x

Post de Marcelo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Achei tão legal e realista o texto que resolvi compartilhar por aqui, os posts dele são muito interessantes, analisa a SAFiel em detalhes! Post na íntegra abaixo:

O QUE O CORINTHIANO VAI PEDIR DE NATAL E ANO NOVO?

Aos associados do SCCP e aos milhões de torcedores.

ALERTA: sem anestesia e longo (mas prometo o último post do ano).

O passado não volta.

A realidade financeira do Corinthians hoje é muito pior que a esportiva. E não é azar, nem conspiração, apenas consequência direta de décadas de decisões ruins. Negar ou ignorar isso não muda nada.

A pergunta real não é “quem errou”, mas vamos repetir ou corrigir?

Muito se critica a SAFIEL dizendo que ela “não é democrática o suficiente”. Isso é uma narrativa confortável e FALSA.

Hoje, comandam o Corinthians cerca de 300 pessoas. Elas decidem, controlam e erram. O torcedor não vota, não escolhe, não fiscaliza.

A SAFIEL propõe exatamente o oposto.

Todo torcedor pode ser sócio do futebol, com separação clara entre propriedade, gestão e poder.

Controle profissional, execução técnica, participação ampla. Isso é objetivamente mais democrático do que o modelo atual.

E atenção ao discurso oportunista do grupo dos 300 que apela à sua paixão pueril. Associado do SCCP e torcedor, a realidade nua e crua é essa:

Democratizar além disso não é virtude.

É ilegal, ingovernável ou é simplesmente voltar ao modelo associativo fértil a todo tipo de malversação e captura que quebrou o clube.

Outro ponto que precisa de honestidade: valuation não é sentimento.

Não existe “valor emocional” em finanças.

Existe ativo, passivo, risco e fluxo de caixa. E os números são duros: patrimônio líquido negativo em cerca de R$ 600 milhões, dívida acima de R$ 2,7 bilhões e operação recorrente deficitária. Isso não é opinião. É contabilidade.

Isso não define o futuro, mas define o ponto de partida. Fingir o contrário é infantilizar o torcedor.

A SAFIEL nunca atribuiu valuation ao Corinthians e nunca falou em vender por X bilhões.

O que ela propõe é mudar a trajetória.

Capitalizar com o próprio torcedor, blindar a gestão contra captura política, criar governança real e permitir que o valor futuro seja muito acima do atual que o passado.

Também é preciso parar com fantasias jurídicas.

Não existe “pular o clube” e não existe “captar sem autorização”. O SCCP é associação civil, não emite ações. Qualquer oferta pública exige consentimento formal. Isso é lei, não opinião.

No fim, o debate é simples e incômodo:

O valor atual do Corinthians é o resultado do que foi feito até aqui e o valor futuro depende do que escolhermos agora.

Aqui falo diretamente ao associado comum do PSJ e ao torcedor apaixonado que sustenta esse clube há décadas: é hora de sermos racionais.

Paixão é o que nos trouxe até aqui, mas também é a mesma paixão que foi e é usada por parte dessas 300 pessoas que mandam hoje. Algumas que já se beneficiaram do sistema, outras que estão na fila esperando a sua vez, movidas por ego, vaidade e pelo sonho pessoal de “ser presidente do Corinthians”.

O Corinthians não é um projeto pessoal; não é um cargo e não é um brinquedo político.

O Corinthians é uma força da natureza.

E forças da natureza são impessoais.

Elas não existem para satisfazer vontades individuais, mas para sobreviver, crescer e atravessar gerações.

Chegou a hora de olhar para a realidade atual, não para um Corinthians idealizado de um mundo perfeito que não existe.

A comparação correta não é entre a SAFIEL e um clube imaginário, puro e ideal. É entre a SAFIEL e o Corinthians real de hoje, quebrado, capturado politicamente e financeiramente asfixiado.

A pergunta honesta é uma só:

O que está sendo proposto é melhor do que o modelo que nos trouxe até aqui ou não?

Se a resposta for sim, é preciso ter coragem.

Se for não, que se apresente algo melhor, real e executável.

O tempo da fantasia acabou.

O tempo da escolha chegou.

E você, vai pedir mais do mesmo ou um Corinthians novo no próximo Natal?

em Bate-Papo da Torcida > Post do @_TheEduardo no X! Ele é especialista em mercado de capitais!

Responder ao post do Marcelo

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Paulo Henrique Sola

    Imaginem se o marketing tivesse sido competente em trabalhar com a imagem do Memphis!

    Última resposta há 1 minuto por kilograma

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jesus Araújo

    Sim tem que cobrar os salários atrasados, más não vem comparar um atraso de pessoa normal

    Última resposta há 2 minutos por Mosqueteiro

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Érik Januário da Silva

    Será um sinal? Eu ouvi um amém?

    Última resposta há 2 minutos por Fábio de Gouveia Pereira

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fala Timao

    É hoje, no jogo do Brasil! Não esqueçam

    Última resposta há 2 minutos por Marco Antônio

    12respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Lucas ¨

    Primeira intervenção judicial saiu. é para glorificar de pé

    Última resposta há 3 minutos por Miguel Angelo de Souza

    20respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jonathan Natan

    Não querem SAF? Então que se virem

    Última resposta há 3 minutos por QD+ Corinthians

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Alexandre Felipe Saulo

    Vice do Corinthians

    Criado há 4 horas por Alexandre Felipe Saulo

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Carlos Correia

    Em clima de Copa do Mundo, vamos rir um pouco

    Criado há 10 minutos por João Carlos Correia

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Flávio meu timão

    Clube prevê mais um mês sem salários e não tem mais de onde antecipar

    Última resposta há 5 minutos por SILVANO LUIZ SILVESTRIN

    45respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Matheus Assumpção

    Postura invejável do Atlético de Madrid

    Última resposta há 6 minutos por Luiz Fernando Balestrero

    83respostas

    acessar o tópico