x

Post de Rafael no fórum "Off topic" do Meu Timão

Sensacional o tópico deveria chegar isso na CBF nosso campeonato nacional e sul americano beira amadorismo

em Off topic > (OFF) A padronização nas ligas

Em resposta ao tópico:

O diretor de marketing da lá Liga, Melcior Soler, disse: 'Os clubes entendem que se a transmissão for melhor, nós ficaremos mais valiosos. Não é só televisão'

Percebeu que em todas as camisas na lá Liga e na Premier League a fonte usada nos números e nos nomes são iguais entre os times? Se você assiste a esses campeonatos desde pelo menos 2017, você já deve saber porque, já que é algo bem óbvio: da para tirar de letra que é por causa do regulamento.

A padronização é algo surpreendentemente importante para ligas como essas. Na lá Liga ou na EPL, o dono do show é o próprio campeonato. Quem detém os direitos de imagem do campeonato é a própria liga (no brasileiro os clubes que vendem seus próprios direitos de imagem), então eles recorrem a maneiras de 'padronizar' toda a imagem do campeonato ao seu gosto, para fortalecer a identidade da liga, torná-la facilmente identificável e promover a marca. Isso vai do placar na televisão à cor da grama do estádio. Isso pode ser decisivo para a escolha de que jogo o telespectador irá assistir, já que a lá Liga compete com outras competições no mesmo horário. Nesse fio eu vou mostrar algumas das exigências que a lá Liga faz aos clubes.

A lá Liga tem mais de 100(!) regras sobre o assunto. Vamos ver algumas delas(as principais):

>Grama extremamente verde e bem feita

Cuidado com a grama aqui no Brasil é opcional, na lá Liga é obrigatório e quem desobedecer o regulamento é punido. A lá Liga entende que o espectador, no estádio ou na televisão, vê a grama 100% do tempo e portanto ele deveria ver a grama de melhor qualidade possível: de verde extremamente forte, de 20 a 30 milímetros de altura.

>A venda ingressos devem priorizar onde a câmera alcança.

Segundo Melcior Soler, jogos que aparentam vazios afastam telespectadores, que por não perceber uma boa atmosfera no estádio, deduzem que o jogo não é importante e trocam de canal. Para evitar isso, a lá Liga exige que os primeiros ingressos a serem vendidos sejam de setores onde a câmera alcança durante a partida. Desse jeito, por exemplo, um Maracanã do Fluminense com 20 mil pessoas assistindo não aparentaria vazio como no jogo de hoje contra o CSA, mas sim cheio e disputado. Para isso, os clubes espanhóis podem até realocar torcedores de setores inteiros em cima da hora para 'maquiar' o estádio.

>A tipografia das camisas tem que ser iguais, rígidas regras com os patrocinadores.

Isso já é algo antigo na Premier League e chamou a atenção da lá Liga por um motivo: É publicidade da liga nas camisetas de time mais vendidas do mundo. Criando uma identidade própria, pessoas saberão identificar de qual campeonato pertence o time. Apenas o reconhecimento é algo puta importante no meio da publicidade. Não é só um Badge da lá Liga na manga que faria alguém identificar o campeonato, mas também a fonte com que se escreve o nome e o número de um ídolo nas costas. Juntando isso as rígidas regras de patrocínio(limitam o tamanho e regulam a posição do patrocínio na camisa, além da quantidade de marcas), os uniformes são 'obrigados' a serem bonitos. Isso também faz com que o telespectador sinta que está assistindo entre clubes organizados, de alto nível. Passa uma boa imagem, digamos assim.

>Economia de tempo
O telespectador odeia demoras. Desligam a TV, mudam de canal se o jogo não tiver acontecendo. Para isso, a lá Liga também pune os clubes por mínimos detalhes: Reposição de bola demorada dos gandulas, o tempo para reiniciar o jogo após a comemoração do gol, etc: Por exemplo, anunciantes podem levar no máximo 15 segundos para anunciar e celebrar um gol no estádio.

Esse esforço todo não serve apenas para prejudicar os clubes e favorecer a Federação de Futebol, muito pelo contrário, fortalece todos os clubes do campeonato. Os direitos de imagem do campeonato são distribuídos igualmente para todos os clubes participantes, e eles recebem um bônus proporcional a sua colocação na tabela, além de um bônus em relação à audiência que seus jogos trouxeram. Como essas regras visam tornar o campeonato mais 'assistivel', a audiência aumenta, e a imagem do campeonato vale cada vez mais. Emissoras de TV estariam cada vez mais dispostas a pagar mais pelos direitos da lá Liga, logo os clubes se beneficiam diretamente disso.

Com todas essas regras, mesmo que o jogo fosse CSA x Avaí, você teria uma boa percepção do jogo e assistiria sem regretar. Talvez seja essa a diferença entre um campeonato que prioriza apenas realizar jogos, como o Brasileirão, e um campeonato que prioriza fazer um espetáculo para os telespectadores e atrair público, como a lá Liga. Uma visão que prioriza a comercialização do campeonato, para se destacar no mercado, acaba valorizando muito mais os clubes do que 15 patrocinadores na camisa.

Responder ao post do Rafael

Réplicas desse post

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Thiago Augusto

    Vamos falar do Douglas Santos ou ainda é cedo?

    Última resposta há 5 segundos por Corneta .

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Anderson Seixas

    Porque você torce pra seleção brasileira?

    Última resposta há 1 minuto por Victor P.

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cássio mandrake

    Dodóis vs emocionados

    Última resposta há 1 minuto por Eduardo

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Luis Henrique da cunha santos

    Ryan Mostra como o Raphinha é Fraco

    Última resposta há 1 minuto por tio do sonho

    24respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Frederico Henriques

    Mbappe sobre bets

    Última resposta há 2 minutos por Ramon Santana

    20respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Caio Rufino

    Como é bom ver o Vini Jr. Ali todo enfiado no meio

    Última resposta há 2 minutos por Ricardo da Silva

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de San George

    Identifiquei os motivos que fazem os bobões torcerem contra a Seleção

    Última resposta há 3 minutos por Corneta .

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Véi Mofado

    Pergunta sincera para os brasileiros que torcem pra argentina

    Última resposta há 3 minutos por Ricardo da Silva

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Bruno Vinicius

    Off Topic - Isso é uma vergonha

    Última resposta há 4 minutos por Adriano Moraes

    23respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Felipe Costa

    A felicidade do craque contagiou

    Última resposta há 6 minutos por Francisco Nascimento Junior

    9respostas

    acessar o tópico