x

Post de Renato no fórum "Off topic" do Meu Timão

Democracia Corintiana não tem nada a ver com a esquerda, que também não luta pelos pobres, negros e sei lá mais o que. Tudo isso é só uma narrativa. E o governo militar não tem nada a ver com a direita. Não tem nada a ver uma coisa com a outra.

em Off topic > Corinthians explicado para torcedores modinha

Em resposta ao tópico:

Corinthians explicado para torcedores modinha.

'O Corinthians vai ser o time do povo, e o povo é quem vai fazer o time'

A frase do alfaiate Miguel Battaglia profetizou, talvez, o que viria a ser a grande essência do Sport Club Corinthians Paulista: do povo, para o povo e com o povo.

Fundado por cinco trabalhadores no bairro operário do Bom Retiro, já em 1915 o Corinthians se posicionou contra o elitismo e o racismo da Liga Paulista, e lançou o seu lendário uniforme preto com listras brancas.

Nos anos 60, um grupo de jovens se organizaram para derrubar um ditador que estava à frente do clube, fundando o que viria a ser a maior torcida organizada do Brasil: a gaviões da Fiel, que nunca deixou de cumprir o seu papel de agente fiscalizador e social dentro e fora dos estádios.

Na década de 70, uma faixa com os dizeres 'Anistia ampla, geral e irrestrita' foi esticada nas arquibancadas do Morumbi pela torcida do Corinthians, em apoio aos exilados pela ditadura militar.

Na década de 80, um grupo de jogadores liderados pelo ídolo Sócrates passaram a decidir tudo através do voto mesmo diante de um regime militar, por meio do movimento conhecido como Democracia Corinthiana. O movimento ganhou o país, que clamava pela reabertura democrática.

Com as mudanças que ocorreram ao longo das décadas, elitização dos estádios, ingressos caros e a era dos “jogadores popstars', manifestações como essas se tornaram cada vez mais raras, porém o espírito dos fundadores permanece vivo, como no ex-capitão do time de basquete do Corinthians Gustavinho, com a camisa alvinegra exigindo a explicação 'Quem Matou Marielle?' ao erguer a taça da Liga Ouro, que levou o Timão de volta à elite da modalidade.

'Doce mistério da vida esse Corinthians!
Inexplicável Corinthians!
Vai buscar a alegria no fundo da alma do povo.' Osmar Santos

#acervogavioes @ SC Corinthians Paulista

P.S.: Podem negativar se não gostarem, mas não vou excluir o post. O Corinthians é um time que não se curva a nenhum ditador, nenhum déspota e jamais vai deixar de ser um time guerreiro!

Responder ao post do Renato

Réplicas desse post

Foto do perfil de Perestroika

Perestroika 2.168 posts

@denilson.silva.dos.s em 31/07/2019 às 21:20

Governo militar tem sim a ver com a direita cara, a historiografia oficial reconhece o regime de 64 como conservador e de direita, e a democracia corintiana tem sim a ver com a esquerda, Sócrates era esquerdista doente.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Érik Januário da Silva

    Será um sinal? Eu ouvi um amém?

    Última resposta há 15 segundos por Frederico Henriques

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de SCCP FIEL

    Quem vai ser abduzido?

    Última resposta há 50 segundos por Rafael Márcio

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fernando diniz

    Casagrande sobre Romário :

    Última resposta há 1 minuto por Jota Sampaio

    34respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Orozimbo Santos

    O impressionante seria se Portugal não goleasse

    Última resposta há 2 minutos por Kimbo Badd

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Ghost Corinthiano

    A polícia mandou arquivar e o Stabile disse que não tinha causado danos ao Corinthians

    Última resposta há 2 minutos por Enotsega alves

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Matheus Assumpção

    Postura invejável do Atlético de Madrid

    Última resposta há 3 minutos por Luiz Fernando Camargo

    85respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    A Escócia vai ganhar do Brasil

    Última resposta há 3 minutos por Maltkvski Pietrovski

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Feenando de Oliveira

    Messi imitou Ricardinho em 2001 kkkkk

    Última resposta há 3 minutos por Juan Sebastian veron

    75respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Joe Doe

    Armandinho brechó, de herói da Copa do Brasil a réu

    Criado há 3 horas por Joe Doe

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Jesus Araújo

    Sim tem que cobrar os salários atrasados, más não vem comparar um atraso de pessoa normal

    Última resposta há 4 minutos por Paulo K

    9respostas

    acessar o tópico