x

Post de Narciso no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Quase deixou escapar sua preferência né kkkkkk tudo bem é muito bom ouvir opiniões de todos, desde que fundamentadas que é o caso, porém sem um aporte financeiro agora seja da forma que for desde que dentro da legalidade existe uma enorme chance de sofrermos várias punições pela FIFA como vários processos movidos por jogadores e empresários, seria a falência inevitável com consequências desastrosas, enfim como disse no início cada tem sua opinião mas creio que todos querem o melhor para o clube!

em Bate-Papo da Torcida > Vamos falar sobre GSP Holding?

Em resposta ao tópico:

Quem é a GSP Holding?
A GSP Holding é uma empresa que se apresenta como um grupo de fomento mercantil e gestão de crédito. Segundo o próprio candidato, ela seria a responsável por esse investimento bilionário. No entanto, uma análise mais detalhada mostra alguns pontos que precisam ser observados com cautela.

Não é um banco regulamentado: Apesar de usar termos como 'GSP Bank' e se apresentar como banco em materiais e redes sociais, a GSP Holding não está registrada como instituição financeira no Banco Central do Brasil (Bacen). Isso significa que ela opera com capital próprio e não tem permissão para captar depósitos de terceiros, como os bancos tradicionais.
Falta de informações financeiras: A empresa não divulga demonstrações financeiras auditadas, o que torna impossível verificar seu patrimônio real e a capacidade de realizar um investimento desse porte. Alguns documentos públicos, de anos anteriores, chegam a apresentar valores inconsistentes.
Modelo de negócio: Como uma empresa de fomento mercantil (factoring), a GSP opera com a compra de títulos de crédito, como duplicatas. Isso é diferente da operação de um banco, que oferece uma gama maior de serviços e tem uma estrutura de capital mais robusta.

A GSP Holding tem capacidade para investir US$ 1 bilhão?
Com as informações disponíveis, não há como confirmar a capacidade financeira da GSP Holding para realizar um investimento de US$ 1 bilhão. A ausência de demonstrações financeiras auditadas e o fato de a empresa não ser um banco regulamentado levantam sérias dúvidas. Um aporte desse valor exigiria um capital gigantesco, algo que, com base nos dados públicos, não é compatível com o perfil da GSP.

O próprio candidato, em entrevista, chegou a mencionar que a empresa tem um patrimônio de '6 bilhões e alguma coisa', mas sem apresentar qualquer comprovação. E mesmo que essa informação fosse verdadeira, o patrimônio de uma empresa não é dinheiro disponível em caixa para ser investido em um único projeto.

Podemos confiar na proposta?
A promessa é tentadora, especialmente para um clube com a situação financeira do Corinthians. No entanto, é crucial que a gente analise os fatos de forma objetiva.

Proposta condicionada: O próprio André Castro deixou claro que o aporte só acontecerá se ele for eleito presidente. Isso coloca a proposta em um patamar de 'promessa de campanha' atrelada a uma vitória eleitoral, o que é um ponto de atenção.
Juridicamente, é complexo: Como a GSP não é um banco e o Corinthians ainda é um clube associativo (não uma SAF), o 'investimento' de US$ 1 bilhão não poderia ser um simples aporte de capital. Legalmente, seria mais provável que se configurasse como um patrocínio, um empréstimo ou uma cessão de recebíveis, o que muda completamente a natureza do acordo e as contrapartidas para o clube.
Transparência e credibilidade: A falta de transparência sobre os dados financeiros da empresa e a inconsistência na sua própria apresentação (usando o termo 'banco' sem ser regulamentada) são 'red flags' que afetam a credibilidade da proposta.
Em resumo, a proposta de investimento bilionário é, no mínimo, duvidosa. A falta de comprovação financeira e a natureza não regulamentada da empresa GSP Holding impedem qualquer tipo de garantia de que esse aporte realmente aconteceria e nas condições prometidas.

Minha opnião:

A proposta de R$ 1 bilhão ao Corinthians me parece uma grande furada, uma espécie de 'Taunsa 2.0'. O principal motivo da minha desconfiança é o fato de o suposto investidor mencionar que o 'banco' dele tem um patrimônio de US$ 6 bilhões, mas que vai investir apenas US$ 1 bilhão no clube. Essa alegação, sem qualquer prova concreta, soa como algo totalmente inverídico.

Eu até consideraria a proposta com um pouco mais de seriedade se o 'banco' tivesse um capital muito maior e se o interessado tivesse, de fato, apresentado alguma documentação que comprove a existência e a capacidade financeira dessa instituição, o que ele não fez.

No final das contas, tudo isso não passa de mais uma promessa de campanha eleitoral, feita para conquistar os votos dos torcedores que sonham com um Corinthians mais forte e financeiramente estável. É a clássica jogada de usar um sonho para ganhar uma eleição.

Responder ao post do Narciso

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Cleison Santos

    O verdadeiro teste de fogo da seleção começa amanhã

    Última resposta há 13 segundos por Corinthiano Desanimado

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcos

    Nigéria e Camarões ficaram fora da copa...

    Última resposta há 18 segundos por Marcos

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Victor Quaresma vitao

    Nelson ângulo seria uma boa para o Corinthians..

    Criado há 2 horas por Victor Quaresma vitao

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de MEmphys Zera

    O Augusto era ruim, mas o restante, nossa senhora...

    Criado há 2 minutos por MEmphys Zera

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Testomaster da Fiel

    Clubes patrocinados pelo Grupo Fatal

    Última resposta há 2 minutos por Carlos Gehlen

    33respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Silvano

    Tadala + Fatal Model

    Última resposta há 3 minutos por Dounpe x

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    Torcendo pra não ter coletiva da nova patrocinadora

    Criado há 4 minutos por marselo

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de ROZEVAN FERREIRA SANTOS

    Rapaz, Argentina pode tudo nessa copa kkkk

    Última resposta há 4 minutos por Rafael Márcio

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Arthur Kurai

    Brasil vence o Japão, digo isso sem medo

    Última resposta há 6 minutos por Kimbo Badd

    36respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Felipe RX

    Não existi comparar Cristiano com Messi

    Última resposta há 6 minutos por PEDRO NEVES TEIXEIRA

    40respostas

    acessar o tópico