x

Post de Vinicius no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

O Conselho de Corinthians aprova a reeleição de Stabile e veta a SAF.

O Conselho Deliberativo do clube votou na segunda-feira (4 de maio) pela reforma do estatuto, em reunião realizada no Parque São Jorge com a participação de 76 conselheiros.

Os conselheiros aprovaram a possibilidade de o presidente Osmar Stabile concorrer à reeleição nas eleições previstas para o final de 2026 e rejeitaram duas propostas relacionadas à transformação do departamento de futebol em SAF (Sociedade Anônima do Futebol).

A opção de manter o estatuto atual recebeu 40 votos, contra 26 da proposta que previa mecanismos para garantir o controle do clube sobre a SAF, como veto sobre decisões estratégicas e restrições à venda do controle. Uma terceira alternativa, que estabelecia uma participação mínima de 10% do clube, recebeu 10 votos. No total, 76 dos 81 conselheiros presentes participaram da votação.

Os conselheiros também aprovaram a redução do tamanho do Conselho Deliberativo, de 300 para 200 membros. A proposta vencedora recebeu 52 votos e estabelece uma nova composição com 50 membros vitalícios e 150 com mandato de três anos. A manutenção do modelo atual recebeu 15 votos, e a proposta intermediária, com 225 nomes, recebeu 9 votos.

A possibilidade de um sistema eleitoral mais estável foi aprovada por 46 votos a favor e 30 contra. O sistema eleitoral individual para o Conselho Deliberativo foi aprovado com 45 votos, enquanto o modelo de chapa proporcional obteve 7 votos e a manutenção do formato atual, 24. A eleição presidencial em dois turnos foi aprovada com 62 votos, contra 14 a favor do turno único.

O Conselho também aprovou a reeleição ilimitada para seus membros (47 votos, contra 25 a favor do limite de dois mandatos) e estabeleceu um período de carência de três anos para votar (41 votos, contra 32 que apoiaram quatro anos).

Entre outras mudanças, os conselheiros decidiram que todos os membros do Conselho de Ética serão eleitos pela Assembleia Geral (50 votos) e que a diretoria arcará com o orçamento do Conselho Deliberativo (43 votos). A publicação trimestral dos balanços também foi aprovada (55 votos).

O novo formato do Cori (Conselho de Orientação) limitará a participação a cinco ex-presidentes da diretoria e cinco ex-membros do Conselho Deliberativo (57 votos). A diretoria também rejeitou a criação do cargo de gestor do Parque São Jorge, por 41 votos a 31. As decisões serão submetidas aos sócios na Assembleia Geral, que será convocada nos próximos dias. As mudanças só entrarão em vigor após essa etapa.

Fonte: https://lnginnorthernbc.ca/2026/05/05/corinthians-council-approves-stabiles-re-election-and-vetoes-saf/ Corinthians Council approves Stabile's re-election and vetoes SAF - News Room USA | LNG in... lnginnorthernbc.ca

em Bate-Papo da Torcida > Site dos EUA destaca a reeleição de Stabile e veto a SAF

Responder ao post do Vinicius

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Falcão

    Dorival aceitou o retorno do Arboleda. No Corinthians, o Pardal cresceu para cima do Martínez

    Última resposta há 9 segundos por Tiago Antonietti

    22respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Rafael Ferreira

    Seria sensacional ver o Diniz ganhando títulos no Corinthians

    Última resposta há 38 segundos por José Carlos Marques

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cleder Rogerio Maximo

    Sub 20: falam do favela cujo futebol é horrível, mas esse tal de Luiz Eduardo também é horrível!

    Criado há 1 minuto por Cleder Rogerio Maximo

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fábio Corinthiano

    Direito de imagem compõe a maior parte do salário dos jogadores, ou seja, pagaram o mínimo...

    Última resposta há 2 minutos por Corneta .

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gavião Mascote

    Café do setorista é um dos caras mais inteligentes do YOUTUBE

    Última resposta há 3 minutos por Messi Corinthiano

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ghost Corinthiano

    Mundial de Clubes vai aumentar para 48 clubes!

    Última resposta há 3 minutos por Eduardo Sarri

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Lcs

    "Pedrinho é melhor que esse Vinícius Junior"

    Última resposta há 3 minutos por Lucas Cren

    43respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Giro Kataguire

    TV CAZÉ, dando um show na Globo + CBF. É Romário diz que foda o Resto

    Última resposta há 5 minutos por JaoPdrn

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Gus Ortiz

    Olha os holandeses!

    Última resposta há 5 minutos por Reginaldo Guedes

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Magno Amoreira

    Miguel Moscardo

    Última resposta há 6 minutos por Reginaldo Guedes

    44respostas

    acessar o tópico