Marcelo Alves
Este tópico era para ser uma resposta a outro, mas como ficou grande demais acabei criando este para externar minha opinião. A não utilização da base e culpa exclusiva do Tite? Acredito que a culpa na verdade é, em grande parte nossa, mas temos outros envolvidos.
Em março Tite era gênio, hoje é culpado de tudo. Somos passionais ao extremo e o futebol vive de resultados. E para quem vive de resultado é normal preferir trabalhar com jogadores experientes. Até pq se lança um garoto, o time não responde, a culpa vai ser de quem? Do técnico que nesse caso não faz o time jogar e ainda queima o garoto. Agora pra entender melhor o raciocínio: Imagine que você é gerente de uma empresa e precisa montar uma equipe de trabalho. Lembre-se que seu emprego depende disso. O ambiente é de pura pressão, a empresa esta em crise. Como você montaria esta equipe? Usaria os estagiários? Com certeza a melhor forma de montar a equipe, a mais logica seria escolhendo os melhores. Estariam eles entre os estagiários? Você teria tempo para testa-lo? E se ele não responder? Aguentaria a pressão? Esse momento iria evidenciar seu talento ou iria acabar com sua carreira? Tudo tem seu tempo e o estraga qualquer projeto é o imediatismo e o perfil do gestor. É fato que o Tite, assim como a maioria prefere trabalhar com jogadores experientes, não dando muita oportunidade a base. Base é para evoluir interagir e integrar e não para substituir. É um processo. Apesar de a tempos não ocorrer no Corinthians, mas isso é um problema cronico que envolve direção, equipe técnica, torcida, patrocínio - quem injeta grana- e imprensa que faz a cabeças de muitos positiva ou negativamente de acordo com o interesse dela.