x
Fórum do Corinthians

4-3-3 de transição rápida

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de Lennox

Lennox 86 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 19/02/2017 às 00:35
Por Lennox D. Patterson (@lennox.d.patterson)

Pessoal, assistindo o jogo de hoje eu tirei algumas conclusões do nosso time:

- Temos uma defesa sólida (não só no jogo de hoje)

- Nossas principais chances vieram por interceptações de passes e passes em profundidade.

Isso caracteriza um estilo de jogo direto, sem manter a posse de bola e que requer muita velocidade. Um time que basicamente funcionaria muito bem no contra-ataque. Guardadas as devidas proporções, acho que o Corinthians poderia considerar jogar na tática daquele Real Madrid campeão em 2014: Um 4-3-3 com contra-ataque mortal.

Essa é a ideia de desenho tático ideal. Um ponta tem de ter velocidade, pois no ataque se tornaria um 4-4-2 praticamente e esse velocista (Léo Jabá, no exemplo acima) receberia passes em profundidade. Enquanto isso, o outro 'ponta' seria mais um armador aberto, tentando passes longos virando o jogo para o outro ponta e cruzamentos para o centroavante. (Jadson nesse exemplo). Duas peças fundamentais nesse esquema também seriam o Camacho e o Rodriguinho, pois ambos correm bem com a bola e não prendem muito o jogo, sempre correndo e possibilitando tabelas/passes, além de chegarem com perigo na área. O Jô nessa tática seria um oportunista; Esperando cruzamentos e finalizando bolas na área.

Esse gol 'contra' que seria um gol do Malcom exemplifica perfeitamente jogadas desse time. Viradas de jogo em profundidade do Jadson, para o outro ponta chegar finalizando. Jogadas rápidas, passes objetivos visando levar a bola logo ao ataque.

E aí, o que acham?

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Melhor resposta

Foto do perfil de Alex Martins De Santana

Alex 176 posts

@alex.martins.de.sant em 19/02/2017 às 09:05

Belo time mais para o clássico eu já colocava o Kazim no clássico, ele não pipoca

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Sandra Lima

Ranking: 1º

Sandra 171.321 posts

@sandra.lima4 em 20/02/2017 às 09:26

Nossa problema continua sendo nas Finalizações.

Foto do perfil de Felipe Sturchio

Ranking: 6.669º

Felipe 420 posts

@felipe.sturchio em 20/02/2017 às 09:23

Bela visão tática. No meu caso acho que esse sistema funcionaria melhor com o Jádson mais centralizado.. É necessário atacantes rápidos para infiltrar pelas pontas..

Pra funcionar do jeito que está ai, é preciso que outros jogadores avancem pela direita, como o Fagner e o Rodriguinho no caso, dando opção de profundidade ao Jádson.. Para quem não se lembra, era assim que o time de 2015 jogava.. Lá eram Elias e Fagner que infiltravam..

Aos poucos eu colocaria o Pedrinho na PD e Jabá na pé, invertendo durante o jogo..

Foto do perfil de Alexandre Corinthians

Ranking: 2.514º

Alexandre 1.506 posts

@xan.fiel.torcedor em 20/02/2017 às 09:20

Para com essa mer.da de JOOOOOOO jogador fraco

Foto do perfil de Lucas Felinto

Lucas 94 posts

@lucas.felinto em 19/02/2017 às 13:29

Cara, eu concordo completamente!

Publicidade

Foto do perfil de André Pontes

Ranking: 2.705º

André 1.376 posts

@andre.pontes.cal em 19/02/2017 às 12:12

Só não gostei de Jô no ataque, o mais tá bom demais

Foto do perfil de Bob Marley

Ranking: 28º

Bob 31.592 posts

@felipemarley em 19/02/2017 às 12:07

Desculpa mas essa formação não tem nada a ver, Camacho a frente do Rodriguinho? Jadson lento aberto na direita? Se fosse para manter esse esquema teria que sair o Camacho ou o Rodriguinho, Jadson vem como último homem do meio, de um lado jabá, do outro Marlone e no meio Jô ou Kazin.

Foto do perfil de Marcos Fonseca

Marcos 29 posts

@marcos.fonseca2 em 19/02/2017 às 12:03

Se você analisar o esquema 4-1-4-1 você irá perceber que em várias vezes ele se torna um 4-3-3.

Foto do perfil de Baltazar Eduardo

Ranking: 8.104º

Baltazar 306 posts

@du.realeza.pr em 19/02/2017 às 12:00

Mas a maneira como o time jogou ontem acho que tem muito a ver com o adversário. Méritos do Carille. Colocou 3 atacantes de raça, Kazim, Romero e jabá. Velocidade com Jabá e Romero. Pressionando a saída de bola do audax, que sai tocando toda bola. Chutão pra frente e ligação direta acontecia quando o audax pressionava a nossa saída de bola com pressão alta, como também é de costume dos times do Diniz.