x

Post de Renato no fórum "Off topic" do Meu Timão

Democracia Corintiana não tem nada a ver com a esquerda, que também não luta pelos pobres, negros e sei lá mais o que. Tudo isso é só uma narrativa. E o governo militar não tem nada a ver com a direita. Não tem nada a ver uma coisa com a outra.

em Off topic > Corinthians explicado para torcedores modinha

Em resposta ao tópico:

Corinthians explicado para torcedores modinha.

'O Corinthians vai ser o time do povo, e o povo é quem vai fazer o time'

A frase do alfaiate Miguel Battaglia profetizou, talvez, o que viria a ser a grande essência do Sport Club Corinthians Paulista: do povo, para o povo e com o povo.

Fundado por cinco trabalhadores no bairro operário do Bom Retiro, já em 1915 o Corinthians se posicionou contra o elitismo e o racismo da Liga Paulista, e lançou o seu lendário uniforme preto com listras brancas.

Nos anos 60, um grupo de jovens se organizaram para derrubar um ditador que estava à frente do clube, fundando o que viria a ser a maior torcida organizada do Brasil: a gaviões da Fiel, que nunca deixou de cumprir o seu papel de agente fiscalizador e social dentro e fora dos estádios.

Na década de 70, uma faixa com os dizeres 'Anistia ampla, geral e irrestrita' foi esticada nas arquibancadas do Morumbi pela torcida do Corinthians, em apoio aos exilados pela ditadura militar.

Na década de 80, um grupo de jogadores liderados pelo ídolo Sócrates passaram a decidir tudo através do voto mesmo diante de um regime militar, por meio do movimento conhecido como Democracia Corinthiana. O movimento ganhou o país, que clamava pela reabertura democrática.

Com as mudanças que ocorreram ao longo das décadas, elitização dos estádios, ingressos caros e a era dos “jogadores popstars', manifestações como essas se tornaram cada vez mais raras, porém o espírito dos fundadores permanece vivo, como no ex-capitão do time de basquete do Corinthians Gustavinho, com a camisa alvinegra exigindo a explicação 'Quem Matou Marielle?' ao erguer a taça da Liga Ouro, que levou o Timão de volta à elite da modalidade.

'Doce mistério da vida esse Corinthians!
Inexplicável Corinthians!
Vai buscar a alegria no fundo da alma do povo.' Osmar Santos

#acervogavioes @ SC Corinthians Paulista

P.S.: Podem negativar se não gostarem, mas não vou excluir o post. O Corinthians é um time que não se curva a nenhum ditador, nenhum déspota e jamais vai deixar de ser um time guerreiro!

Responder ao post do Renato

Réplicas desse post

Foto do perfil de Perestroika

Perestroika 2.168 posts

@denilson.silva.dos.s em 31/07/2019 às 21:20

Governo militar tem sim a ver com a direita cara, a historiografia oficial reconhece o regime de 64 como conservador e de direita, e a democracia corintiana tem sim a ver com a esquerda, Sócrates era esquerdista doente.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Rafael Ferreira

    Seria sensacional ver o Diniz ganhando títulos no Corinthians

    Última resposta há 21 segundos por Rafael Ferreira

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Flávio meu timão

    Lunaticos sumiram. Cadê vocês da turma Pedrinho melhor que vini

    Última resposta há 1 minuto por Julian Fernando

    12respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Gus Ortiz

    Olha os holandeses!

    Última resposta há 2 minutos por Bruno Machado

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Detetive da fiel

    Essa seleção é igual a de 2010

    Última resposta há 2 minutos por Haniel Sousa

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Brad Pito

    65.268 inscritos no SAFIEL

    Última resposta há 2 minutos por Phil Corintiano

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Ezequiel Wailer

    🚨 SAFiel tem mais Assinaturas que o Sócio Torcedor

    Última resposta há 2 minutos por Zebedeus .

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Guilherme de Almeida

    Esse negócio de atraso de sálarios pode ser tornar algo muito pior...

    Última resposta há 2 minutos por Henrique José Vicente

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Victor P.

    Não torce pra seleção por conta de corrupção e esquema de empresário?

    Última resposta há 2 minutos por Lucas Cren

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de SCCP FIEL

    Diretora da Fifa elogia nossa torcida; veja!

    Última resposta há 2 minutos por Fabio francisco barbosa dos prazeres das chagas

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    O tanquinho de Breno Bidon é muito lindo

    Última resposta há 3 minutos por Lucas Cren

    5respostas

    acessar o tópico