x
Fórum do Corinthians

Explicando esse 4-5-1 do Dorival e por que esse sistema precisa mudar

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Jordan

Ranking: 8.376º

Jordan 289 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 21/05/2025 às 23:41
Por Jordan C S Santana (@jordan-c-s-santana)

O Dorival joga no esquema 4-5-1 segurando o Maycon como primeiro volante não de combate e sim de saída de bola, porém observem que toda vez que o Angelieri sobe a linha pra atacar a profundidade, ele atrasa o passe, assim fazendo o time perder transição de bola rápida.

Outro ponto, o posicionamento do Coronado tem que ser totalmente livre e não fixado na esquerda porque o mesmo não tem vigor físico para recompor e nem pra ser o jogador agudo. E tem mais um problema nesse esquema, o Memphis consequentemente vai jogar isolado na ponta porque aparentemente o Dorival não enxerga a formação desse time num 4-4-2 sem centroavante, no caso, esse espaço pode ser feito exatamente por Memphis e Yuri como dois segundos atacantes, jogando na linha dos zagueiros adversários

E na minha opinião, o pior erro até agora colocar o Carrillo de ponta, o Carrillo hoje é um jogador diferenciado e de extrema visão de jogo, na minha visão ele devia ser o substituto do Garro, porém precisa mudar urgentemente

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Melhores respostas

Foto do perfil de Sandra Lima

Ranking: 1º

Sandra 171.316 posts

@sandra.lima4 em 22/05/2025 às 06:32

Estávamos tomando gols bobo.

Nossa zagueiro era uma mãe para os adversários.

Ele começou arrumando a defesa...

Calma!

Foto do perfil de Francisco Nascimento Junior

Ranking: 515º

Francisco 6.054 posts

@fnacimento em 22/05/2025 às 00:28

Eu acho incrível as pessoas que tentam entender o esquema de Dorival, juro que não é zoacao, eu não consigo explicar em nada o que ele tenta fazer em Campo, só sei que raniele agora virou iniesta.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Marcello Figueiredo

Ranking: 6º

Marcello 65.431 posts

@timao.sc em 23/05/2025 às 21:45

Engraçado que no São Paulo e no Flamengo não viamos ele nesse esquema posicional...tão pouco na seleção, tá estranho isso

Foto do perfil de Carlos Tadeu Stoduto

Ranking: 723º

Carlos 4.722 posts

@carlos.tadeu.stoduto em 23/05/2025 às 07:45

O esquema do Pica pau até entender o atleta é 2 linhas de 4...

Uma linha na intermediária para defender e outra linha de 4 no meio campo defendendo, 1 para criar que não cria e 1 centroavante abandonado...

Foto do perfil de Falcão

Ranking: 60º

Falcão 20.967 posts

@feliz-daconta em 23/05/2025 às 04:52

Pedem 442, mas isso é só para atacar mesmo. Como vai marcar? Marcação no 442 é uma porcaria

Foto do perfil de Ernani Wrubleski

Ranking: 6.709º

Ernani 416 posts

@dabliu em 22/05/2025 às 19:47

Qualquer garoto da base joga melhor que o Maycon. Sempre que o Maycon estiver em campo o Corinthians joga com um jogador a menos.

Maycon parece uma tartaruga em campo.

Publicidade

Foto do perfil de Fernando Zemetek

Ranking: 452º

Fernando 6.551 posts

@zemetek em 22/05/2025 às 15:42

Resumindo:

Em 5 jogos (7 na verdade) Dorival estragou o pouco poderio ofensivo que os Diaz levaram quase 6 meses pra construir

Foto do perfil de Coringão Valinhos

Ranking: 9.455º

Coringão 234 posts

@marcus-seixas em 22/05/2025 às 12:41

Quero ver como dorival vai armar o time quando tiver memphis e garro. Pq os 3 juntos não se encaixam nesse esquema de 4 1 4 1. Carrilo, Garro, Memphis, Yuri, nenhum deles é ponta. E o esquema do losango no meio, a defesa fica mais exposta. Espero que não sacrifique garro e yuri nas pontas. Concordo que carrilo até pode jogar na beirada, mas é melhor no meio ajudando na saída de bola.

Foto do perfil de Antonio Vendramini Neto

Ranking: 166º

Antonio 12.003 posts

@toninho.vendramini em 22/05/2025 às 10:36

Esse jogo foi ma agressão para os olhos e a alma. Meu deus!

Foto do perfil de Mah Karaki

Ranking: 2.886º

Mah 1.277 posts

@mah.karaki em 22/05/2025 às 10:27

Tem alguns erros sim, como Raniele como um meia central de chegada. Coronado tem que ter mais liberdade mesmo pra criar e sair da ponta e deixar o Angileri/Bidu passar e o Yuri isolado sofre bastante. Porém o Carrillo na ponta tem sido uma boa, principalmente com o Félix jogando bem pela direita, ele tem mais liberdade pra explorar aquela trivela maravilhosa e ter profundidade