x

Post de Rafael no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Ele é o exímio centroavante! Precisa que a bola chegue nele para finalizar!

Não adianta crucificar os atacantes sendo que a bola não chegue!

em Bate-Papo da Torcida > Análise dos gols do Gustavo pelo Fortaleza

Em resposta ao tópico:

Fala, fiel.

Encontrei os vídeos dos 30 gols que o Gustagol fez pelo Fortaleza. Decidi fazer uma pequena análise deles pra ajudar a entender melhor quais são as características desse jogador e o que podemos esperar dele em 2019.

Deixo claro que não sou analista de futebol/desempenho, apenas fiz essa pequena estatística por lazer.

Vamos lá:

Dos 30 gols que ele fez, 12 foram de cabeça (40%), 15 foram com o pé direito (50%) e apenas 3 foram com o pé esquerdo (10%)

Desses, 14 foram dentro da pequena área (46,7%), 15 foram dentro da grande área (50%) e somente 1 deles foi de fora da área (foi um gol de falta que ele fez contra o Guarani, pela Série B).

Pra fazer esses gols, em 25 (!) deles o Gustavo deu apenas um toque na bola (83,3%). Isto é, recebeu a bola em condições de finalizar e mandou pra rede, sem nem precisar dominar. Em 4 deles, ele dominou e finalizou (13,3%). Em apenas 1 dos gols, o Gustagol caminhou com a bola pra chutar, numa puxada de contra-ataque

Achei importante também destacar que 29 desses gols foram com a bola rolando (96,6%). Apenas 1 gol de bola parada (batendo uma falta).

O primeiro dado que me surpreendeu foi justamente esse, de que o Gustavo não fez NENHUM gol de pênalti. Geralmente a gente vê esses centroavantes com vários gols na temporada com inúmeros gols de bola parada (caso do Henrique Dourado pelo Fluminense, por exemplo). Não foi o caso, 96,6% dos gols dele foram com a bola rolando. Achei isso surpreendente.

Fica nítido também que o Gustavo acrescenta MUITO na jogada aérea do Corinthians. Se nesse ano não fizemos tantos gols assim de cabeça, isso pode ser uma estratégia diferente pra 2019. O Carille fica com mais uma opção ofensiva para o time.

É evidente também que ele tem uma característica muito diferente do Jô e não podemos exigir isso do Gustagol. Se com o Jô nós vimos vários gols em puxadas de contra-ataque, com o Jô caminhando com a bola, não veremos isso com o Gustavo. Como eu mostrei ali em cima, 25 dos 30 gols dele foram com apenas UM toque na bola. Alguém cruza/rola a bola pra ele em condições de finalizar e ele guarda.

Fica claro que o Gustavo vai depender MUITO do bom desempenho dos meias do Corinthians. Ele não vai caminhar com a bola e não vai criar por si só chances claras de gol. Ele é um finalizador nato e depende muito de ser acionado pelos armadores do time.

Dito isso, acho que, antes de qualquer coisa, a torcida vai precisar de muita paciência com o Gustavo e necessita entender quais são as características dele.

Se esperarmos enxergar o Jô no Gustavo, vamos nos frustrar muito. O que podemos esperar é um finalizador que joga dentro da área e que tem um ótimo jogo aéreo.

Entendo que ele pode ser muito importante na temporada que vem, vindo do banco ou mesmo saindo como titular em alguns jogos. É mais uma opção ofensiva para o time, que pode trazer uma alternativa diferente para o esquema tático.

Espero ter ajudado com essa análise!

Responder ao post do Rafael

Réplicas desse post

Foto do perfil de Fernando

Fernando 13.174 posts

@fernando.zemetek em 23/12/2018 às 18:56

Roger ora guardar os 5 ou 6 gols que fez precisou receber umas 30 bolas em condições d finalização.

Então c/ Gustavo o nosso sofrimento será muuuuuuuito menor!

Foto do perfil de Hiro

Hiro 88 posts

@hirocor em 23/12/2018 às 18:13

Quem são os meias do Fortaleza? Como Técnico Rogério Ceni montou a equipe? Quem tem característica para dar assistência ou fazer cruzamentos para o atacante no Corinthians: Jadson, Romero, Pedrinho, Sornosa, Mateus Vital, CLayson e Fagner.

Foto do perfil de Fred

Fred 136 posts

@fredd em 23/12/2018 às 18:04

Exatamente, Rafael. Não adianta vaiar um centroavante que depende de cruzamentos, se esses cruzamentos não acontecerem. E precisam ser cruzamentos de qualidade, obviamente. Neste ano de 2018 nem Cristiano Ronaldo teria feito muitos gols pelo Corinthians, se dependesse de bons cruzamentos. Pra começar temos atacantes que não vão à linha de fundo. Isso já dificulta bastante. Nossos atacantes cortam sempre para o meio e procuram tabela com o centroavante. E como o João brilhantemente analisou, o Gustavo não faz tabelas, ele finaliza. Vamos ver o que o Carille vai armar. Sem cruzamentos, nada de gols.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Bruno C.

    Colômbia colocando Portugal na roda

    Última resposta há 12 segundos por Detetive da fiel

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Stewie Chinês

    Mano, a FIFA precisa rever essas regras de impedimento

    Última resposta há 27 segundos por Mister M

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Thalyson Moura

    Próximos patrocínios: PCC e CV

    Última resposta há 34 segundos por Leandro Valentim

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Crazy Gavião

    O patrocínio da Fatal Fans é o principal problema do Corinthians?

    Última resposta há 1 minuto por Carbone Artilheiro

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Renato Arbusto

    Linda partida da Colômbia

    Última resposta há 1 minuto por Renato Arbusto

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcio Serrão

    Timão 1962

    Última resposta há 1 minuto por José Carlos Marques

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lucas

    Cazé sentiu o golpe..

    Última resposta há 2 minutos por Manoel Corinthians

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Felipe RX

    Não existi comparar Cristiano com Messi

    Última resposta há 2 minutos por Vitor Ramos

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Cr7 Corinthiano

    Única seleção que venceu e convenceu na copa até o momento

    Última resposta há 2 minutos por Maltkvski Pietrovski

    55respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Penaldo filho da fifa kakakakaka

    Última resposta há 2 minutos por Azazel Zel

    3respostas

    acessar o tópico