x

Post de Alexandre no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Temos que respeitar o Carille e deixar o homem trabalhar! Basta lembrar que tivemos 3 treinadores ano passado, sendo um deles um completo desastre que foi o Jair Ventura.

Portanto é óbvio que o trabalho a ser feito é muito grande e se enganou quem achou que o Professor Fábio iria chegar com uma varinha de condão e deixar o time jogando o fino da bola do dia pra noite.

O elenco sequer está fechado, pois há diversos jogadores chegando como Jr Urso, Mendez, Lucão, e o caso da lateral esquerda que ainda irá voltar o Carlos Augusto e a situação do Arana que ainda não houve um desfecho.

Dita a obviedade de que temos de ter confiança no Carille e deixá-lo trabalhar, então podemos ir à críticas construtivas.

O Paulista é pra testar e erra nessa fase mesmo! Demos azar de pegar o Racing com pouco mais de 30 dias de trabalho, a chance de passar por eles mesmo se o time estivesse voanda já não seria altas, pois atualmente se trata do melhor time argentino.

Então pensando para a temporada, e não apenas para esse jogo, podemos dizer que a chave principal para o trabalho nesse ano é encontrar o sistema definitivo e fazer os jogadores entrosarem.

O time de 2017 jogava no 4-2-3-1 para construir jogadas e se defendia no 4-4-2.

O sistema de defesa no 4-4-2 é mais óbvios precisando de duas linhas compactas e com dois homens mais livres à frente, mas ainda assim pressionando os zagueiros para não deixar tão fácil a construção.

A análise do 4-2-3-1 é um pouco mais complexa, pois tanto na linha de 2 volantes quanto na linha de 3 meias temos funções diferentes para os jogadores, tratava-se de:

GOLEIRO (Cássio)

LD (Fagner)

ZAG (Balbuena)

ZAG (Pablo)

LE (Arana)

VOL (Ralf)

VOL (Maycon)

FALSO PONTA (Jadson)

MEIA ATACANTE (Rodriguinho)

PONTA (Romero/Clayson)

CENTROAVANTE (Jô)

Os dois volantes protegiam a zaga, mas um deles era responsável por buscar o jogo e quebrar as linhas.

O falso ponta jogava aberto, mas ao invés de dar profundidade caia para o meio para auxiliar o meia atacante no centro a criar jogadas e concluí-las.

O ponto dava profundidade ao time e era um verdadeiro escravo do esquema tático, por isso que o Romero se destacou tanto na função.

Tentando replicar o mesmo esquema de 2017 para fazê-lo funcionar antes de tentar algo mais complexo como o 4-1-4-1 acho que os seguintes jogadores se encaixam mais nessa proposta:

GOLEIRO (Cássio)

LD (Fagner)

ZAG (Marllon)

ZAG (Manoel)

LE (Avelar)

VOL (Ralf)

VOL (Jr Urso)

FALSO PONTA (Jadson)

MEIA ATACANTE (Love)

PONTA (Ramiro)

CENTROAVANTE (Gustagol)

Nessa escalação o Jadson repetiria a função que exerceu contra o Palmeiras jogando aberto pela esquerda, o Ramiro jogaria aberto pela direita sendo o escravo tático desse esquema e jogando da mesma maneira que se destacou no Grêmio, o Jr Urso faria o mesmo papel do Maycon, Love faria a função de Falso Dez, que é basicamente um atacante jogando atrás do Centroavante, como o Rodriguinho fazia na dobradinha com o Jô.

Dessa maneira emularíamos a mesma maneira de jogar com a inversão apenas dos jogadores abertos já que o Ramiro joga pela direita e o Jadson comprovou repetir esse papel tático apenas jogando pela esquerda contra os porcos.

O que vocês acham?

em Bate-Papo da Torcida > Esquema padrão 2017

Responder ao post do Alexandre

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Silvano

    Algum professor de geografia no fórum?

    Última resposta há 39 segundos por Felipe de Moraes

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bi Libertadores

    Será que o Brasil terá algum jogador que conseguirá se tornar o maior goleador de Copas novamente?

    Última resposta há 49 segundos por Perda Total

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Chato do Forum

    O Pessoal está descobrindo agora que os jogadores do Pep Guardiola são apenas Robôs

    Última resposta há 1 minuto por Lucas de Souza Portella

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Futebol raíz Pelé parava na frente da área pra pensar jogada e ninguém marcava kkkkkkk

    Última resposta há 4 minutos por Jesus Araújo

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fala Timao

    Saudosismo é doença

    Última resposta há 4 minutos por Valdomiro Mantovani

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Vinicius

    Mbappe tem 16 jogos na copa do mundo e 16 gols

    Última resposta há 5 minutos por Headbanger Fiel

    27respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de José Oliveira

    Senegal: lindo ver time tomando gol em saída de bola na área

    Última resposta há 5 minutos por Gilberto Pereira da Silva

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bi Libertadores

    Quem é o atual presidente do Corinthians?

    Última resposta há 6 minutos por Kimbo Badd

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    ENQUETE: Entre os sete reforços de 2026, qual foi a melhor contratação do Corinthians até agora?

    Última resposta há 8 minutos por Nicola Soares

    153votos

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Jota Sampaio

    Cristiano Ronaldo é muito maior do que o Messi

    Última resposta há 10 minutos por Orozimbo Santos

    11respostas

    acessar o tópico