras de fundo que contavam com além dos pontos e centro-avante a presença do segundo volante no campo de ataque. Na grande maioria dos jogos iniciava em cima, abria o placar e depois segurava e fazia mais gols, não abria mão de jogar futebol, buscando gol até o final do jogo.

Enfim não coloquei outros anos, pois, esses foram os mais importantes da nossa filosofia desde 2008. Fica aí a questão, o que praticamos hoje é essa filosofia? Muito toque de bola, triangulação, construção de jogo desde o ataque, variando e meio e lateral a depender das peças? Não! Então, isso não pode ser usado como muleta para justificar o desempenho do time, pois, o que está sendo aplicado é longe do que nosso time produziu nesses últimos anos.

Responder ao post do Miguel

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Caramelo Coringão

    O clube mais citado na copa até é aqui

    Última resposta há 35 segundos por JULIO M. F. DE MELLO

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Bruno Vinicius

    Visita nosso fregues e pai dos porco

    Última resposta há 36 segundos por Manoel Corinthians

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Timones

    Parem de idolatrar o Casagrande, esse é um lixo

    Última resposta há 2 minutos por Eduardo

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gavião Mascote

    Café do setorista é um dos caras mais inteligentes do YOUTUBE

    Última resposta há 2 minutos por Eduardo

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Luis Henrique da cunha santos

    Ryan Mostra como o Raphinha é Fraco

    Última resposta há 3 minutos por Phil Corintiano

    28respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kaua

    Off-Viram o preço do GTA 6?

    Última resposta há 3 minutos por Matheus Braga

    31respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Corinthians minha vida

    Corinthians não pode atrasar salários nessa etapa

    Última resposta há 4 minutos por Roberto Dias

    29respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Ezequiel Wailer

    🚨 SAFiel tem mais Assinaturas que o Sócio Torcedor

    Última resposta há 4 minutos por Alexandro de Jesus

    12respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Magno Amoreira

    Miguel Moscardo

    Última resposta há 5 minutos por Luiz Fernando Balestrero

    40respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de SCCP FIEL

    Diretora da Fifa elogia nossa torcida; veja!

    Última resposta há 7 minutos por João Victor Souza de Lima

    9respostas

    acessar o tópico