Marcelo Araújo
Que ótimo para a Administração do clube, eles vão saber certinho o que devem fazer...
em Bate-Papo da Torcida > Sabia disso sobre Corinthians, Memphis e a Copa do Mundo?
Em resposta ao tópico:
Fala, galera! Tudo certo por aí?
A seleção da Holanda volta a campo hoje, às 14h, para o seu segundo compromisso na Copa do Mundo. E você, pode estar se perguntando o que isso tem a ver com o Corinthians.
A resposta é simples porque tem tudo a ver.
O atacante Memphis Depay, que defende o Timão, é o único jogador de um clube brasileiro convocado por uma seleção europeia principal nesta Copa do Mundo, Além disso, entrou para a história como o primeiro atleta atuando no futebol brasileiro a disputar o torneio representando uma seleção da Europa.
O destaque do caso de Memphis Depay vem justamente dessa combinação rara de fatores, pois ele atua no futebol brasileiro, fora do eixo europeu onde normalmente estão os jogadores convocados por seleções da Europa, e mesmo assim segue sendo peça importante da seleção da Holanda em uma Copa do Mundo, algo praticamente inédito nesse contexto moderno do futebol. Isso chama atenção porque quebra um padrão histórico de logística e de mercado, já que quase todos os jogadores de seleções europeias atuam nas grandes ligas do próprio continente.
Todos sabemos ainda que Memphis não é um jogador qualquer, ele é um dos principais nomes da seleção holandesa, artilheiro histórico e figura central da equipe, o que torna ainda mais significativo ele manter esse status enquanto joga no Brasil, elevando o caso de curiosidade a um feito realmente histórico.
Na estreia holandesa, diante do Japão, Memphis começou no banco de reservas e entrou no segundo tempo. Naquele momento, a Holanda vencia por 2 a 1, mas a partida terminou empatada em 2 a 2.
Mesmo com pouco tempo em campo, ele teve uma participação positiva. De acordo com dados da plataforma Sofascore, o atacante esteve envolvido em dez ações com a bola, criou uma oportunidade de gol, acertou todos os sete passes que tentou e ainda recuperou a posse em duas ocasiões. O único ponto negativo foi o cartão amarelo recebido na reta final do confronto.
Além do impacto esportivo, a presença de Memphis no Mundial também pode trazer benefícios financeiros ao Corinthians. Isso porque a Fifa mantém o Programa de Benefícios para Clubes, que remunera as equipes que cedem jogadores às seleções nacionais.
Embora os valores oficiais para a edição de 2026 ainda não tenham sido divulgados, a expectativa é de que o repasse siga os moldes da última Copa do Mundo, quando os clubes receberam cerca de US$ 11 mil por dia por atleta convocado.
Caso a Holanda encerre sua participação ainda na fase de grupos, a estimativa é de que o Corinthians receba aproximadamente US$ 253 mil. Se a equipe avançar no torneio, o valor destinado ao clube alvinegro tende a aumentar.
E aí, você sabia disso?
