Venha fazer parte da KTO
x

António Oliveira explica saída de Wesley e decisão de deixar Coronado no banco de reservas em Dérbi

9.4 mil visualizações 90 comentários Reportar erro

Por Pedro Mairton, Rodrigo Vessoni e Vitor Chicarolli

A decisão de António Oliveira de tirar Wesley no segundo tempo do Dérbi foi contestada pela Fiel

Danilo Fernandes / Meu Timão

António Oliveira explicou a decisão de tirar Wesley no segundo tempo do Dérbi, que terminou com derrota corinthiana por 2 a 0 fora de casa nesta segunda-feira, pela 13ª rodada do Brasileirão. Segundo o treinador, o atacante pediu para deixar o campo por desgaste físico.

"Em relação ao Wesley, eu dei 15 minutos a mais porque era um jogador que estava em sofrimento. Ele fez um bom jogo, mas repara que teve de ficar ligado no segundo gol. ‘Epa, o treinador é maluco, tirou o Wesley; mas o Wesley não é um super homem e pediu para sair, da mesma forma do Raniele. Aqui não há super homens, há seres humanos que dão tudo pela instituição. Foram trocados porque estavam fisicamente fragilizados", justificou o treinador em entrevista coletiva após o jogo.

Wesley era o jogador mais perigoso do Corinthians no clássico. As melhores chances da equipe saíram nos pés dele, que quase chegou a balançar as redes no primeiro tempo em finalização defendida por Weverton, além de ter servido Hugo para chutar para fora mesmo de frente para o goleiro pouco antes do segundo gol do Palmeiras. Após a expulsão de Raphael Veiga, o jovem foi substituído por Pedro Raul.

A decisão de António Oliveira foi contestada pela torcida, assim como a opção por começar com Igor Coronado no banco de reservas. O comandante explicou a decisão de sacar o meia do time titular para promover a entrada de Gustavo Mosquito por cautela, já que o elenco sofre com lesões.

“Quanto a Garro e Coronado, são jogadores que tiveram problemas físicos. Não têm regularmente treinado de uma forma efetiva e poupei os jogadores porque sabemos que o campeonato não acaba aqui, e dentro das dificuldades com o elenco mais curto em opções não podemos perder mais jogadores”, disse o técnico português, que também explicou as entradas dos laterais Matheuzinho e Matheus Bidu na etapa final.

“(A entrada de) Matheuzinho é claro. Temos de perceber o jogo de futebol. Hugo e Léo (Mana) estavam desgastados e tentei projetar um pouco mais com Bidu, colocar Coronado mais por dentro depois da saída por Wesley, e Pedro Henrique com Bidu deram largura ao time, colocamos Coronado e Garro e gente que pudesse finalizar”, completou.

Análise do jogo

O Corinthians conseguiu segurar a pressão do Palmeiras no início do primeiro tempo e até chegou com perigo algumas vezes ao ataque, mas viu o rival abrir o placar no começo da etapa final e ampliar pouco depois em duas jogadas de bola parada, momento do jogo que definiu o resultado do clássico na visão de António Oliveira.

Bola parada. Foi ela que determinou o jogo. Foi uma falta em que o adversário chutou no meio do gol e a bola bateu no jogador que baixou a cabeça. Um lance fortuito. E um lance de cobrança de escanteio que o adversário atacou a bola na primeira trave, onde faltou ataque a bola e (Vitor Reis) praticamente nem saltou. De resto, a estratégia foi seguida e vocês viram o primeiro tempo”, analisou o técnico.

Mesmo com um a mais por mais da metade do segundo tempo devido à expulsão de Raphael Veiga por agredir Rodrigo Garro em confusão com Estêvão por fintas na bandeirinha de escanteio, o Corinthians não conseguiu criar volume de jogo para buscar o empate. Para António Oliveira, o clube alvinegro teve chances desperdiçadas após ser vazado e experimentou “de todas as formas” buscar espaços na defesa adversária.

“[...] Yuri (Alberto) teve a chance, Hugo também depois do 1 a 0, Pedro Raul… No futebol, quem não mata, morre. Cometemos duas falhas em situações de bola parada, nada que o adversário tenha criado, apesar de ser um adversário valioso. Mais uma vez digo: o resultado não reflete o desempenho das duas equipes”, iniciou.

"Quando teve um jogador a mais, experimentamos de todas as formas. Colocamos Breno como cinco (volante), com Garro e Coronado por dentro, tendo largura com Bidu e Pedro Henrique, e Pedro (Raul) e Yuri à frente. Tivemos nossas ocasiões, não concretizamos. Depois da expulsão é um novo jogo”, complementou.

A cera do adversário após a expulsão de Veiga foi destacada por António Oliveira, que alfinetou a arbitragem de Anderson Daronco no clássico e também cobrou o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, outros árbitros para apitar os jogos do Corinthians.

“É uma equipe experiente (o Palmeiras), faz a sua cera, temos nosso amigo (Anderson) Daronco, quer sempre que o jogo esteja parado. Jogamos aquilo que tivemos que jogar. Por acaso, não quero justificar o resultado com a atuação do senhor Daronco, mas vou me dar o trabalho de ver o tempo de jogo a partir da expulsão. E aí o senhor (Wilson) Seneme devia ter um cuidado principalmente porque são sempre os mesmos a apitar o Corinthians", alfinetou.

A derrota no clássico manteve o clube do Parque São Jorge na 19ª colocação do Brasileirão, com nove pontos, dois a menos que o Vasco, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Os comandados de António Oliveira agora enfrentam o Vitória na quinta-feira, na Neo Química Arena, pela próxima rodada do campeonato.

Veja mais em: António Oliveira, Wesley, Igor Coronado, Dérbi, Corinthians x Palmeiras e Campeonato Brasileiro.

Veja Mais:

  • Corinthians encaminha contratação de volante do Athletico-PR

    Corinthians encaminha contratação de volante do Athletico-PR

    ver detalhes
  • Ramón Diaz pode ser o próximo técnico do Corinthians

    Corinthians avança com novo treinador após obstáculos com Fábio Carille

    ver detalhes
  • Corinthians encerra preparação para encarar jogo 'decisivo' contra o Vitória

    Corinthians encerra preparação para encarar jogo 'decisivo' contra o Vitória; veja provável time

    ver detalhes
  • Gustavo Mosquito pediu rescisão devido a salários atrasados

    Gustavo Mosquito pede rescisão de contrato com o Corinthians por atraso de salários

    ver detalhes
  • Pedro Henrique em ação no treino do Corinthians

    Dupla do Corinthians se envolve em confusão de trânsito na madrugada; atacante se pronuncia

    ver detalhes
  • Arthur Sousa agarrado à bola durante atividade matinal

    Arthur Sousa entra na Justiça para rescindir contrato com o Corinthians

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: