Eduardo Takata
Cara, o cabeça de área voltando para para ficar entre os zagueiros, para liberar os laterais, se chama Saída Lavolpiana, ou Saída de Três, realmente é uma tática muito utilizada na Europa, mas o Tite já disse uma vez que não gosta muito dessa tática. Quando o Ralf estava no time, quem fazia a saída de bola no time eram os laterais. Por isso o Fábio Santos era tão importante, diziam que ele não acertava cruzamento, mas tinha um dos melhores passes do time e era fundamental na saída de bola. Depois isso virou trabalho do Renato Augusto. Atualmente está a cargo do Bruno Henrique e do Guilherme, pela falta de entrosamento ainda não está perto do nível do ano passado, mas tenho certeza que ainda vai melhorar muito.
em Análise dos jogos > O que falta ao Corinthians
Em resposta ao tópico:
Antes de tudo, queria deixar bem claro que não sou um analista profissional de esquemas táticos e nem me sinto um. Sou apenas um torcedor Corinthiano buscando melhorias para o time.
Observo, desde o início da temporada, que os times adversários estão marcando sob pressão. E o pior de tudo: não sabemos lidar.
Assim, a bola é rifada, ou tocada aos meias abertos (Lucca e Giovanni Augusto) para fazer a parede, quase sempre perdemos a posse.
Foi aí que comecei a observar alguns jogos europeus, e pesquisar sobre na internet. Cheguei à 'superioridade numérica'.
Com a bola, e sem, jogamos no já tradicional 4-1-4-1. Geralmente, quado não somos pressionados, a bola é distribuída ao Bruno Henrique ou Guilherme. Elias participa, porém menos.
Enfim, nação, gostaria de ver um dia o Corinthians atuando assim. Seria uma boa resposta a pressão adversária. É muito comum ver esse tipo de tática sendo usado nos grandes europeus.
Obs: esse seria meu time titular. Fico em duvida apenas entre Arana e Uendel.
Abraços!