x

Post de David no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Quem diria hein...SÃO PAULO fundou a igreja cristã...de CORINTO...Já eram vira-casacas desde então...hehehe...

em Bate-Papo da Torcida > A origem do nome Corinthians

Em resposta ao tópico:

Corinthians - a origem de um nome

Luiz Roque - professor, contista e poeta emérito

I - O termo na Inglaterra
Sir Conan Doyle (1859-1930) imortalizou-se com o detetive Sherlock Holmes, criado por ele. Entretanto, este escritor que, entre outras coisas, foi médico e pugilista, escreveu outros tipos de romances.

Um dos menos conhecidos é 'Rodney Stone'. No livro, este personagem, aos 65 anos, descreve, em 1851, parte de sua adolescência, na Inglaterra das batalhas marítimas contra Napoleão. Essencialmente, as memórias se referem ao início do século XIX, até o combate de Trafalgar, em 1805.

Na descrição desse período, Rodney Stone expõe que eram chamados 'Corinthians' os cavalheiros e os nobres que se dedicavam ao esporte ou o patrocinavam, empresariando atletas.

Citemos a tradução brasileira, de Breno Silveira, Edições Melhoramentos, sob o título: 'A curiosa história de Rodney Stone', 2ª edição. Na página 131, lemos:

'... Como habitualmente faziam os que, naquela época, desejavam figurar como 'corinthians' e patronos dos esportes'.

Na página 147:

'Meu tio jamais fumara, julgando que tal hábito poderia escurecer-lhe os dentes, mas muitos dentre os 'Corinthians', entre os quais o próprio Príncipe de Gales, deram, na ocasião, tal exemplo.'

E no início do livro, na página 18:

'Um cavalheiro, trajando uma capa branca de cocheiro — um 'Corinthian', como costumávamos chamá-los naquela época — ...'
Vemos que, em 1851, quando Rodney escreve suas memórias, o termo já era desusado.

II - A cidade de Corinto
Corinthian, em inglês (coríntio, em português) significa, ao pé da letra, natural da cidade de Corinto, na Grécia.

A cidade-estado de Corinto (Khórintos, em grego) era uma das 'pólis' helênicas, e situava-se no istmo de Corinto, que liga a Península do Peloponeso à ÃÂtica.

Seu luxo era célebre. A cidade presidia aos Jogos ÃÂstmicos, entre atletas gregos, que se realizavam a cada 4 anos, até 581 a.C.

Dessa data em diante, passaram a ocorrer de 2 em 2 anos. Ligando-se o requinte da sua aristocracia aos jogos esportivos que a cidade patrocinava, talvez se possa entender por que os cavalheiros esportistas de Londres e arredores, no final do século XVIII e princípios do século XIX se denominavam 'Corinthians', isto é, coríntios.

A cidade, que é anterior ao ano 1000 a.C., teve um papel importante na mitologia grega. De lá saiu Belerofonte, para matar a Quimera. Édipo foi criado lá. Jasão e Medéia ali viveram parte de suas vidas. Na época da dominação romana, foi feita capital da Acaia (nome romano da Grécia).

Já no período cristão, a cidade foi evangelizada por São Paulo (Paulo de Tarso). Este pregador ali esteve de 50 a 52 e fundou a igreja cristã de Corinto. Posteriormente, escreveu, de Éfeso e da Macedônia, duas célebres epístolas dirigidas 'aos coríntios'. Destaca-se o capítulo 13 da primeira epístola, que se refere à caridade e ao amor, e que costuma ser lida nos casamentos.

Hoje, Corinto é pequena, e nem sequer se localiza no mesmo lugar da orgulhosa cidade do passado (18.000 habitantes em 1970). Sua população é ortodoxa, como em toda a Grécia.

III - OS TIMES
Na primeira década deste século, veio ao Brasil um clube inglês de futebol chamado CORINTHIANS, nome este que revivia uma expressão de há muito fora de moda.

Esta equipe excursionou pelo Brasil e despertou grande entusiasmo. Assim foi que, em 1910, um grupo de esportistas que incluía vários italianos e diversos industriais, fundou, em São Paulo, o Sport Club Corinthians Paulista.

Finalmente, os paradoxos da História: esse time possui um nome exótico, muitas vezes mal pronunciado, com um TH e um N estranhos ao nosso idioma.

Tal nome se liga a uma cidade da Grécia distante, que poucos conhecem, e designou, num passado remoto e esquecido, os aristocratas esportivos da Inglaterra.

A entidade é, ainda, representada por um distintivo rebuscado, com uma âncora e 2 remos, que lembram, melhor, um clube náutico.

Mas esse conjunto de excentricidades formou, ao que parece, um todo apaixonante, para a população de São Paulo e do Brasil.

E a equipe fundada em 1910 angariou, surpreendentemente, a mais numerosa torcida de São Paulo, e na qual predominam, exatamente, os segmentos mais simples e modestos do nosso povo.

Que estranha ligação com o mundo e com o passado tem a torcida corinthiana?

Responder ao post do David

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Carlos Augusto

    Corinthians fecha com a Fatal Fans, vergonhoso

    Última resposta há 14 segundos por Alexandre Ferreira

    37respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Carlos Gehlen

    Vendo o Lautaro jogar pela Argentina

    Última resposta há 21 segundos por Breno Marques

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    "Quem torce para o Messi é vira lata, vou torcer para o CR7"

    Última resposta há 44 segundos por Vitor Ramos

    22respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Luigi B.

    Fatal paga a folha todo mês

    Última resposta há 2 minutos por Fernando Fantim

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Pedro Araujo

    Gol anulado da colombia

    Última resposta há 3 minutos por Carbone Artilheiro

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Diniz

    CBF kkkkkkkkk

    Última resposta há 4 minutos por Jefferson nunes

    30respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Haniel Sousa

    Assaltaram a Colômbia

    Última resposta há 4 minutos por ROZEVAN FERREIRA SANTOS

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Antonio Silva

    O Corinthians fechando patrocínio por 1,2 milhão por mês e ainda acham grande negócio

    Última resposta há 4 minutos por Phil Corintiano

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    Bet pode, casa das primas não : isso se chama HIPOCRISIA

    Última resposta há 4 minutos por Edwin Duval

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Mathiers

    Fatal Fans não cabe no Corinthians

    Última resposta há 6 minutos por Tone Martone

    19respostas

    acessar o tópico