x
Fórum do Corinthians

Vendas de volantes sub-23 de 2022 pra cá

Foto do perfil de Vinícius

Ranking: 8.124º

Vinícius 304 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 01/03/2026 às 16:20
Por Vinícius de Souza (@vinicius-de-souza2)

Dada as discuções sobre a possível venda do André Luiz, fiz um levantamento no Transfermarket dos jovens com menos de 23 negociados da temporada 22/23 pra cá.

Primeiro ponto: o Corinthians tem 70% dos direitos do André. A notícia é que na negociação, o jogador se dispôs a abrir mão dos seus 30% para baratear o custo para o millan. Assim, do total de 25 mi, o Milan só precisaria desembolsar 17 mi, sendo que 2 mi está sujeito ao cumprimento de 20 jogos entrando pelo menos 45 min. Entendo que isso é referente a todos os jogos desse ano, pois se fosse daqui pra frente, ele teria que entrar em todos os jogos restantes, o que não parece razoável.

Dito tudo isso, apesar do Milan desembolsar 17 mi, isso é o critério dele e acho justo considerar que o valor dele seja avaliado em 25 mi. (alias, acho burrada ele abrir mão dessa grana, mas é problema dele)

Em fim, se fosse vendido por EUR 25 mi ele estaria rankeado no top 15 meias centrais desde 2022. Apenas um volante vindo de um clube sulamericano entra nesse ranking, o Enzo Fernando, vendido para o benfica por 44 mi e revendido na janela seguinte ao Chelsea, por 121 mi.

+---------------------+-------------------+--------------------+--------------------+---------------+-------+
| Nome | Nacionalidade(s) | Clube Origem | Clube Destino | Valor Mercado| idade |
+---------------------+-------------------+--------------------+--------------------+---------------+-------+
| Enzo Fernández | Argentina | SL Benfica | Chelsea FC | 121 | 22 |
| João Neves | Portugal | SL Benfica | FC PSG | 65,92 | 19 |
| Enzo Fernández | Argentina | CA River Plate | SL Benfica | 44,25 | 21 |
| Mateus Fernandes | Portugal | FC Southampton | West Ham United | 44 | 21 |
| Archie Gray | UK | Leeds United FC | Tottenham | 41,25 | 18 |
| Elliot Anderson | UK | Newcastle United | Nottingham Forest | 41,2 | 21 |
| Habib Diarra | França | RC Strasbourg | AFC Sunderland | 31,5 | 21 |
| Jobe Bellingham | UK | AFC Sunderland | Borussia Dortmund | 30,5 | 19 |
| Felix Nmecha | Inglaterra | VfL Wolfsburg | Borussia Dortmund | 30 | 22 |
| Orkun Kökçü | Turquia | Feyenoord | SL Benfica | 29,7 | 22 |
| Matt O'Riley | UK | Celtic FC | Brighton | 29,5 | 23 |
| Valentin Atangana | França | Stade Reims | Al-Ahli SFC | 25 | 20 |
+---------------------+-------------------+--------------------+----------------------+--------------+-------+

Portanto, seria a maior venda de um volante Brasileiro sub 23 na posição, superando a venda do Ederson, ex-fortaleza por 23 mi (entre dois clubes italianos) e superando a maior venda de um clube brasileiro, o João Gomes, ex-flamengo, por 18,7 mi pros Wolfs (premiere league). Menção honrosa a Andrey Santos, do vasco para o chelsea por 12,5 mi e hoje avaliado em 40 mi. Essa foi a segunda maior venda de um meia central sub 23.

Espero que isso sirva de baliza quando o pessoal discutir valores.

Nota: Em inglês, não existe bem um único termo para volante, como a gente fala. Eles usam o termo meia defensivo (algo como 1º volante, ou volante de contenção, tipo o Allan ou Raniele; o camisa 5) e meia central (segundo volante ou camisa 8. Tipo o Gerson, por exemplo). Os meias defensivos geralmente são ainda menos valiosos que os meias centrais, então nem me dei ao trabalho de compilar.

Nota 2: Há de se considerar, que as dívidas do Corinthians crescem a mais que 15% aa. Então vender para compensar a demora em dois anos, por exemplo, de uma venda a 25 mi, precisaria vender por mais de 33 mi pra pagar o mesmo valor. Já vender a parcelado, como o Marcelo Paz detalhou, seria equivalente a vender ele por menos de R$ 21.5 mi, pois até acabar de receber, a gente pagou a diferença em juros. Acho que todo mundo entende que vender a prazo nunca é vantagem.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Últimas respostas

Foto do perfil de Carlos Dias

Ranking: 2.379º

Carlos 1.600 posts

@carlos.dias9 em 01/03/2026 às 16:30

A verdade é que tem gente ganhando por fora nessa negociata, o próprio técnico era contra a venda, essa pressa de vender só leva a crer que o agente e a diretoria vão ganhar por fora...como sempre foi com os malditos ex presidentes...nas compras e vendas de jogadores.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de João Carlos Correia

    ENQUETE: Haaland x Neymar. Quem é melhor?

    Última resposta há 2 segundos por Hilton Lima germano

    14votos

    acessar o tópico
  • Avatar de RC Timão

    Time que se retranca para segurar resultado merece isso

    Última resposta há 19 segundos por Lucas de Souza Portella

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fernando Costa

    "Fiquem tranquilos. A nossa dívida será maior que a nossa rentabilidade" André Big Black

    Última resposta há 34 segundos por GUSTAVO

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kimbo Badd

    Para você, qual foi o lance de Copa do Mundo mais marcante, antológico?

    Última resposta há 50 segundos por Morães surfista

    25respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Goku Corinthiano

    Tem um atacante brasileiro com 42 Gols em 25 jogos, Corinthians precisa ir atrás

    Última resposta há 1 minuto por Corneta .

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Thiago Augusto

    E a Copa que esse zagueiro Borges tá fazendo, hein?

    Criado há 31 minutos por Thiago Augusto

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Celso Ricardo Cortenove

    Aí o cabo entrou kkk

    Última resposta há 2 minutos por Ricardo Martins

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Marcio Serrão

    Timão 1981

    Última resposta há 2 minutos por Fernando Zemetek

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Bruno mensato

    Porque pegar no pé do Memphis?

    Última resposta há 2 minutos por wlisses pires

    19respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fernando diniz

    Vozinha é nível Hugo souza

    Última resposta há 2 minutos por GUSTAVO

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Anão Ramalho

    (off) cazé TV

    Última resposta há 2 minutos por Narciso Manoel Martins

    20respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Lord Rock

    ENQUETE: Qual sua opinião sobre a SAFiel?

    Última resposta há 3 minutos por Wilson Balera

    109votos

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Dida reforça carinho pelo Corinthians e relembra passagem histórica: 'Fomos campeões'

    Última resposta há 4 minutos por Paulo cezar correa

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Malles_Tagno

    Murillo zagueiro foi queimado na seleção

    Última resposta há 4 minutos por Luidger Gomes Gonzaga

    23respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Maicon Christian Martins

    Assistindo à Copa do Mundo, cheguei à seguinte conclusão sobre o Corinthians

    Última resposta há 5 minutos por Narciso Manoel Martins

    26respostas

    acessar o tópico