x

Post de Corinthians no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

O Tite vem mostrando que está lendo muito fórum na internet, porque já falavamos da dificuldade do Cássio em sair a bola a muito tempo.

em Análise dos jogos > Novo Cássio 2016

Em resposta ao tópico:

O Corinthians definiu seu modelo de jogo de forma clara no Campeonato Brasileiro. Para a Copa Libertadores e as demais competições do próximo ano, o objetivo é aprofundar esse estilo e fazer a equipe cada vez protagonista, com posse de bola. Para o 'Tite-taka' ser colocado em prática, ninguém terá que se adaptar tanto quanto o goleiro Cássio.

Nos últimos tempos, Tite passou a aproveitar o camisa 12 em treinamentos com bola em que, normalmente, atuam apenas os jogadores de linha. Um dos objetivos do preparador Mauri Lima é cada vez mais estimular Cássio a utilizar os pés e fazer com que ele participe da saída de bola desde a defesa.

Se agarrar a esse estilo foi uma necessidade do Corinthians desde a perda de Paolo Guerrero. Com o centroavante na frente ou até mesmo Danilo em situações eventuais, Cássio e os zagueiros se sentiam mais à vontade para recorrer à ligação direta, pelo alto. Mas, com Vagner Love, que é mais baixo, Tite e seus auxiliares diminuíram esse expediente. Com esse modelo de jogo definido na campanha do hexacampeonato, o objetivo agora é envolver ainda mais os goleiros e zagueiros à causa.

Ao UOL Esporte, Cássio explicou como se vê em 2016. 'O Tite conversou bastante com os goleiros e quer trabalhar mais com o pé. Nós fizemos gols saindo trabalhando a bola. Ele nos passou confiança (a jogar com os pés) e isso leva um tempo. No ano que vem, vamos trabalhar muito mais com o pé e dar menos 'chutão'. No Paulista, de repente, nem tanto, porque você pega estádios sem condições de trabalhar (a bola)', advertiu.

Preparador de goleiros do Corinthians há quase uma década, Mauri Lima explica a ideia que surgiu a partir de conversas com Tite. 'Uma ou duas vezes na semana, a gente encaixa os goleiros no trabalho de posse de bola da equipe por 10 ou 12 minutos. Quero que eles trabalhem com mais pressão, no campo reduzido, para que possam ter a tranquilidade de dominar, passar, olhar com condição de assimilar tudo mais rápido. Isso tem surtido efeito. Não é o fundamental, que é o trabalho com as mãos, mas tem que ter qualidade', explica.

Mauri, por outro lado, adverte que Cássio não é um goleiro capaz de fazer muitas intervenções fora da área. É verdade que o Corinthians irá aprofundar seu modelo de posse de bola desde a defesa, mas preferencialmente no campo de ataque. Com as linhas do time muito avançadas, os zagueiros não podem se distanciar do goleiro.

'Tem que manter uma média de posicionamento. Não adianta sair demais para cobrir, fazer linha de último homem para cobrir zagueiros. Ele vai dar o bote e pode não conseguir chegar. Às vezes um é mais veloz e outro é menos para fazer a cobertura. Temos que ter um padrão, com a possibilidade de sair da grande área e que não distancie tanto a defesa do goleiro. O Cássio tem sua agilidade e velocidade no gol, mas pelo tamanho, pela massa muscular que carrega, às vezes dificulta um pouco o trabalho de velocidade para um ponto mais longo', acrescenta Mauri Lima.

Responder ao post do Corinthians

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Magno Amoreira

    Miguel Moscardo

    Última resposta há 29 segundos por ROSANA RSN

    22respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Paulo Henrique Sola

    Imaginem se o marketing tivesse sido competente em trabalhar com a imagem do Memphis!

    Última resposta há 3 minutos por José Oliveira

    24respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Neves Neto

    Para o ódio de alguns

    Última resposta há 5 minutos por ROSANA RSN

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Jorge Neto

    Emerson Sheik vs. Boca Juniors | Final da Libertadores 2012

    Última resposta há 5 minutos por Sergio Escudero

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    Como o Corinthians se sairia na Copa do Mundo?

    Última resposta há 6 minutos por Schimidt

    30respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Kauê Zambelli

    Era o Neymar ou o Maycon em campo?

    Última resposta há 18 minutos por Kauê Zambelli

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Juan Sebastian veron

    Que várzea essa Escócia hein

    Última resposta há 26 minutos por Marcello K.

    17respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    Milagre, a seleção está jogando bem

    Última resposta há 26 minutos por Marcello K.

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Brasil parece o Arsenal das seleções

    Última resposta há 27 minutos por Elnatã Nascimento

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Jesus Araújo

    Sim tem que cobrar os salários atrasados, más não vem comparar um atraso de pessoa normal

    Última resposta há 38 minutos por O tuga

    13respostas

    acessar o tópico