Venha fazer parte da KTO
x

Especialista chama diretoria do Corinthians de visionária ao falar sobre a Neo Química Arena

12 mil visualizações 92 comentários Reportar erro

Daniel Tatini, presidente da Signify, empresa responsável por trocar os projetores da Neo Química Arena, falou sobre as possibilidades comerciais do estádio

Danilo Fernandes / Meu Timão

O Corinthians aproveitou o período ocioso após a eliminação do Paulista para realizar diversas melhorias na Neo Química Arena. Dentre elas, esteve a troca no sistema de iluminação do estádio. Além de diminuir a quantidade de projetores (de 352 para 220) e melhorar sua qualidade, instalando iluminação de LED que consome menos energia, passou-se a utilizar o software Interact Sports, que permite a diretoria lucrar mais com o local.

O novo sistema pode fazer com que o Corinthians arrecade ainda mais com o estádio na visão de Daniel Tatini, presidente da Signify, empresa responsável por essa troca. O especialista aponta que a diretoria do clube foi "visionária" na troca

"Estamos falando de 50% ou mais de economia dependendo do uso e de como seja feito. Se você fizer só a matemática dos 352 (projetoes) vezes 2.000 (watts. Energia consumida) contra os 220 (projetores novos) vezes 1.500 (watts) já é notório que a economia é real e tangível. Com as capacidades do software ela se multiplica. O Corinthians foi visionário aqui. Só trocar os produtos por outros de LED já atenderia o nível exigido e economizaria tanto em energia quanto em manutenção, mas adotar o Interact Sports (nome do software que permite uma maior gestão da iluminação)", iniciou Daniel em entrevista exclusiva ao Meu Timão.

"A parte visionária do Corinthians foi que eles enxergaram o que mais poderia ser feito. Ao contratar essa gestão do software você tem o controle total e individual do comportamento da luminária. Existe uma interatividade que você pode conectar o sistema de controle ao áudio e vídeo, então você pode sincronizar a luz com o placar eletrônico, as placas de led que ficam entre as partes superior e inferior do estádio, o telão, a música…De repente você pode fazer até com a reação da torcida. ", segue e conclui exemplificando:

"No futuro, sensores de som podem fazer isso e isso, sim, muda a matemática desse investimento. Antes você fazia um investimento que era mais relacionado ao seu custo e você imagina se, pelo show de luzes, o Corinthians consegue fazer 10 mil pessoas chegarem meia hora antes no estádio. Se cada um tomar uma água, que, vamos supor, seja R$ 10, já são arrecadados R$ 100 mil".

Show de luzes antes da bola rolar na Neo Química Arena em jogo da Copa do Brasil

Show pirotécnico antes da bola rolar na Neo Química Arena em jogo da Copa do Brasil

Danilo Fernandes / Meu Timão

Os novos projetores foram inaugurados durante a classificação na Copa do Brasil sobre o Remo. Durante a estreia, a iluminação chegou a sincronizar-se com uma música da conhecida banda ACDC tocada enquanto os atletas entravam em campo. Assim como feito com os cantores, Daniel explica que o departamento de marketing do Corinthians possui uma grande oportunidade comercial com o estádio devido a essa nova tecnologia.

"Quando a equipe não está bem todo mundo se preocupa com uma série de outras coisas, o que é o correto. Também me preocupo primeiro com isso. Mas, olha, o departamento de marketing (do Corinthians) tem a faca e o queijo na mão. Eles sempre falaram para gente que queriam explorar (a Neo Química Arena) e tem um potencial de gerar receita adicional importante", explicou o presidente da Signify.

Economia que também ajudam as contas

Além de ser mais moderno, o novo esquema auxilia o Corinthians a economizar nos gastos. Espera-se ao menos 50% de diminuição no consumo de energia da Neo Química Arena. O software instalado também permite que o clube administre com maior eficácia o quanto de iluminação vai utilizar em cada momento.

"A economia depende sempre do quanto você usa. Estamos falando de 352 projetores antigos de 2.000 watts para 220 projetores de 1.500 watts. Só que no sistema novo você ainda tem o software do Interact Sports para gerir. Não se economiza só as quatro horas que fica acesso durante o jogo. Não precisa ligar muitas horas antes do jogo, pode ligar na hora. Não precisa esperar uma hora (para desligar), você pode apagar antes", disse Daniel Tatini.

"Você não precisa fazer a limpeza do estádio depois com 100% da luz, pode abaixar 50% da luz e fazer a limpeza. Pode acender antes (do jogo), apagar antes, durante, claro que ninguém vai apagar durante o jogo (risos), mas você pode apagar durante o intervalo ou durante a entrada que acontece aquele show de luzes", encerrou.

Fora a economia quanto ao uso de energia, os novos projetores necessitam de menos manutenção, já que possuem lâmpadas de LED. O sistema usado na Neo Química Arena é o mesmo que o Atlético de Madrid, da Espanha, e o Chelsea, da Inglaterra, usam em seus respectivos estádios.

Assim, a casa do Corinthians segue sendo uma das mais modernas do mundo, como dito pelo próprio Daniel Tatini. O Timão volta a atuar em sua casa neste sábado, às 16h30, quando recebe o América-MG, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Luxemburgo e companhia necessitam reverter a derrota por 1 a 0 do confronto inaugural.

Veja mais em: Neo Química Arena e Diretoria do Corinthians.

Veja Mais:

  • António Oliveira não quis falar sobre uma possível saída do comando técnico do Corinthians

    António Oliveira despista sobre demissão e fala sobre momento ruim após nova derrota do Corinthians

    ver detalhes
  • Corinthians foi derrotado no Allianz Parque pelo Brasileirão

    Corinthians sucumbe no início do segundo tempo e é derrotado no Dérbi pelo Brasileirão

    ver detalhes
  • Corinthians figura na 19ª colocação, com nove pontos em 13 jogos

    Corinthians permanece na vice-lanterna do Brasileirão após derrota no Dérbi; veja classificação

    ver detalhes
  • António Oliveira se destaca negativamente após derrota do Corinthians no Dérbi

    António Oliveira é duramente avaliado pela torcida do Corinthians após derrota no Dérbi; veja notas

    ver detalhes
  • Fiel repercute derrota do Corinthians no Dérbi

    Postura e problemas na bola parada: Fiel repercute derrota do Corinthians no Dérbi

    ver detalhes
  • A decisão de António Oliveira de tirar Wesley no segundo tempo do Dérbi foi contestada pela Fiel

    António Oliveira explica saída de Wesley e decisão de deixar Coronado no banco de reservas em Dérbi

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: