x

Post de Robinson no fórum "Off topic" do Meu Timão

Gosto mais das camisas do Timão sem patrocínio.

em Off topic > O que deixa um patrocínio bonito?

Em resposta ao tópico:

Fala Fiel!

Com as recentes notícias sobre a saída da Caixa do espaço master do nosso manto, andei pensando em fazer um pequeno guia sobre o que torna um patrocínio bonito em uma camisa de futebol.

Eu já cheguei a fazer diversos mockups de camisas do Timão e durante essa experiência cheguei a algumas conclusões.

Obs: claro que, em tempos difíceis não dá pra ficar escolhendo esse ou aquele patrocínio, essa é uma análise puramente estética. Como disse um cara aqui no forum: 'Pagando bem, pode ser até Dolly!' ... Então relaxa e cola ae.

  • O que de fato deixa um patrocínio bonito?

A resposta é a combinação de simplicidade da forma e uniformidade das cores.
Tome como exemplo o patrocínio da Volkswagen no Wolfsburg da Alemanha.

Repare que o uniforme inteiro do time é verde e bem no meio existe um círculo azul. Isso é um exemplo de falta de uniformidade das cores. Ainda nesse exemplo é possível notar a ausência da simplicidade, já que os patrocínios mais elegantes são geralmente escritos, e nesse caso optou-se por colocar o logo redondo.

E você deve estar pensando: 'É claro que uma empresa como a Volkswagen não tirará suas cores e seu formato padrão do logo...'

Bem, de 2008 a 2012, o D.C. United dos EUA jogaram com o patrocínio da montadora alemã. Embora continua o círculo horroroso, as cores mudaram para se 'ajustar' às do time. Ficando muito mais natural:

Pensando nisso, algumas coisas precisam ser ditas. Alguns clubes tem, de uma certa forma, a se darem melhor com um tipo de patrocínio que outros.

Dessa vez vamos analisar as seguintes imagens e me diga qual melhor combinou com as cores do time e as da marca:

É nítido que a camisa do Inter tem uma aceitação visual muito mais forte que as demais.

Mesmo com a Coca deixando suas cores de lado para se ajustar às do Palmeiras ou do Grêmio (que tem as cores da Pepsi!) é possível notar que ainda há uma falta de uniformidade no conjunto completo, embora o logo esteja simples e bem disposto nos uniformes.

  • E quando o patrocínio é o que tem pra hoje?

Nos exemplos acima pode-se notar que houve, em alguns casos, uma preocupação em fazer uma montagem com as cores de modo que ficasse mais natural possível (imagine só o texto da Coca em vermelho na camisa do Palmeiras... Ai meus olhos!).

Mas em alguns casos, as cores do time a as da marca simplesmente não combinam! Veja do que estou falando:

Embora o logo do BMG é bonito com letras bem grandes, nota-se que as cores acabam atrapalhando e 'poluindo' o uniforme dos clubes. O do Cruzeiro, acho, que seria o mais fácil de arrumar, apenas mudando a cor de laranja para branco, já que as principais cores do banco são essas mesmas. Mas no caso do São Paulo isso não seria tão simples...

... Já que o preto tiraria a identidade visual da marca em questão.

Volto, assim, no tópico acima. Quando eu disse que existem certo patrocínios que são melhores em uns uniformes e piores em outros.

  • Tá, então cadê os bons patrocínios?

Vamos lá então!

Em alguns casos, como da companhia aérea Emirates, pouco importa as cores do time já que seu próprio logo não faz uso intenso das cores para 'marcar território'.
Veja, que eles já pintaram mantos brancos, roxo, azul, vermelho, rosa, amarelo... E por ai vai! E em todos os casos é possível notar simplicidade e como o logo se encaixa perfeitamente no uniforme.

A Pirelli também é outra que, na minha opinião, acertou:

Podem me julgar, mas deixando o clubismo de lado, a camisa dos sem mundial e com a mãe Crefisa acabou funcionando muito bem também:

  • Ok, mas o que tudo isso tem haver com o Timão?

Bem, o melhor ficou no fim.

Em relação ao Todo Poderoso fico feliz em ver que já acertamos muitas vezes. (tirando as duchas Corona, que Meu Deus né!)

A Neo Química foi a que melhor funcionou no nosso manto nos últimos anos. Já usamos na branca, na preta, em bege e até grená! Todas lindas!

Não é atoa. Duas das camisas favoritas da Fiel são justamente a do Centenário e a em homenagem ao Torino! Repare que a Bozzano também não faz feio nas mangas, deixando tudo mais natural aos olhos.

A Batavo já errou mas também já acertou:

A Kalunga também acertou em cheio:

Falando da Caixa agora. Eu particularmente não gostava muito da forma como o logo deles era exibido no nosso manto (aquele azul). Porém, na camisa comemorativa do terrão (sim, aquela laranja que você odeia) eu me surpreendi com a mudança que eles fizeram. Claro, eles têm laranja no logo e nossa camisa ficou laranja então... Não se esperava menos. O resultado foi magnífico:

Vale lembrar da vez que eles estamparam 'Hexa' na camisa, comemorando nosso sexto título brasileiro! (O que estragou foram esses quadradinhos amarelos...)



  • Deixe sua opinião!

Eae, gostou? Não? (sério?!). Concorda, discorda ou nunca tinha parado pra pensar a respeito? Me conte nos comentários sobre o que você achou.

Responder ao post do Robinson

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de AMIN IBN CHAHRUR

    Atletas com contrato até 31/12/2026

    Última resposta há 22 segundos por luan m. de lima

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Cr7 invertido

    Y. Alberto deve tá empolgado vendo a copa

    Última resposta há 22 segundos por Manoel Corinthians

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de B R C

    Memphis conta a história do Corinthians para os jogadores da Holanda

    Última resposta há 24 segundos por MARIO HERMETTI CARPEGIANI

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Mah Karaki

    Tive um pesadelo!

    Última resposta há 39 segundos por Marco Antônio

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Os japoneses estão confiantes que vão atropelar o Brasil

    Criado há 41 segundos por Manoel Corinthians

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Caramelo Coringão

    O clube mais citado na Copa até aqui

    Última resposta há 45 segundos por Sérgio Ohno

    31respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de B R C

    Tevez falando do confronto do Corinthians na Libertadores

    Última resposta há 1 minuto por Marco Antônio

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Paulo Henrique Sola

    ENQUETE: Sem chorumela, aonde a seleção da CBF chegará nessa copa de 2026?

    Última resposta há 2 minutos por Igor Gonçalves

    15votos

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Marcio Serrão

    Timão 1957

    Última resposta há 3 minutos por Marcos Aurélio de Almeida

    16respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jorge Neto

    Os antis falaram que Hugo Souza não foi pra Copa porque falhou contra o Japão

    Última resposta há 4 minutos por Zuin João

    4respostas

    acessar o tópico