x

Post de José no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Perguntar ou achar isso como maior/melhor/mais importante da história de um clube como Corinthians, para mim parece mais umA brincadeira, e não tem como agir diferente que não seja uma piada kkkk, olhar para um título estadual independete do momento do clube, da competição etc etc, isso é valorizar em demasia e rebaixar-se na pequenez que vivemos hoje com quase 3 bilhões em divida e caminhando a valencia, como dizer que um estadual pode ser maior/melhor/mais importante que MUNDIAL 2000/2012, meu Timão, nesta época o mundo soube quem é o CORINTHIANS.

em Bate-Papo da Torcida > Esse seria o título mais importante da história do Corinthians?

Em resposta ao tópico:

O Campeonato Paulista de 1977 não foi apenas uma taça levantada, foi um renascimento. Depois de quase 23 anos de jejum de títulos expressivos, o Corinthians finalmente soltou o grito preso na garganta de milhões de torcedores.

Foi o ano em que o sofrimento virou história e a história virou eternidade.

O time, comandado por Oswaldo Brandão, vinha do vice-campeonato brasileiro de 1976, aquele da Invasão Corinthiana no Maracanã, e carregava nas costas o peso de uma nação que só queria voltar a sorrir.

Na final contra a Ponte Preta, três batalhas ficaram marcadas para sempre.

Primeiro jogo: vitória por 1 a 0, gol de Palhinha.
Segundo jogo: recorde de público no Morumbi (146 mil pessoas) e derrota de virada por 2 a 1.
Terceiro jogo: o desfecho. Basílio fez o gol que libertou o Corinthians, o gol que lavou a alma do povo.

A narração de Osmar Santos naquele momento ainda arrepia até hoje: “Depois de vinte anos, a Fiel está explodindo... Doce mistério da vida este Corinthians. Inexplicável Corinthians...”

@marciosousa1970 #corinthians_momentos #corinthians #basilio77 #corinthiansxpontepreta #fimdotabu #vaicorinthians #vaicorinthians #campeaopaulista1977 #timao #sccp ♬ som original - Marcio Sousa

O estádio virou um mar de lágrimas, o campo foi invadido e São Paulo se transformou em uma grande festa. Vicente Matheus, sem perceber, perdeu até o sapato no gramado, um símbolo vivo da loucura e da emoção daquele 13 de outubro de 1977.

Basílio entrou para a eternidade e o Corinthians se reconectou com sua essência: o povo, o sofrimento e a alegria sem explicação.

Agora fica a pergunta para vocês, Fiel: esse título de 1977 foi o maior da história do Corinthians? Ou o mais importante, por tudo que representou? Será que alguma conquista superou o peso emocional daquele dia em que o povo voltou a sorrir?

Comentem aí, Fiel. Qual o verdadeiro significado de 1977 para vocês?

Responder ao post do José

Réplicas desse post

Foto do perfil de Celso

Celso 21 posts

@celso.velasquez em 13/10/2025 às 09:25

Você realmente não conhece o futebol e nem a história do seu time cara

Foto do perfil de Rosana

Rosana 16.016 posts

@rosananun em 13/10/2025 às 09:12

Concordo plenamente.

Emblemático, sim

Mais importante, jamais

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Perdigão box to  box

    Voltei só pra te lembrar algo

    Última resposta há 8 segundos por Felipe Marcos

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jorge Neto

    Emerson Sheik vs. Boca Juniors | Final da Libertadores 2012

    Última resposta há 10 segundos por leandro t bezerra

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Magno Amoreira

    Miguel Moscardo

    Última resposta há 15 segundos por Felipe Marcos

    19respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Véi Mofado

    Pergunta sincera para os brasileiros que torcem pra argentina

    Última resposta há 21 segundos por Azazel Zel

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    Como o Corinthians se sairia na Copa do Mundo?

    Última resposta há 23 segundos por Filipe Silva

    28respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Henrique Vieira Grandisoli

    Brasil absolutamente garfado

    Última resposta há 27 segundos por Rafael Márcio

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Haniel Sousa

    Vini iria empatar com o Messi na artilharia

    Criado há 3 horas por Haniel Sousa

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kauê Zambelli

    Era o Neymar ou o Maycon em campo?

    Última resposta há 50 segundos por Kauê Zambelli

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Haniel Sousa

    Aos Argentinos do fórum

    Última resposta há 1 minuto por Azazel Zel

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Celso Ricardo Cortenove

    Vini

    Última resposta há 2 minutos por Luiz Fernando Camargo

    8respostas

    acessar o tópico