Venha fazer parte da KTO
x

Róger Guedes deixa o Corinthians na melhor fase artilheira da carreira e com recorde na Arena

2.0 mil visualizações 46 comentários Reportar erro

Róger Guedes encerrou a passagem dele pelo Corinthians

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

O atacante Róger Guedes não joga mais pelo Corinthians. O jogador de 26 anos aceitou a proposta do Al-Rayyan, do Catar, e foi liberado pelo Timão para viajar para o país do novo time dele e finalizar os detalhes burocráticos para assinar o contrato. Ele deixa o clube do Parque São Jorge depois de quase dois anos.

A proposta que tirou o jogador do Corinthians girou em torno de 10 milhões de euros, cerca de R$ 52,47 milhões na cotação atual, por 100% dos direitos econômicos dele. O Timão, por ser dono de apenas 40%, deve receber quatro milhões de euros no negócio, cerca de R$ 21 milhões. Vale lembrar que Róger Guedes e a diretoria fizeram um acordo para facilitar a saída dele em caso de uma proposta que agradasse ambas as partes.

Em quase dois anos de Corinthians, Róger Guedes acumulou algumas marcas pelo clube, como ter sido artilheiro da equipe em duas temporadas - sendo a atual a melhor dele em número de gols na carreira - e também ter se tornado o maior marcador da história da Neo Química Arena.

Abaixo, o Meu Timão detalha os feitos e os números de Róger Guedes na passagem dele pelo Corinthians. Confira!

2021

Reforço de peso e camisa 123

Róger Guedes foi a terceira contratação do Corinthians no mandato do presidente Duilio Monteiro Alves. O atacante chegou em agosto de 2021 após conseguir liberação na China para assinar com o Timão. Ele vestiu a camisa de número 123 pelo clube, que virou símbolo do primeiro ano da passagem dele.

Logo na estreia, Róger Guedes marcou o primeiro dos 43 gols dele com a camisa corinthiana. De falta, o atacante empatou a partida em 1 a 1 contra o Juventude, na Neo Química Arena, na reta final do duelo e evitou a derrota do Timão no Brasileirão.

Ele foi titular em todos os 19 jogos que fez pelo Corinthians naquele ano, ficando fora apenas da última rodada do Brasileirão, e anotou sete gols, sendo o artilheiro da equipe no campeonato e também como o segundo melhor marcador do time no ano, mesmo tendo chegado no segundo semestre, ficando atrás somente de Jô.

2022

Era VP e camisa 9

Em 2022, Róger Guedes começou a temporada com status de titular absoluto com Sylvinho e também no início de Vítor Pereira no comando técnico do Corinthians. Ele largou a camisa 123 e passou a vestir a 9.

No estadual, Róger Guedes fez jogos regulares até a eliminação do Corinthians para o São Paulo, no Morumbi, na semifinal. Depois disso, o jogador aos poucos foi perdendo a minutagem no time titular em jogos pelo Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil, em virtude da rotação promovida pelo técnico português, no qual entendia que a equipe não tinha condições de jogar três competições simultâneas em alto nível.

Depois da partida contra o Avaí, pelo Brasileirão, quando anotou os três gols da vitória do Corinthians por 3 a 0, ele ficou um hiato de dez partidas sem balançar as redes. Nesse período, foi opção no banco de reservas em alguns jogos e ficou fora até mesmo dos relacionados, em partidas pela Libertadores e no clássico contra o São Paulo, na Neo Química Arena.

Vale lembrar que o atacante cutucava o técnico Vítor Pereira para atuar no lado esquerdo do ataque. O comandante, porém, enxergava Willian como o titular da posição e escalava Róger como centroavante, função na qual o atleta expressava incômodo publicamente.

Camisa 10 e artilheiro do time no ano

Entretanto, Róger Guedes voltou a ganhar sequência no time titular depois de marcar um gol de falta no empate do Corinthians contra o Athletico-PR, fora de casa, encerrando o jejum de balançar as redes.

Mesmo acumulando hiatos sem marcar gols, Róger Guedes foi ganhando cada vez mais espaço no Corinthians sob o comando de Vítor Pereira e passou a assumir a ponta-esquerda, posição preferida dele, e a camisa 10 do time após a saída polêmica de Willian, voltando a participar diretamente dos tentos do time com maior frequência.

Apesar de ter ficado fora de alguns jogos, Róger Guedes terminou 2022 como o jogador com mais atuações ao lado do volante Du Queiroz, ambos com 66 aparições. Além disso, ele anotou 15 gols, repetindo até então melhor temporada artilheira da carreira e sendo o maior marcador do time não só no ano, como também naquela edição de Brasileirão, com dez tentos anotados.

2023

Artilharia no Paulistão e decisivo na Copa do Brasil

No começo de 2023, Róger Guedes repetiu as boas atuações do final da última temporada e passou a ser o protagonista do time do Corinthians. Mesmo com a eliminação precoce no Campeonato Paulista, ele não só foi artilheiro da equipe alvinegra, como também da competição, com oito gols marcados em 13 jogos disputados. Antes dessa edição do estadual, a última vez que o Timão teve um jogador artilheiro do torneio foi em 2011, com Liedson.

Ao longo do ano, o atacante foi se tornando cada vez mais a peça principal do time, principalmente durante o período das lesões de Renato Augusto. Foi dele o gol nos acréscimos contra o Remo que levou a partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil para os pênaltis após o Corinthians ter perdido o jogo de ida por 2 a 0. O camisa 10 ainda converteu a cobrança que garantiu a classificação ao time para as oitavas de final.

Na fase seguinte do torneio, contra o Atlético-MG, novamente Róger Guedes foi decisivo. Repetindo o roteiro da terceira fase, ele marcou um golaço em jogada individual que igualou o placar agregado do confronto e encaminhou a decisão para as penalidades, vencida pelo Timão.

Já contra o América-MG, no duelo de volta pelas quartas de final, Róger Guedes fez, de peixinho, o terceiro gol do Corinthians na vitória por 3 a 2 que novamente levou a decisão para os pênaltis, tendo em vista que a partida de ida acabou com revés corinthiano por 1 a 0. O feito do atacante foi histórico, tendo em vista que havia igualado Jô na artilharia da Neo Química Arena, com 30 tentos até então.

Despedida com recorde na Arena e melhor fase da carreira

A partida contra o Vasco no último fim de semana, pela 17ª rodada do Brasileirão, marcou a despedida de Róger Guedes do Corinthians. No jogo, ele deu uma assistência e balançou as redes de pênalti na vitória da equipe de Vanderlei Luxemburgo por 3 a 1. O último gol dele pelo clube rendeu ao atacante o título de maior artilheiro isolado do estádio corinthiano, com 30 gols marcados.

Na última temporada dele pelo Corinthians, Róger Guedes balançou as redes 21 vezes em 41 jogos disputados, quase o equivalente a um gol marcado a cada duas partidas, realizando o melhor ano artilheiro da carreira. O atacante chegou a ser responsável por metade dos gols do Timão no ano, além de deixar a marca dele sobre os três principais rivais do clube.

Ao todo, Róger Guedes disputou 126 jogos pelo Corinthians, sendo 115 como titular, e fez 43 gols. Ele encerrou a passagem no clube do Parque São Jorge figurando no top-10 de maiores artilheiros com a camisa corinthiana no século, ocupando atualmente a oitava colocação e ficando a frente de nomes como Chicão (42), Paulinho (40), Deivid (37) e Ronaldo (35).

O atleta ainda somou dez assistências, efetuou 248 chutes, sendo 132 no alvo, e sofreu 243 faltas, além de realizar 116 passes decisivos, conforme os dados do site de estatísticas SofaScore.

Outras marcas de Guedes com a camisa do Corinthians

Números de Guedes com a camisa do Corinthians

  • Jogos pelo Corinthians: 126
  • Jogos como titular: 115
  • Resultados: 55 vitórias, 33 empates e 38 derrotas
  • Gols de Róger Guedes pelo Corinthians: 43 relembre
  • Assistências de Róger Guedes pelo Corinthians: 10
  • Nota média da torcida: 6,21 em 261.860 votos

Números de Guedes por temporada no Corinthians

AnoJogosGolsAmarelosVermelhosNota média
20234121506.85
20226615905.57
2021197306.69

Números de Guedes por campeonato com o Corinthians

CompetiçãoJogosGolsAmarelosVermelhos
Campeonato Brasileiro7024120
Campeonato Paulista271230
Copa do Brasil15420
Libertadores da América13300
Copa Sudamericana1000

Veja mais em: Róger Guedes.

Veja Mais:

  • Corinthians foi derrotado no Allianz Parque pelo Brasileirão

    Corinthians sucumbe no início do segundo tempo e é derrotado no Dérbi pelo Brasileirão

    ver detalhes
  • António Oliveira não quis falar sobre uma possível saída do comando técnico do Corinthians

    António Oliveira despista sobre demissão e fala sobre momento ruim após nova derrota do Corinthians

    ver detalhes
  • Corinthians figura na 19ª colocação, com nove pontos em 13 jogos

    Corinthians permanece na vice-lanterna do Brasileirão após derrota no Dérbi; veja classificação

    ver detalhes
  • António Oliveira se destaca negativamente após derrota do Corinthians no Dérbi

    António Oliveira é duramente avaliado pela torcida do Corinthians após derrota no Dérbi; veja notas

    ver detalhes
  • Fiel repercute derrota do Corinthians no Dérbi

    Postura e problemas na bola parada: Fiel repercute derrota do Corinthians no Dérbi

    ver detalhes
  • A decisão de António Oliveira de tirar Wesley no segundo tempo do Dérbi foi contestada pela Fiel

    António Oliveira explica saída de Wesley e decisão de deixar Coronado no banco de reservas em Dérbi

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: