x

Post de Roberto no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Meu sonho é ver o Corinthians tendo uma administração altamente profissional e embasada pelo próprio estatuto, na qual a gerência de todas as áreas estratégicas do clube ficassem a cargo de profissionais contratados e não conselheiros decrépitos.

No departamento de futebol, além de um executivo de mercado que ficaria responsável pela administração, logística, relações públicas, planejamento esportivo, negociações, gestão de pessoas e financeira, eu colocaria um coordenador de futebol, esse sim um cara da bola, que conhece o vestiário, pra lidar com as questões mais práticas relativas ao futebol no dia-a-dia, na formulação do projeto desportivo, nas contratações, na interlocução entre a comissão e jogadores com a diretoria, ou seja, dividiria as atribuições que hoje o Fabinho exerce, confiando a parte administrativa a um cara de negócios.

em Bate-Papo da Torcida > Não custa sonhar! Coloque aqui a sua ideia para a solução dos nossos...

Em resposta ao tópico:

Não custa sonhar! Coloque aqui a sua ideia para a solução dos nossos problemas!

Gestão financeira responsável: a prioridade deve ser o saneamento das finanças. Isso inclui a redução da dívida, a negociação de débitos com jogadores, fornecedores e o governo, e um controle mais rigoroso de gastos. Aumentar a transparência e a responsabilidade na alocação de recursos é fundamental para a sustentabilidade a longo prazo. Além disso, a diversificação das receitas, explorando novas fontes além da venda de jogadores e bilheteria, é crucial.

Modernização da gestão e profissionalismo: o clube precisa de uma gestão moderna, profissional e meritocrática em todas as áreas, desde o futebol até o marketing e as finanças. A contratação de executivos e profissionais qualificados para áreas-chave, em vez de depender apenas de indicações políticas, pode levar a decisões mais eficazes e estratégicas. A profissionalização da base, com investimentos em estrutura e pessoal, é essencial para formar novos talentos.

Planejamento esportivo de longo prazo: é necessário abandonar a política de contratações de 'última hora' e focar em um projeto esportivo consistente. Isso significa ter um diretor de futebol com poder de decisão, um treinador alinhado com a filosofia do clube e um plano de elenco que leve em consideração a realidade financeira. O foco deve ser a formação de um elenco competitivo, equilibrado e com um estilo de jogo definido, em vez de buscar nomes caros e de impacto imediato.

Aproveitamento e valorização da base: a 'Fábrica de Craques' é um dos maiores ativos do Corinthians. O clube deve investir na formação de seus jovens atletas, oferecendo a eles a estrutura e a oportunidade de se desenvolverem. A integração gradual desses jovens ao time principal não só pode trazer um grande retorno técnico, como também pode gerar receita com a venda de jogadores promissores no futuro.

Reestruturação do futebol profissional: o departamento de futebol precisa de uma reestruturação completa. Isso inclui definir as responsabilidades de cada função (diretor, coordenador, treinador, analistas), evitar a interferência política nas decisões técnicas e criar uma linha de comunicação clara e eficiente. Ter um plano de jogo definido e um elenco que se encaixe nessa filosofia pode ajudar a garantir a consistência de resultados e o desempenho em campo.

Responder ao post do Roberto

Réplicas desse post

Foto do perfil de João

João 211 posts

@papaijonstronda em 27/08/2025 às 01:29

Eu gosto muito desse tipo de administração que você mencionou. Nesses moldes que você diz, eu só consigo ver com bons olhos um modelo de SAF ou se um cara muito abençoado e corintiano assumisse a presidência do clube para fazer um trabalho idôneo.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Silvano

    Roubaram até as jaquetas de treino

    Última resposta há 6 segundos por Mathiers

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cássio Ramos

    Timão, hoje na copa?

    Criado há 4 minutos por Cássio Ramos

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Carlos Luis Filho

    Você conseguiria trabalhar bem sabendo que seu salário está atrasado e sem saber quando vai receber?

    Última resposta há 34 segundos por Ricardo Fumio Ohsaka

    48respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fernando diniz

    Casagrande sobre Romário :

    Última resposta há 56 segundos por Ricardo Fumio Ohsaka

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de marselo

    Petição pra sacrificarem o Roblox neto

    Última resposta há 2 minutos por marselo

    22respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bruno Vinicius

    O único país que as pessoas não gostam do Messi

    Última resposta há 2 minutos por ROSANA RSN

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de João Carlos Correia

    Em clima de Copa do Mundo, vamos rir um pouco

    Última resposta há 2 minutos por Mathiers

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Yakov Grs

    Previsão de venda do Corinthians por R$ 1.00!

    Última resposta há 3 minutos por Robson Gualda

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Joe Doe

    Armandinho brechó, de herói da Copa do Brasil a réu

    Criado há 21 minutos por Joe Doe

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de João Carlos Correia

    Maradona, definitivamente, não era um "parça do Neymar"

    Última resposta há 4 minutos por Eduardo Miranda

    18respostas

    acessar o tópico