x

Post de Rafael no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Fala, Fiel!

Depois da surra que o Flamengo tomou dentro e fora de campo no último dia 1º, esse debate sobre o fator torcida voltou a incendiar a internet. Deixo esse vídeo aqui para ilustrar o clima:

&t=5s

Recentemente, tive uma discussão com um cara que tentou diminuir nossa história: 'O Corinthians demorou 80 anos para ganhar um Brasileiro e a Libertadores só em 2012. Se a torcida influencia tanto, por que a demora? Porque o Vasco tá do jeito que tá? A camisa só 'pesa' se o time ganha, vide Real Madrid...'

Minha resposta e opinião: A demora não é culpa da torcida, mas da incompetência de gestões e elencos passados.
'A torcida é o combustível, mas não dirige o carro.' O diferencial é o fator psicológico: o que explica o Corinthians ter 5 invasões históricas e sairmos vencedores em todas (1931,1976,2000,2012 e 2026)? Por que jogadores aceitam vir para cá mesmo com crises financeiras (será que é só vitrine?)? Eu tenho total convicção que se não fosse pela torcida, o Corinthians teria deixado de ganhar vários títulos durante sua gloriosa história.
A final do paulista de 2025 deixa isso NÍTIDO.
E claro, lembrando que o Flamengo (fundado em 1895), esperou 85 anos pelo primeiro título nacional.

Que a fiel é foda, é fato. Porém, vim aqui para instigar o seguinte debate sobre esse tema -
A dúvida é: a torcida ganha jogos ou ela apenas 'empurra' um time que já é bom?

1. Durante a pandemia, o aproveitamento do Corinthians em casa, foi por volta de 48%. Essa estatística com a Arena lotada, salta entorno de 70%. Será que isso se deve por conta que o elenco da época era horrendo, ou foi a falta da fiel apoiando nas bancadas?

2. A 'Muleta' da Gestão: Será que o fato de apoiarmos os 90 minutos independente do placar não deu margem para décadas de diretorias amadoras? Eles sabiam que, não importa a mística ou o amadorismo, a renda do estádio estaria garantida e a torcida não abandonaria. Nossa fidelidade virou zona de conforto para quem dirijia o clube?

3. O Futebol 'Laboratório' (Mirassol e RB Bragantino): Como explicar o Mirassol no G4 do Brasileirão de 2025? Eles não têm 1% da nossa massa. Isso prova que o futebol moderno virou puramente dinheiro, processos e scouts, e que o 'gogó' da arquibancada é apenas um detalhe romântico?

4. A Mística das Invasões é Estatística ou Destino? 1931 (Vila), 1976 (Maracanã), 2000 (Maracanã), 2012 (Japão) e agora 2026 (Brasília). Sempre que a Fiel 'anulou' o campo adversário e jogou em 'casa' de visitante, o Corinthians nunca perdeu mesmo enfrentando, alguns destes, times supostamente mais fortes. Isso é prova de que, em campo neutro, a nossa torcida é o que desequilibra o jogo?

Vocês das gerações mais velhas, como explicam o fato do Corinthians ter ganhado o brasileirão só em 90, de forma 'tardia'. Gostaria de ouvir a opinião de vocês!
'Se a torcida é tão essencial, por que o abismo técnico de alguns elencos parece ser imune ao nosso grito?'
O que vocês teriam argumentado no meu lugar contra o 'anti'?

VAI CORINTHIANS, A FIEL É FODA!

Ver resultado
Participar

em Bate-Papo da Torcida > Afinal, torcida ganha jogos?

Responder ao post do Rafael

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Testomaster da Fiel

    Clubes patrocinados pelo Grupo Fatal

    Última resposta há 34 segundos por Victor Hugo

    32respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Celso Ricardo Cortenove

    Copa

    Última resposta há 36 segundos por Iago Felipe

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcos

    Nigéria e Camarões ficaram fora da copa...

    Última resposta há 52 segundos por Marcos

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de kontratudo

    Outros esportes sem ser futebol

    Criado há 2 minutos por kontratudo

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Corinthians calou a Bombonera há 14 anos com gol histórico de Romarinho

    Última resposta há 4 minutos por CRIATIVOS PERSONALIZADOS

    36respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    Me chamem de louco

    Última resposta há 4 minutos por Iago Felipe

    20respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    Qual a diferença entre Fatal model e fatal fans?

    Última resposta há 6 minutos por Marcos

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Marcio Serrão

    Timão 1962

    Última resposta há 7 minutos por Fernando Zemetek

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Carlos Luis Filho

    O Corinthians precisa de intervenção antes que seja tarde demais

    Última resposta há 11 minutos por Bruno

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fred o mito não será censurado

    Possível uniforme 3 do Corinthians para 2028 em homenagem a comunidade lgbt

    Última resposta há 11 minutos por Morães surfista

    2respostas

    acessar o tópico