x

Executivo do Corinthians detona arbitragem e responde reclamação do Internacional

19 mil visualizações 151 comentários Reportar erro

Por Rafael Marcon, Matheus Quintino, Rodrigo Vessoni e Victor Gomes

Neste sábado, a vitória por 4 a 2 do Corinthians sobre o Internacional ficou marcada por reclamações de ambas as equipes a respeito da arbitragem do jogo. Paulo Cesar Zanovelli era o juiz principal da partida. Por parte do Timão, Fabinho Soldado, executivo de futebol, ficou na bronca tanto com o profissional quanto com o VAR.

Uma insegurança geral (da arbitragem). Tenho acompanhado as rodadas e nesta, especificamente, o árbitro teve medo de errar, de ser punido. Algumas intervenções que o VAR fez em lances pequenos e em outros lances eles não chamam, não fazem. Hoje, dois lances do Corinthians, normais, poderiam ser resolvidos ali no campo. Uma arbitragem que realmente conseguiu mexer com os nervos das duas equipes”, iniciou Fabinho na zona mista da Neo Química Arena, logo após o final do jogo.

Agora, se tem alguém para reclamar (é o Corinthians)… Não é reclamar, mas assim, são rodadas e rodadas e a gente está aqui para falar sobre isso. Na rodada passada, um lance mínimo, do mínimo, do mínimo, o VAR foi chamado para olhar, para ver… Lance mínimo de jogo, é contato, futebol, a gente sabe. É claro, existem contatos que precisam de uma atenção maior. Mas enfim, se tem alguém que não ficou satisfeito com a arbitragem dessa noite, foi o Corinthians”, disse o executivo em tom de insatisfação.

Sobre o mesmo tema, Vitão, zagueiro da equipe rival, subiu o tom em entrevista pós-jogo. Segundo ele, “o Corinthians jogou com 12” neste sábado, “assim como geralmente acontece na Neo Química Arena”. As reclamações principais do atleta adversário ficam por conta de um possível pênalti de Yuri Alberto em Wesley, da expulsão de Bruno Henrique e do pênalti de Óscar Romero em Bidu. Fabinho Soldado respondeu a reclamação.

“Eu não ouvi (a declaração do Vitão). Vou falar daquilo que você está dizendo que ele falou e vou dar uma resposta agora. Se ele falou isso (sobre o Corinthians ‘jogar com 12’), é uma declaração totalmente infeliz e totalmente de cabeça quente, porque estou acabando de falar agora que mesmo ganhando a partida, não ficamos satisfeitos com a arbitragem. Isso não existe (arbitragem favorecer o Corinthians). Se ele falou, foi infeliz na sua declaração”, rebateu o executivo.

Nos lances em que o Internacional reclama, Nadine Basttos, analista de arbitragem da transmissão da Amazon Prime Video, apontou decisões favoráveis ao Timão. De acordo com a profissional, no primeiro lance, Yuri e Wesley se puxam para disputar espaço, sendo assim a falta é inexistente. Já no lance de expulsão, Bruno Henrique para o contra-ataque iniciado por Raniele e é advertido com o segundo cartão amarelo. Por fim, segundo ela, Oscar Romero realmente atinge a bola primeiro, mas a extensão do contato no peito de Bidu caracteriza pênalti.

Já as reclamações do Corinthians se passam por dois gols anulados, ainda quando a partida tinha resultado favorável ao Internacional. Nadine Basttos apontou decisões favoráveis ao Internacional, neste caso. Em ambos os momentos, o árbitro foi chamado pelo VAR e anotou faltas nas origens dos respectivos lances.

No primeiro deles, Matheuzinho atingiu o pé de Wesley após afastar a bola. No segundo, André Ramalho acertou o pé de um dos atacantes rivais. A bronca ficou justamente pela demora da arbitragem em decidir a validação ou não do gol. Além disso, os lances foram considerados por Fabinho como “mínimos” para o VAR ter chamado o juiz de campo. Para o executivo, a decisão deveria ter vindo do próprio Zanovelli.

Insegurança, insegurança da arbitragem, insegurança nas jogadas, nos lances. De novo, não posso falar sobre a outra equipe, mas a nossa interpretação foi exatamente essa. Decisões muito inseguras”, afirmou Fabinho sobre as decisões nos dois tentos anulados.

“Quando me posiciono sobre isso, eu falo de critérios. Acho que o VAR é muito importante e veio para ajudar o futebol. Mas as interpretações, a forma que chama (é ruim)… Às vezes em lances mínimos que poderiam ser resolvidos em campo ele é chamado e em outros não. Simplesmente (queremos) que haja um critério e as intervenções sigam algo que não tenham essa distância de uma partida a outra”, concluiu.

Vale lembrar que o árbitro que comandou a cabine do VAR no confronto deste sábado foi o carioca Paulo Renato Moreira da Silva Coelho. Os assistentes eram Guilherme Dias Camilo e Felipe Alan Costa de Oliveira, ambos de Minas Gerais.

Possível ação do Corinthians

Ainda segundo a entrevista de Fabinho Soldado logo após o apito final do duelo, o Corinthians deve protocolar uma reclamação à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ele deixou claro que toda vez que o clube do Parque São Jorge se sentir prejudicado, haverá pedido de mudanças para a confederação.

Mais uma vez vamos fazer aquilo que nos cabe. Fato é que toda a rodada, todo jogo, as equipes têm suas reclamações. Nós não somos beneficiados. O Corinthians é muito forte dentro de casa, seu torcedor incentiva e apoia, a gente se prepara para fazer um jogo de excelência dentro de campo, sem interferência de ninguém, nem do árbitro nem do VAR. Quando a gente se sente prejudicado de uma maneira, a gente vai se posicionar de uma forma que nos cabe fazer”, apontou Fabinho.

Nós vamos protocolar a reclamação formal, da forma que a CBF nos pede para colaborar com o futebol brasileiro, para que haja essa uniformidade nos critérios”, pontuou sobre os próximos passos do Timão.

Se realmente enviado pelo clube alvinegro à CBF, o protocolo prevê uma reclamação formal a respeito da atuação de Paulo Cesar Zanovelli. Neste caso, o pedido poderia ocasionar punições ao árbitro - como por exemplo um período sem poder apitar no Brasileiro -, ou não, dependendo da decisão da entidade.

Veja mais em: Fabinho Soldado, Corinthians x Internacional, Campeonato Brasileiro e Arbitragem.

Veja Mais:

  • Marcelo Paz acompanhando treino do Corinthians

    Corinthians prepara lista de reforços para eventuais urgências na próxima janela; entenda

    ver detalhes
  • Corinthians enfrenta o Internacional nas oitavas de final da Copa do Brasil

    Corinthians conhece datas e horários das oitavas de final da Copa do Brasil; confira

    ver detalhes
  • André Carrillo não iráO elenco do Corinthians se reapresenta na próxima quinta-feira para dar início à intertemporada após as férias durante a pausa no calendário para a realização da Copa do se reapresentar com o restante do elenco na próxima quinta-feira

    Carrillo ganha folga prolongada e só retorna ao Corinthians na próxima semana; entenda

    ver detalhes
  • Osmar Stabile pediu o adiamento da oitiva ao MP sobre a investigação do caso Mega

    Presidente do Corinthians pede adiamento de oitiva no MP sobre caso das empresas de segurança

    ver detalhes
  • Marcelo Paz explicou que ainda não há prazo para o pagamento dos salários referentes ao mês de maio

    Executivo do Corinthians explica saída de preparador físico e não crava prazo para pagar salários

    ver detalhes
  • Memphis deixa de aparecer como jogador do Corinthians em sistemas da FPF e da CBF

    Memphis deixa de aparecer como jogador do Corinthians em sistemas da FPF e da CBF; entenda o erro

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: