x

Post de Cássio no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Dessa vez eu nem vou falar nada que foi de chat gpt, pq aí foi mérito seu que o prompt deve ter sido muito bom. Muito bom devia ser fixado

em Bate-Papo da Torcida > O segredo do Flamengo

Em resposta ao tópico:

Pode doer admitir isso sendo corinthiano, mas talvez o maior segredo do Clube de Regatas do Flamengo não esteja apenas na torcida, nos títulos ou no dinheiro que entra. O segredo está em quem administra o clube.

Enquanto muitos clubes brasileiros ainda funcionam como extensões de grupos políticos, favores internos e amadorismo histórico, o Flamengo decidiu tratar o futebol como uma grande corporação internacional. E isso muda absolutamente tudo.

Você olha os nomes que passaram ou passam pela gestão do Flamengo e parece conselho administrativo de multinacional:

Fábio Coelho, ex-presidente do Google Brasil;

Luiz Eduardo Baptista, executivo que passou por gigantes como Lojas Americanas e SKY;

Flávio Willeman, procurador do Estado do Rio;

Cláudio Pracownik, ligado à Bolsa de Valores do Rio;

Mário Sampaio, ex-diretor da Rede D’Or.

E esses são apenas alguns exemplos.

No Flamengo, a impressão é que os dirigentes são escolhidos como se estivessem montando a diretoria de uma holding bilionária. Existe governança, auditoria, cobrança, metas, profissionalismo e assessoria de multinacionais que literalmente aprovam ou rejeitam as contas do clube. O Flamengo passou a funcionar como empresa de alto nível, mesmo continuando associação esportiva.

Enquanto isso, olhando para o Sport Club Corinthians Paulista, a sensação é de tristeza. E aqui não se trata de desmerecer ninguém pela origem ou profissão. Trabalho digno é trabalho digno. Não existe vergonha em ser comerciante, donodono de oficina ou pequeno empresário. Muito pelo contrário.

Mas a diferença de trajetória e qualificação administrativa entre os grupos que comandaram os clubes é gritante.

Enquanto o Flamengo montava gestões com executivos vindos de Google, mercado financeiro, grandes hospitais e multinacionais, o Corinthians era conduzido por figuras como:

Andrés Sanchez, ex vendedor no Brás;

Alberto Dualib, dono de papelaria;

José Masur, dono de pequena oficina mecânica;

Augusto Melo, ligado ao ramo de garagens e estacionamento.

Novamente: isso não diminui o esforço ou a história pessoal de ninguém. Mas administrar um dos maiores clubes do planeta exige preparo compatível com o tamanho da instituição. O futebol moderno virou uma indústria bilionária. Hoje um clube movimenta cifras, contratos, marketing, mídia, compliance, auditoria e operações internacionais comparáveis às de grandes empresas.

E talvez seja exatamente aí que o Flamengo abriu a distância.

Porque dinheiro, torcida e marca o Corinthians também tem. O que falta é gestão do tamanho do clube. O Flamengo entendeu antes dos outros que futebol moderno não se vence só no campo. Se vence em planilha, governança, marketing, inteligência financeira e profissionalização extrema.

O mais doloroso para o corinthiano não é ver o Flamengo rico. É perceber que o Corinthians poderia estar exatamente no mesmo patamar — ou até acima — se tivesse sido administrado com o mesmo nível de profissionalismo nas últimas décadas.

Responder ao post do Cássio

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Izaac Corleon

    Tive uma ideia GENIAL, vocês precisam ver

    Última resposta há 1 segundo por Vanessa silva

    29respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de sabio SCCP

    Rivais assinando com ML shopee nubank já nós com job, e mts apoiando ainda

    Última resposta há 13 segundos por Luis Roberto de Vasconcellos

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    Bet pode, casa das primas não : isso se chama HIPOCRISIA

    Última resposta há 24 segundos por Edson Zambrin

    19respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Carlos Luis Filho

    O Corinthians precisa de intervenção antes que seja tarde demais

    Última resposta há 24 segundos por Revolta Geral

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de JOTAR

    Live safiel neste momento

    Última resposta há 1 minuto por Mister M

    29respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Jordan Marques

    Seleção de Portugal

    Última resposta há 2 minutos por Victor P.

    27respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Pedro Araujo

    Gol anulado da colombia

    Última resposta há 2 minutos por Vinicius Arantes de Jesus e silva

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Crazy Gavião

    O patrocínio da Fatal Fans é o principal problema do Corinthians?

    Última resposta há 2 minutos por wilson fmu

    59respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fernando

    O patrocínio master do Corinthians, não tem cara de Corinthiano, não tem nada a ver com a Fiel

    Última resposta há 2 minutos por marselo

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de AMIN IBN CHAHRUR

    Argentina : como pode?

    Última resposta há 4 minutos por Carlos Luis

    18respostas

    acessar o tópico